quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Informação 13 – Desvendando as Cartas Aéreas – “Cartas para voos por instrumento (IFR) – Cartas de Área (ARC)”


Seguindo a cronologia do voo, iniciamos estes “desvendando as Cartas Aéreas” pelas cartas de solo, entramos nas cartas de subida e na postagem, “informação 12”, continuamos com as Cartas de Rota. Nosso próximo passo são as cartas de Área (ARC) que serão usadas como uma complementação da ERC, informando ao piloto as melhores formas de transição entre as rotas e as áreas terminais (proximidade dos aeródromos), por possuírem uma escala menor que as ERC e detalhando com maior riqueza a área terminal (TMA). Mas nem todo aeródromo tem esta necessidade, só os de maior complexidade de tráfego. Aqui, usaremos a ARC de Salvador como exemplo.


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1 – Dados sobre a pista Salvador – 64LH30 (64 pés = altura, L = iluminada, H = Asfalto e 30 = 3000 metros);
2 - Frequencia dos auxílios rádio, neste caso NDBs e VOR
3 - Identificador do CTR (Centro Controle) e TMA (Terminal) de Salvador;
4 – Fixos;
5 - Identificador da Aerovia. Neste caso temos a G677 que uma aerovia inferior e a UZ10 que é uma aerovia superior;
6 – Rumo magnético da aerovia;
7 – Distancia entre fixo ou entre auxílios rádios e fixos;
8 – Setores e suas freqüências.


Bons vôos!

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