sábado, 3 de setembro de 2011

Informação 4 - Desvendando o código METAR e o TAF


Conforme visto em postagem anterior (informação 3), a meteorologia tem um papel importantíssimo no planejamento de um vôo seguro e tranqüilo. Mas os dados meteorológicas, vêem de forma codificada e com muitas informações, que precisam ser conhecidas para serem entendidas. Na aviação as formas mais utilizados, são os códigos, METAR e TAF.
Mas o que cada um destes códigos significam?
O METAR fornece informações codificadas, sobre o tempo em um determinado aeródromo. Estas informações são apresentadas a cada hora e sempre na hora cheira. Caso as condições mudem entre estes intervalos de hora, é utilizado um informação, com quase o mesmo formato do METAR, chamado SPECI (única diferença é que este, não tem nem a tempeperatura e nem o pressão - QHN).
O METAR apresenta a seguinte estrutura: Tipo mensagem, localidade, Data e hora, Vento e sua velocidade, Visibilidade, Tempo presente, Nuvens, Temperatura, pressão, Instruções suplementares.

O TAF fornece as informações codificadas, sobre o tempo em um determinado aeródromo, mas ao invés de hora em hora como o METAR, este indica a previsão para um intervalo de tempo específico.
O TAF se divide na seguinte estrutura:
Primeira linha - Tipo mensagem, localidade, Data e hora do reporte, validade do reporte, Vento e sua velocidade;
Segunda Linha - Visibilidade, Tempo presente, Nuvens, Temperatura, pressão, Instruções suplementares.

Exemplo 1 METAR
METAR SBRJ 031500 01003KT 9999 SCT027 BKN050 20/12 Q1025=

  1. METAR SBRJ – Metar Aeroporto do Rio Janeiro Santos Dumont;
  2. 031500 – Data (dia 3 do presente mês) e Hora (15:00 UTC);
  3. 01003KT – Vento - Direção (100º) e Velocidade (03KT);
  4. 9999 – Visibilidade acima de 10Km;
  5. SCT027 BKN050 – Nuvens esparças até 2700m e Nublado até 5000m;
  6. 20/12 – Temp (27ºC) e ponto orvalho (12º). Quanto mais próximos, maior a possibilidade de nevoeiro;
  7. Q1025 – Pressão do QNH. Deve ser inserido no altimetro antes da decolagem e pouso para indicar a altitude do aeodromo.

Exemplo 2 METAR
SBSV 031500 15012KT 5000 -RA BR SCT017 FEW020TCU BKN070 24/20Q1020 RERA=

  1. METAR SBSV – METAR Aeroporto Salvador – Luis E Magalhães;
  2. 031500 - Data (dia 3 do presente mês) e Hora (15:00 UTC);
  3. 15012KT - Vento - Direção (150º) e Velocidade (12KT);
  4. 5000 -RA BR – Visibilidade (5000m) com chuva e névoa humida;
  5. SCT017 FEW020TCU BKN070 – Nuvens esparças até 1700m, poucas towering cumulus até 2000m e fechado até 7000m;
  6. 24/20 - (24ºC) e ponto orvalho (20º). Quanto mais próximos, maior a possibilidade de nevoeiro;
  7. Q1020 – Pressão do QNH. Deve ser inserido no altímetro antes da decolagem e pouso para indicar a altitude do aeródromo;
  8. RERA - Mensagem suplementar - Chuva recente.

COMPLEMENTO

Aqui e abaixo, não irei colocar todas as codificações que podem aparecer na informações meteorologicas, mas as que mais são usadas para as previsões do METAR e TAF.
Só o tempo e utilização constante, nos possibilitará a aprendé-las e decorá-las. Não nos eximindo de utilizarmos, fontes para pesquisa e consulta, sobre estes códigos.

Tempo presente
DZ = chuvisco. RA = chuva, TS = trovoada GZ = granizo, SH = pancada, HZ = névoa seca, BR = névoa umida e FG = nevoeiro (visibilidade abaixo dos 1000 metros). Quando a preciptação for leve terá um sinal de menos (-), antes do indicador (ex: -RA = chuva fraca), quando forte terá um sinal de adição (+) e quando não tiver sinal é que será moderada.

Nuvens
NSC = Sem nuvens significativas, FEW = Poucas Nuvens, SCT = Nuvens Esparsas, BKN = Nublado, OVC = Céu Encoberto. Os três dígitos após os indicadores se referem a altitude em hectopés (x100pés), por exemplo, FEW020 = poucas nuvens a 2000 pés. Os indicadores CB (cumulonimbus) e TCU (towering cumulus ou cumulus congestus) se referem à um tipo específico de nuvem que pode trazer riscos à aviação, O TCU é uma grande nuvem com potencial de se tornar um CB que é a nuvem de tempestade. Como existem três níveis de nuvens pode haver três indicadores de nuvens em um METAR ou até um quarto indicando, um TCU ou CB.
Complemento nuvens
A designação das nuvens com FEW, SCT, BKN e OVC indicam o quão o céu esta fechado:
  • 1 a 2 oitavos serão informados como FEW (poucas nuvens) Few;
  • 3 a 4 oitavos serão informados como SCT (parcialmente nublado) Scattered;
  • 5 a 7 oitavos serão informados como BKN (nublado) Broken; e
  • 8 oitavos será informado como OVC (encoberto) Overcast.

Temperatura e Ponto de Orvalho
temperatura do ar e temperatura do ponto de orvalho, que é a temperatura em que, se mantido a pressão e a umidade absoluta, a umidade do ar irá se condensar. Note que sempre que houver névoa úmida ou nevoeiro a temperatura será igual ao ponto de orvalho.

Pressão
A pressão do ar vem em em hectopascais

Informações suplementares
As precipitações ou trovoadas ocorridas recentemente são codificado com as letras, RE, seguido do indicador de tempo.  Ex: RERA = chuva recente, RETS = trovoada recente.  A presença de Tesoura de Vento é indicado pelas letras WS, seguido da pista em que esse poderá ocorre.  Ex. WS R27 = tesoura de vento na pista 27.

OBS.: Por ser um assunto bem longo, tentei inserir, só o necessário para que seu vôo ocorra de forma segura e planejada. Mas voltaremos em outras ocasiões, tentando aprofundar um pouco mais neste assunto.

Aproveitem e bons vôos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Lalá;

Realmente este assunto é bem abrangente, mereçe ser explorado bastante pois até para leigos acaba sendo útil.

LzLS

Unknown disse...

Interpretações de altitude no metar são em pés voce colocou em Metros estao erradas

Unknown disse...

altitude é dada em pés nao em metros esta errado