Conforme visto em postagem anterior (informação 3), a meteorologia tem um papel importantíssimo no planejamento de um vôo seguro e tranqüilo. Mas os dados meteorológicas, vêem de forma codificada e com muitas informações, que precisam ser conhecidas para serem entendidas. Na aviação as formas mais utilizados, são os códigos, METAR e TAF.
Mas o que cada um destes códigos significam?
O METAR fornece informações codificadas, sobre o tempo em um determinado aeródromo. Estas informações são apresentadas a cada hora e sempre na hora cheira. Caso as condições mudem entre estes intervalos de hora, é utilizado um informação, com quase o mesmo formato do METAR, chamado SPECI (única diferença é que este, não tem nem a tempeperatura e nem o pressão - QHN).
O METAR apresenta a seguinte estrutura: Tipo mensagem, localidade, Data e hora, Vento e sua velocidade, Visibilidade, Tempo presente, Nuvens, Temperatura, pressão, Instruções suplementares.
O TAF fornece as informações codificadas, sobre o tempo em um determinado aeródromo, mas ao invés de hora em hora como o METAR, este indica a previsão para um intervalo de tempo específico.
O TAF se divide na seguinte estrutura:
Primeira linha - Tipo mensagem, localidade, Data e hora do reporte, validade do reporte, Vento e sua velocidade;
Segunda Linha - Visibilidade, Tempo presente, Nuvens, Temperatura, pressão, Instruções suplementares.
Exemplo 1 METAR
METAR SBRJ 031500 01003KT 9999 SCT027 BKN050 20/12 Q1025=
- METAR SBRJ – Metar Aeroporto do Rio Janeiro Santos Dumont;
- 031500 – Data (dia 3 do presente mês) e Hora (15:00 UTC);
- 01003KT – Vento - Direção (100º) e Velocidade (03KT);
- 9999 – Visibilidade acima de 10Km;
- SCT027 BKN050 – Nuvens esparças até 2700m e Nublado até 5000m;
- 20/12 – Temp (27ºC) e ponto orvalho (12º). Quanto mais próximos, maior a possibilidade de nevoeiro;
- Q1025 – Pressão do QNH. Deve ser inserido no altimetro antes da decolagem e pouso para indicar a altitude do aeodromo.
Exemplo 2 METAR
SBSV 031500 15012KT 5000 -RA BR SCT017 FEW020TCU BKN070 24/20Q1020 RERA=
- METAR SBSV – METAR Aeroporto Salvador – Luis E Magalhães;
- 031500 - Data (dia 3 do presente mês) e Hora (15:00 UTC);
- 15012KT - Vento - Direção (150º) e Velocidade (12KT);
- 5000 -RA BR – Visibilidade (5000m) com chuva e névoa humida;
- SCT017 FEW020TCU BKN070 – Nuvens esparças até 1700m, poucas towering cumulus até 2000m e fechado até 7000m;
- 24/20 - (24ºC) e ponto orvalho (20º). Quanto mais próximos, maior a possibilidade de nevoeiro;
- Q1020 – Pressão do QNH. Deve ser inserido no altímetro antes da decolagem e pouso para indicar a altitude do aeródromo;
- RERA - Mensagem suplementar - Chuva recente.
COMPLEMENTO
Aqui e abaixo, não irei colocar todas as codificações que podem aparecer na informações meteorologicas, mas as que mais são usadas para as previsões do METAR e TAF.
Só o tempo e utilização constante, nos possibilitará a aprendé-las e decorá-las. Não nos eximindo de utilizarmos, fontes para pesquisa e consulta, sobre estes códigos.
Tempo presente
DZ = chuvisco. RA = chuva, TS = trovoada GZ = granizo, SH = pancada, HZ = névoa seca, BR = névoa umida e FG = nevoeiro (visibilidade abaixo dos 1000 metros). Quando a preciptação for leve terá um sinal de menos (-), antes do indicador (ex: -RA = chuva fraca), quando forte terá um sinal de adição (+) e quando não tiver sinal é que será moderada.
Nuvens
NSC = Sem nuvens significativas, FEW = Poucas Nuvens, SCT = Nuvens Esparsas, BKN = Nublado, OVC = Céu Encoberto. Os três dígitos após os indicadores se referem a altitude em hectopés (x100pés), por exemplo, FEW020 = poucas nuvens a 2000 pés. Os indicadores CB (cumulonimbus) e TCU (towering cumulus ou cumulus congestus) se referem à um tipo específico de nuvem que pode trazer riscos à aviação, O TCU é uma grande nuvem com potencial de se tornar um CB que é a nuvem de tempestade. Como existem três níveis de nuvens pode haver três indicadores de nuvens em um METAR ou até um quarto indicando, um TCU ou CB.
Complemento nuvens
A designação das nuvens com FEW, SCT, BKN e OVC indicam o quão o céu esta fechado:
- 1 a 2 oitavos serão informados como FEW (poucas nuvens) Few;
- 3 a 4 oitavos serão informados como SCT (parcialmente nublado) Scattered;
- 5 a 7 oitavos serão informados como BKN (nublado) Broken; e
- 8 oitavos será informado como OVC (encoberto) Overcast.
Temperatura e Ponto de Orvalho
temperatura do ar e temperatura do ponto de orvalho, que é a temperatura em que, se mantido a pressão e a umidade absoluta, a umidade do ar irá se condensar. Note que sempre que houver névoa úmida ou nevoeiro a temperatura será igual ao ponto de orvalho.
Pressão
A pressão do ar vem em em hectopascais
Informações suplementares
As precipitações ou trovoadas ocorridas recentemente são codificado com as letras, RE, seguido do indicador de tempo. Ex: RERA = chuva recente, RETS = trovoada recente. A presença de Tesoura de Vento é indicado pelas letras WS, seguido da pista em que esse poderá ocorre. Ex. WS R27 = tesoura de vento na pista 27.
OBS.: Por ser um assunto bem longo, tentei inserir, só o necessário para que seu vôo ocorra de forma segura e planejada. Mas voltaremos em outras ocasiões, tentando aprofundar um pouco mais neste assunto.
Aproveitem e bons vôos!
3 comentários:
Lalá;
Realmente este assunto é bem abrangente, mereçe ser explorado bastante pois até para leigos acaba sendo útil.
LzLS
Interpretações de altitude no metar são em pés voce colocou em Metros estao erradas
altitude é dada em pés nao em metros esta errado
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