quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Informação 12 – Desvendando as Cartas Aéreas – “Cartas para voos por instrumento (IFR) – Cartas de Rota (ENRC)”


Prosseguindo com o “desvendando as Cartas Aéreas”, após as Cartas de Subida (SID), iremos conhecer as “Cartas de Rota”. Estas propiciam todas as informações necessárias ao voo em rota, como: o nome dos fixo, as frequência de estações NDB e VOR, altitudes máximas e mínimas para o voo, rumo a seguir e aeródromos próximos a rota. Poderá ser usada para voo, fora e dentro de aerovia. Existem dois tipo de Cartas de Rota: as Cartas de Rota Superior e as Cartas de Rota Inferior. Neste detalhamento inicial, usaremos uma Carta de Rota inferior, mas ambas tem os mesmos informes.

Clque na imagem para ampliar.

Nesta carta vemos duas áreas distintas, uma a esquerda da imagem, que é a representação cartográfica de determinada área do planeta e uma a direita da imagem que serve como um menu de dados exibidos na carta e outras informações.

Representação Cartográfica

Clque na imagem para ampliar.


01 – Frequencia do auxílios rádio, neste caso NDB e VOR de Aracaju (seta amarela);
02 – NDB, VOR e Aeródromo;
03 – Identificador da Aerovia. Neste caso temos a G677 e W1, ambas com 02 sentidos, veja setas nas pontas do identificador com sentidos opostos (seta azul);
04 – Distâncias, em Milhas Náuticas (NM). Neste caso até fixo Conde e Lotar (seta verde);
05 – Limites mínimos da aerovia. Como é uma aerovia de mão dupla, no sentido SBSV-SBAR o mínimo é FL040 e no sentido oposto é FL 050 (seta laranja);
06 – Fixos;
07 – Identificador do CTR (Centro Controle) e TMA (Terminal) de Aracaju.


Saindo de Salvador verificamos que o fixo Conde está a 68NM de distância e na proa magnética 056º. Podemos notar que ao lado do fixo Lotar temos o NDB AGN, que poderemos inserir a sua freqüência no nosso ADF de bordo, para informar quando passarmos no través (Perpendicular) deste e mais ou menos a meio caminho do fixo pretendido. Nossa altitude de voo neste não pode ser inferior ao FL040 ou 4.000 pés e no máximo até o FL240 (lembre-se que na postagem informação 10, sobre aerovia dissemos que o limite vertical deste tipo de aerovia é até e inclusive o FL245 ou 24.500 pés). Também é fácil notar que até Aracaju ainda faltam 68NM, após o fixo Conde. Nos quadrados, temos informações de freqüências dos auxílios e suas coordenadas, além de informações dos limites e frequências da TMA e CTR de Aracaju.

Menu de dados

Clque na imagem para ampliar.

Nesta área temos as seguintes informações: o nome da carta que é a Carta de Rota L3; o órgão emissor; no mapa, que poção do Brasil esta representa; legenda; pontos de notificação, generalidades e tabela de níveis de cruzeiro.

Obs.: estas cartas podem ser encontradas no site do AISWEB e link: http://www.aisweb.aer.mil.br/index.cfm?i=cartas

Bons vôos!

Nenhum comentário: