segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Informação 11 – Desvendando as Cartas Aéreas – “Cartas para voos por instrumento (IFR) – Cartas de Saída (SID)”


Continuando a desvendar as cartas aéreas, começada no tópico informação 8, seguimos agora para a etapa seguinte que são as Cartas para voos por instrumento (IFR). Nesta fase temos 05 tipos de cartas em diferentes etapas do voo, e hoje começaremos pelas Cartas de Saída (SID). Estas como o nome diz, informa aos pilotos nos procedimento do aeroporto na fase de subida, até a rota definitiva que manterá em voo indo ao destino. Usaremos para este detalhamento a saída CONDE que corresponde a carta, Sid_sbsv_adolf-azote-borba-conde-lotar-tomas, encontradas no site do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e link: http://www.aisweb.aer.mil.br/index.cfm?i=cartas.


Para facilitar a visualização dos tópicos, enumerei na imagem acima, cada área que será descrita. Analisaremos uma decolagem da pista 10 do aerodromo de Salvador (SBSV) em direção a Aracaju (SBAR), utilizando a saída Conde.

O fixo CONDE (06), está localizado a 68NM (07) de Salvador e no rumo 056º (08) do VOR SVD (11), que tem a freqüência de 116.50. Decolando da pista 10 de SBSV, manteremos subida na proa da pista até atingirmos 2.000 pés (12 e 09) ou 03NM (09) de SVD. Ao atingirmos umas destas situações, poderemos efetuar uma curva a esquerda para interceptar a radial de saída 056º (08), inserida no nosso equipamento de navegação, o VOR. Após interceptar esta radial será executada nova curva a direita e na proa 056º (08), até o fixo CONDE (06). Na caixa RMK (09), existem inúmeras informações sobre o procedimento a seguir, apartir da pista que decolarmos.
Abaixo em ordem numérica, explicaremos cada item numerado.


01 – Tipo de carta e o identificador do aeródromo;
02 – Saídas a qual esta carta se refere;
03 – Nome aeroporto ao qual é esta carta;
04 – Frequencias dos órgãos de controle do aeródromo;
05 – Informa que a carta não está em escala;
06 – Fixos – neste caso, Adolf, Azote, Borba, Conde, Lotar e Tomas;
07 – Distância do fixo ao auxílio rádio, neste caso ao VOR SVD;
08 – Radia de saída que será seguida do VOR SVD;
09 – RMK (Observações). Sobre os procedimentos;
10 – Aeródromo - SBSV;
11 – Tabela com frequencia dos auxílios no aeródromo SBSV;
12 – Limites que não devem ser excedidos. Linha abaixo, não poderá passar abaixo desta altitude; Linha acima, não deverá passar acima desta altitude; Duas linhas, uma acima e outra abaixo, deverão limitar-se a esta altitude;
13 – Proas de interceptação das radiais de saída. Nesta carta só tem esta informação, decolando da pista 28. Informação no RMK.


Bons vôos!

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