quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Relato 4 - vôo entre Ilhéus e Salvador (SBIL – SBSV) – FSX


Muitos podem pensar que a vida de um piloto executivo é só facilidade, mas não lembram das horas que passamos a espera dos passageiros. Como naquele dia em Ilhéus, em que chegamos as 09hs da manhã e só decolamos à tarde.
Seria um vôo rápido, pela pequena distancia de apenas 122NM, com um estimado em vôo, de 26min. Nossa aeronave foi o Cessna Mustang.


Preparativos - Meteorológicos

  • Saída - SBIL 051300 14010KT 9999 SCT030 26/19 Q1019=
  • Chegada - SBSV 051300 15012KT 9999 SCT017 25/19 Q1018=
  • Alternativa - SBIL 051300 14010KT 9999 SCT030 26/19 Q1019=

Conforme os METAR acima, vemos que o tempo em nosso aeroporto de saída, destino e alternativa (será o mesmo da saída), será com nuvens espaças até 3.000 pés em Ilhéus e 1.700 pés em Salvador, e em ambos, teremos vento de direita para uma decolagem da pista 11 em SBIL e pouso na pista 10 em SBSV, com uma velocidade de 10 e 12KT. Temperaturas em torno de 26ºC e visibilidade, acima de 10Km em ambos os aeródromos. Tudo para um vôo tranqüilo.

Preparativos – Navegação

Cartas utilizadas
  • Carta de Aeródromo – ADC – SBIL (sbil_adc) e ADC – SBSV (sbsv_adc);
  • Carta de saída – SID CORAL (sbil_sid_abae-coli-coral-jona-onda);
  • Carta de chegada – STAR SBSV MARE (sbsv_star_sbsv_mare)
  • Carta de aproximação – IAC ILS X RWY 10 (sbsv_iac_sbsv_ilsxrwy10)
Fonte: http://www.aisweb.aer.mil.br/index.cfm?i=cartas


Conforme solicita no plano de vôo, faremos um vôo por Instrumento (IFR), apesar de termos condições para vôo visual. A nossa decolagem será da pista 11 em SBIL e segundo a SID CORAL, após a decolagem manteremos a proa da pista em situação visual e logo que possível efetuaremos curva a esquerda para interceptar o QDR 043º do NDB YLH (Freq.305). Nesta interceptação, utilizaremos proa 10º. Daí manteremos a subida, até o nivelaremos, que será a 13.000 pés (FL130), e direto até o fixo CORAL. Após CORAL mudamos para proa 023º aonde iniciamos a chegada, via MARE (sbsv_star_sbsv_mare), em seguida ITAP, DUNA e interceptaremos o ILS (ISV 109.30).

Voo

Muito espera, e após cancelar e refazer o plano de vôo várias vezes, chegam os passageiros. Todos embarcados, porta fechada e iniciamos com o checklist de preparação de cabine.

Checklist de preparação de cabine

L/R Geradores
Desligado
Instrumentos de Stby
Test – 05 Seg – luz verde ligada
Instrumentos de Stby
Luz amber - ligada
Bateria
Emergência
Bateria
Batt
Luz Instrumentos Stby
Desligado
Freio estacionamento
Acionado
Avionicos
Ligado
ATIS / Liberação
Como requerido
Botão teste
Sistemas alerta checados
Quantidade combustível
Checada
Plano de vôo
Setado
L/R Bomba combustível
Normal
Transferência combustível
Desligado
Anti-gelo
Desligado
Trem de pouso - manete
Em baixo – 3 luzes verdes
Antiskid
Ligado
Aviso passageiros
Desligado
Luzes externas
Como requerido
Luz cabine
Como requerido
Ar-condicionado
Desligado
Cabine – Temp e fan
Desligados
Seletor air comprimido
Ambos
ELT
Armado
Oxigênio
Empurrado
Manetes
Posição Corte
Botões partida
normal


Feito o checlist de cabine e já informado na rede Vatsim (Sem controlador on-line), nossa localização no pátio aviação geral em frente à Shell e que faremos um vôo IFR para Salvador, no FL130, com saída Coral, decolando da pista 11. Efetuamos o acionamento.

Checklist antes acionamento motores

Inspeção pré-voo
Completa
Calços
Removidos
Porta cabine
Fechada e travada
Beacon
Ligado
Ar-condicionado
Desligado
Voltagem bateria
Checada


Checklist acionamento motores 1 e 2

Partida motor 1
Acionada
Manete
Idle
Instrumentos Motor
Monitorar
N1
Abortar sem indicação N1 e 40% N2
ITT
Não exceder 830ºC + 5 seg
Pressão Óleo
Crescente
Motor
Estabilizado em 45 seg
Voltagem/amperagem
Checar
Gerador
Ligar e Checar


Checlist Antes do Táxi

Luzes Externas
Como requerido
Aviso Paxs
Afivelar Cintos
Anti-gelo
Como requerido
Cabine – temp e fan
Como desejar
Ar-condicionado
Ligar
Air Souce
Testar e Ambos
Trim
Decolagem
Controles de voo
Livres
Speed Brakes
Checado e recolhido
Avionicos, dados GPS e Cartas
Checados
Altímetro
Checado QNH
Velocidades – V1, VR e V2
Inseridos
Elevação aeródromo destino
Inserido


Motores acionados, navegação setada no GPS, inicio o táxi com uma curva para esquerda, e ingressando na pista 11, via pista de taxi B. Paramos na posição 02 da taxi B e informamos pela rede Vatsim nosso ingresso, em direção a cabeceira da pista 11. Taxi limitado a 5KT, mantendo o centro da pista, bem tranqüilo, aonde aproveitamos para efetuar o checklist de taxi e o de antes da decolagem.

Check taxi

Transponder
Ligado
Freios
Checados
Instrumentos de voo
Checados
Anti-ice
Testar
Instrumentos Stby
Ligados
Air Souce
Ambos
Flaps
Setados decolagem
Compensador
Setados decolagem
Luz de Pouso
Ligado
Strobe
Ligado
Speed brakes
Recolhidos
Parâmetros motor
Checados



Chegando a cabeceira da pista 11, efetuo curva de 180º e alinho no centro da pista e na proa 110º. Freio estacionamento acionado, e check de decolagem.

Checklist decolagem

Manete potencia
Potencia decolagem
Instrumentos motor
Checar parâmetros
Freios
Liberados


Iniciamos a corrida de decolagem, mantendo o centro da pista e o co-piloto de “olho” nos parâmetros dos motores e nas velocidades. Aos 91KT, após informação de VR, pelo co-piloto, iniciamos a puxada e nossa subida. Após informação de subida positiva, recolhemos o trem de pouso. Próximo aos 500 pés, efetuamos checklist depois da decolagem.

Checlist após decolagem

Trem de pouso
Recolhido
Flap
Recolhido após a V2 + 12
Manete Potencia
Potencia de subida
Luzes de Pouso
Desligada
Pressurização
Checada
Altímetros
Padrão após altitude transição


Neste meio tempo efetuamos curva para esquerda para proa 010º, afim de interceptar o QDR 043º do NDB YLH (305.0), que foi previamente setado no ADF. Ao interceptar, efetuamos curva a direita e interceptamos o QDR 043º em direção ao fixo CORAL. Mantendo uma razão de Subida de 2.500 pés/min. Chegamos ao nível no tempo previsto, ou seja, mais ou menos 5min. Nivelados, aceleramos até 240KT indicado e efetuamos checklist de cruzeiro.


Checklist de Cruzeiro

Manete potencia
Potencia Cruzeiro Max
Aquecedor Pitot
Ligado
Pressurização
Checada
Piloto automático
Ligado e configurado
Altímetros
Setados e Verificados


Daí para frente até o fixo CORAL um vôo tranqüilo, como tínhamos previsto. Antes de atingir CORAL, informamos na rede Vatsim que usaríamos a STAR MARE como nossa chegada e que iniciaríamos a nossa descida. Neste caso, logo após bloquear CORAL, efetuamos curva para proa 023º, conforme setado no GPS. Efetuamos checklist descida.


Checklist descida

Pressurização
Elevação aeródromo destino
Anti-gelo
Como requerido
Manetes Potencia
Como requerido
Altímetros
Setar QNH ao cruzar AT
Velocidades de Pouso
Setar e Verificar


Iniciamos uma descida lenta e gradual, cruzando MARE dentro das altitudes, mínima e máxima, requerida pela carta, e daí nova curva a direita, para proa do fixo ITAP. Fixo este, que cruzamos na altitude limite de 5.000 pés. Prosseguimos para o próximo ponto e antes do Fixo DUNA, setamos no VOR1 o ILS (109.30) de SBSV e curso 101º da pista. Já nos preparando para interceptar o ILS. Também setamos o NDB IS (220.0) que é o marcador externo e NDB IV (240.0) o marcador médio. Chegamos ao fixo DUNA na altitude prevista e iniciamos a interceptação do ILS, pois a CDI do VOR começou a centralizar.


Alinhado no ILS aciono o piloto automático, para seguir o LOC e GS (APP), e mantemos uma velocidade de 140KT, até o bloqueio do marcador externo. Efetuamos checklist de aproximação e de antes do pouso.

Checklist de aproximação e antes do pouso

Velocidades de Pouso
Confirmar
Avionicos e comandos de voo
Checados
Altitude decisão – minimuns
Setada
Alimentação cruzada
Desligado
Antiskid
Ligado
Luz de pouso
Ligado
Flaps
TO/APR
Checklist antes do pouso
Trem de Pouso
Abaixado – 3 verdes
Speed Brakes
Recolhido
Flaps
Posição de Pouso
Pressurização
Diferencial Zero
Autopilot e Yan Dumper
Desligados
Velocidades
VREF


Cruzando o marcador externo, informamos na rede Vatsim, que estamos alinhados, no ILS da pista 10 de SBSV. Efetuamos checklist de pouso.


Checlist Pouso

Manete Potencia
Idle
Freios
Aplicar
Speed Brakes
Estendido


Antes do marcador médio, desligamos o piloto automático e mantemos o restante do pouso “na mão”. Próximo ao toque, arredondamento feito e a espera do toque, que se dá aos 88KT. Speed brakes acionados, mantendo nosso Mustang, colado ao solo. Alivio o nariz e a bequilha também toca o solo, suavemente. Entramos na primeira intercessão a direita e informo ma Rede Vatsim, a hora do pouso e que estamos liberando a pista, taxiando aos hangares ao lado da pista 17. Efetuamos checklist após o pouso.



Checklist após o pouso

Flaps
Recolhidos
Speed brakes
Recolhidos
Anti-gelo
Desligado
Strobe
Desligado
Luzes de pouso
Desligado
Transponder
GND


Paramos no hangar desejado e finalizamos esta pequena jornada, já nos preparando para as próximas.

Bons vôos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal seu voo amigo, fiz um voo igualzinho no fsx, seguindo as mesmas cartas, é uma voo tranquilo e muito divertido. Seguindo seu relato me ajudou muito nas interpretações das cartas. Vlw mesmo!

Sabor de Voar disse...

Obrigado cara, em breve estarei postando outros.

Unknown disse...

cara nao consigo pousar em ilheus pos la nao tem ILS.