segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Informação 8 – Desvendando as cartas aéreas - “Cartas para orientação no solo”


Na postagem, “Informação 5 - Os pilotos são adivinhos?”, falamos dos vários tipos de cartas existentes, para que, se planeje e se desenvolva o voo de forma segura.
Nesta postagem começaremos a desmembrar, cada item existente nas cartas aéreas, começando pelas chamadas, “Cartas para orientação no solo”.
Estas como o nome diz são utilizadas no início e no fim do vôo, orientando aos pilotos, em sua saída e chegada, das pistas, para pistas de táxi, pátios, portões e edificações, existentes no aeródromo ou vice-versa. Usaremos, neste desmembramento as cartas emitidas pelo DECEA através do site AISWEB:
http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=cartas.
Cartas de Aeródromos (ADC): Estas têm por finalidade, facilitar a movimentação no solo entre as pistas de pouso e decolagem e as pistas de táxis. Também, mostra de uma forma não tão detalhada, as áreas dos pátios de estacionamentos, prédios com suas instalações e prédios de serviços, além das informações como, as frequências de rádio dos órgãos de controle do aeródromo. Como exemplo, usaremos a ADC de Salvador (SBSV).
Esta ADC consta de duas partes (Parte principal e a Parte informações complementares) e subdivididas em cores (Verde, vermelho, lilás, laranja e amarelo).


 Parte principal
  • Na cor verde, temos da esquerda para direita: Na primeira linha o tipo da carta e Identificador ICAO do Aeroporto; Nome do aeroporto, coordenadas geográficas e elevação. Na segunda linha, aparece: As freqüências de rádio utilizadas no aeroporto (ATIS, Autorização de tráfego, Solo e Torre, sempre nesta ordem.
  • Na cor vermelha iremos encontrar: as elevações das cabeceiras, os rumos das cabeceiras de pistas, identificações das pistas de taxi (normalmente designado por letras), declinação magnética, tamanho das pistas e construções (terminal, torres, hangares e outros).

Parte informações complementares
  • Na cor lilás, temos: informações adicionais sobre as pistas (características físicas, coordenadas, informações sobre os auxílios e etc...).
  • Na cor laranja, encontramos; informações para o serviço de salvamento e contra incêndio.
  • Na cor amarela, veremos: Informações dos arredores, iluminação, avisos sobre pássaros e outros.
Cartas de Estacionamento (PDC): Propiciam, de forma detalhada a ordenação do movimento entre pistas de táxi e pátios com suas posições de estacionamento. Usaremos a PDC Santos Dumont (SBRJ).
Esta PDC, também consta de duas partes (Parte principal e a Parte informações complementares) e subdivididas em cores (Vermelho, Verde, lilás e laranja).

Parte principal
  • Na cor vermelha, temos da esquerda para direita: Na primeira linha o tipo da carta e Identificador ICAO do Aeroporto; Nome do aeroporto, coordenadas geográficas e elevação. Na segunda linha, aparece: As freqüências de rádio utilizadas no aeroporto (ATIS, Autorização de tráfego, Solo e Torre, sempre nesta ordem.
  • Na cor verde iremos encontrar: Identificações das pistas de táxi e posições de estacionamento.
Parte informações complementares
  • Na cor lilás, encontramos: Coordenadas geográficas dos pontos de estacionamento.
  • Na cor laranja: Informações sobre os pátios que não correspondem as pistas de táxi e pontos de estacionamentos que gerem segurança ao deslocamento nos arredores.
Bons vôos!

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