Muitos podem pensar que a vida de um piloto executivo é só facilidade, mas não lembram das horas que passamos a espera dos passageiros. Como naquele dia em Ilhéus, em que chegamos as 09hs da manhã e só decolamos à tarde.
Seria um vôo rápido, pela pequena distancia de apenas 122NM, com um estimado em vôo, de 26min. Nossa aeronave foi o Cessna Mustang.
Preparativos - Meteorológicos
- Saída - SBIL 051300 14010KT 9999 SCT030 26/19 Q1019=
- Chegada - SBSV 051300 15012KT 9999 SCT017 25/19 Q1018=
- Alternativa - SBIL 051300 14010KT 9999 SCT030 26/19 Q1019=
Conforme os METAR acima, vemos que o tempo em nosso aeroporto de saída, destino e alternativa (será o mesmo da saída), será com nuvens espaças até 3.000 pés em Ilhéus e 1.700 pés em Salvador, e em ambos, teremos vento de direita para uma decolagem da pista 11 em SBIL e pouso na pista 10 em SBSV, com uma velocidade de 10 e 12KT. Temperaturas em torno de 26ºC e visibilidade, acima de 10Km em ambos os aeródromos. Tudo para um vôo tranqüilo.
Preparativos – Navegação
Cartas utilizadas
- Carta de Aeródromo – ADC – SBIL (sbil_adc) e ADC – SBSV (sbsv_adc);
- Carta de saída – SID CORAL (sbil_sid_abae-coli-coral-jona-onda);
- Carta de chegada – STAR SBSV MARE (sbsv_star_sbsv_mare)
- Carta de aproximação – IAC ILS X RWY 10 (sbsv_iac_sbsv_ilsxrwy10)
Fonte: http://www.aisweb.aer.mil.br/index.cfm?i=cartas
Conforme solicita no plano de vôo, faremos um vôo por Instrumento (IFR), apesar de termos condições para vôo visual. A nossa decolagem será da pista 11 em SBIL e segundo a SID CORAL, após a decolagem manteremos a proa da pista em situação visual e logo que possível efetuaremos curva a esquerda para interceptar o QDR 043º do NDB YLH (Freq.305). Nesta interceptação, utilizaremos proa 10º. Daí manteremos a subida, até o nivelaremos, que será a 13.000 pés (FL130), e direto até o fixo CORAL. Após CORAL mudamos para proa 023º aonde iniciamos a chegada, via MARE (sbsv_star_sbsv_mare), em seguida ITAP, DUNA e interceptaremos o ILS (ISV 109.30).
Voo
Muito espera, e após cancelar e refazer o plano de vôo várias vezes, chegam os passageiros. Todos embarcados, porta fechada e iniciamos com o checklist de preparação de cabine.
Checklist de preparação de cabine
L/R Geradores | Desligado |
Instrumentos de Stby | Test – 05 Seg – luz verde ligada |
Instrumentos de Stby | Luz amber - ligada |
Bateria | Emergência |
Bateria | Batt |
Luz Instrumentos Stby | Desligado |
Freio estacionamento | Acionado |
Avionicos | Ligado |
ATIS / Liberação | Como requerido |
Botão teste | Sistemas alerta checados |
Quantidade combustível | Checada |
Plano de vôo | Setado |
L/R Bomba combustível | Normal |
Transferência combustível | Desligado |
Anti-gelo | Desligado |
Trem de pouso - manete | Em baixo – 3 luzes verdes |
Antiskid | Ligado |
Aviso passageiros | Desligado |
Luzes externas | Como requerido |
Luz cabine | Como requerido |
Ar-condicionado | Desligado |
Cabine – Temp e fan | Desligados |
Seletor air comprimido | Ambos |
ELT | Armado |
Oxigênio | Empurrado |
Manetes | Posição Corte |
Botões partida | normal |
Feito o checlist de cabine e já informado na rede Vatsim (Sem controlador on-line), nossa localização no pátio aviação geral em frente à Shell e que faremos um vôo IFR para Salvador, no FL130, com saída Coral, decolando da pista 11. Efetuamos o acionamento.
Checklist antes acionamento motores
Inspeção pré-voo | Completa |
Calços | Removidos |
Porta cabine | Fechada e travada |
Beacon | Ligado |
Ar-condicionado | Desligado |
Voltagem bateria | Checada |
Checklist acionamento motores 1 e 2
Partida motor 1 | Acionada |
Manete | Idle |
Instrumentos Motor | Monitorar |
N1 | Abortar sem indicação N1 e 40% N2 |
ITT | Não exceder 830ºC + 5 seg |
Pressão Óleo | Crescente |
Motor | Estabilizado em 45 seg |
Voltagem/amperagem | Checar |
Gerador | Ligar e Checar |
Checlist Antes do Táxi
Luzes Externas | Como requerido |
Aviso Paxs | Afivelar Cintos |
Anti-gelo | Como requerido |
Cabine – temp e fan | Como desejar |
Ar-condicionado | Ligar |
Air Souce | Testar e Ambos |
Trim | Decolagem |
Controles de voo | Livres |
Speed Brakes | Checado e recolhido |
Avionicos, dados GPS e Cartas | Checados |
Altímetro | Checado QNH |
Velocidades – V1, VR e V2 | Inseridos |
Elevação aeródromo destino | Inserido |
Motores acionados, navegação setada no GPS, inicio o táxi com uma curva para esquerda, e ingressando na pista 11, via pista de taxi B. Paramos na posição 02 da taxi B e informamos pela rede Vatsim nosso ingresso, em direção a cabeceira da pista 11. Taxi limitado a 5KT, mantendo o centro da pista, bem tranqüilo, aonde aproveitamos para efetuar o checklist de taxi e o de antes da decolagem.
Check taxi
Transponder | Ligado |
Freios | Checados |
Instrumentos de voo | Checados |
Anti-ice | Testar |
Instrumentos Stby | Ligados |
Air Souce | Ambos |
Flaps | Setados decolagem |
Compensador | Setados decolagem |
Luz de Pouso | Ligado |
Strobe | Ligado |
Speed brakes | Recolhidos |
Parâmetros motor | Checados |
Chegando a cabeceira da pista 11, efetuo curva de 180º e alinho no centro da pista e na proa 110º. Freio estacionamento acionado, e check de decolagem.
Checklist decolagem
Manete potencia | Potencia decolagem |
Instrumentos motor | Checar parâmetros |
Freios | Liberados |
Iniciamos a corrida de decolagem, mantendo o centro da pista e o co-piloto de “olho” nos parâmetros dos motores e nas velocidades. Aos 91KT, após informação de VR, pelo co-piloto, iniciamos a puxada e nossa subida. Após informação de subida positiva, recolhemos o trem de pouso. Próximo aos 500 pés, efetuamos checklist depois da decolagem.
Checlist após decolagem
Trem de pouso | Recolhido |
Flap | Recolhido após a V2 + 12 |
Manete Potencia | Potencia de subida |
Luzes de Pouso | Desligada |
Pressurização | Checada |
Altímetros | Padrão após altitude transição |
Neste meio tempo efetuamos curva para esquerda para proa 010º, afim de interceptar o QDR 043º do NDB YLH (305.0), que foi previamente setado no ADF. Ao interceptar, efetuamos curva a direita e interceptamos o QDR 043º em direção ao fixo CORAL. Mantendo uma razão de Subida de 2.500 pés/min. Chegamos ao nível no tempo previsto, ou seja, mais ou menos 5min. Nivelados, aceleramos até 240KT indicado e efetuamos checklist de cruzeiro.
Checklist de Cruzeiro
Manete potencia | Potencia Cruzeiro Max |
Aquecedor Pitot | Ligado |
Pressurização | Checada |
Piloto automático | Ligado e configurado |
Altímetros | Setados e Verificados |
Daí para frente até o fixo CORAL um vôo tranqüilo, como tínhamos previsto. Antes de atingir CORAL, informamos na rede Vatsim que usaríamos a STAR MARE como nossa chegada e que iniciaríamos a nossa descida. Neste caso, logo após bloquear CORAL, efetuamos curva para proa 023º, conforme setado no GPS. Efetuamos checklist descida.
Checklist descida
Pressurização | Elevação aeródromo destino |
Anti-gelo | Como requerido |
Manetes Potencia | Como requerido |
Altímetros | Setar QNH ao cruzar AT |
Velocidades de Pouso | Setar e Verificar |
Iniciamos uma descida lenta e gradual, cruzando MARE dentro das altitudes, mínima e máxima, requerida pela carta, e daí nova curva a direita, para proa do fixo ITAP. Fixo este, que cruzamos na altitude limite de 5.000 pés. Prosseguimos para o próximo ponto e antes do Fixo DUNA, setamos no VOR1 o ILS (109.30) de SBSV e curso 101º da pista. Já nos preparando para interceptar o ILS. Também setamos o NDB IS (220.0) que é o marcador externo e NDB IV (240.0) o marcador médio. Chegamos ao fixo DUNA na altitude prevista e iniciamos a interceptação do ILS, pois a CDI do VOR começou a centralizar.
Alinhado no ILS aciono o piloto automático, para seguir o LOC e GS (APP), e mantemos uma velocidade de 140KT, até o bloqueio do marcador externo. Efetuamos checklist de aproximação e de antes do pouso.
Checklist de aproximação e antes do pouso
Velocidades de Pouso | Confirmar |
Avionicos e comandos de voo | Checados |
Altitude decisão – minimuns | Setada |
Alimentação cruzada | Desligado |
Antiskid | Ligado |
Luz de pouso | Ligado |
Flaps | TO/APR |
Checklist antes do pouso | |
Trem de Pouso | Abaixado – 3 verdes |
Speed Brakes | Recolhido |
Flaps | Posição de Pouso |
Pressurização | Diferencial Zero |
Autopilot e Yan Dumper | Desligados |
Velocidades | VREF |
Cruzando o marcador externo, informamos na rede Vatsim, que estamos alinhados, no ILS da pista 10 de SBSV. Efetuamos checklist de pouso.
Checlist Pouso
Manete Potencia | Idle |
Freios | Aplicar |
Speed Brakes | Estendido |
Antes do marcador médio, desligamos o piloto automático e mantemos o restante do pouso “na mão”. Próximo ao toque, arredondamento feito e a espera do toque, que se dá aos 88KT. Speed brakes acionados, mantendo nosso Mustang, colado ao solo. Alivio o nariz e a bequilha também toca o solo, suavemente. Entramos na primeira intercessão a direita e informo ma Rede Vatsim, a hora do pouso e que estamos liberando a pista, taxiando aos hangares ao lado da pista 17. Efetuamos checklist após o pouso.
Checklist após o pouso
Flaps | Recolhidos |
Speed brakes | Recolhidos |
Anti-gelo | Desligado |
Strobe | Desligado |
Luzes de pouso | Desligado |
Transponder | GND |
Paramos no hangar desejado e finalizamos esta pequena jornada, já nos preparando para as próximas.
Bons vôos!
3 comentários:
Muito legal seu voo amigo, fiz um voo igualzinho no fsx, seguindo as mesmas cartas, é uma voo tranquilo e muito divertido. Seguindo seu relato me ajudou muito nas interpretações das cartas. Vlw mesmo!
Obrigado cara, em breve estarei postando outros.
cara nao consigo pousar em ilheus pos la nao tem ILS.
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