Prosseguindo com o “desvendando as Cartas Aéreas”, após as Cartas de Subida (SID), iremos conhecer as “Cartas de Rota”. Estas propiciam todas as informações necessárias ao voo em rota, como: o nome dos fixo, as frequência de estações NDB e VOR, altitudes máximas e mínimas para o voo, rumo a seguir e aeródromos próximos a rota. Poderá ser usada para voo, fora e dentro de aerovia. Existem dois tipo de Cartas de Rota: as Cartas de Rota Superior e as Cartas de Rota Inferior. Neste detalhamento inicial, usaremos uma Carta de Rota inferior, mas ambas tem os mesmos informes.
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Nesta carta vemos duas áreas distintas, uma a esquerda da imagem, que é a representação cartográfica de determinada área do planeta e uma a direita da imagem que serve como um menu de dados exibidos na carta e outras informações.
Representação Cartográfica
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01 – Frequencia do auxílios rádio, neste caso NDB e VOR de Aracaju (seta amarela); |
02 – NDB, VOR e Aeródromo; |
03 – Identificador da Aerovia. Neste caso temos a G677 e W1, ambas com 02 sentidos, veja setas nas pontas do identificador com sentidos opostos (seta azul); |
04 – Distâncias, em Milhas Náuticas (NM). Neste caso até fixo Conde e Lotar (seta verde); |
05 – Limites mínimos da aerovia. Como é uma aerovia de mão dupla, no sentido SBSV-SBAR o mínimo é FL040 e no sentido oposto é FL 050 (seta laranja); |
06 – Fixos; |
07 – Identificador do CTR (Centro Controle) e TMA (Terminal) de Aracaju. |
Saindo de Salvador verificamos que o fixo Conde está a 68NM de distância e na proa magnética 056º. Podemos notar que ao lado do fixo Lotar temos o NDB AGN, que poderemos inserir a sua freqüência no nosso ADF de bordo, para informar quando passarmos no través (Perpendicular) deste e mais ou menos a meio caminho do fixo pretendido. Nossa altitude de voo neste não pode ser inferior ao FL040 ou 4.000 pés e no máximo até o FL240 (lembre-se que na postagem informação 10, sobre aerovia dissemos que o limite vertical deste tipo de aerovia é até e inclusive o FL245 ou 24.500 pés). Também é fácil notar que até Aracaju ainda faltam 68NM, após o fixo Conde. Nos quadrados, temos informações de freqüências dos auxílios e suas coordenadas, além de informações dos limites e frequências da TMA e CTR de Aracaju.
Menu de dados
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Nesta área temos as seguintes informações: o nome da carta que é a Carta de Rota L3; o órgão emissor; no mapa, que poção do Brasil esta representa; legenda; pontos de notificação, generalidades e tabela de níveis de cruzeiro.
Obs.: estas cartas podem ser encontradas no site do AISWEB e link: http://www.aisweb.aer.mil.br/index.cfm?i=cartas
Bons vôos!
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