domingo, 11 de setembro de 2011

Informação 6 - Como se tornar um piloto civil de avião.


Um piloto civil tem em sua carreira três fases distintas: Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC) e Piloto Linha Aérea (PLA).
Em qualquer uma das fases é necessário ser maior de idade, ter o 2º Grau completo e ser aprovado no exame de capacitação física, efetuado pela FAB – Força Aérea Brasileira.



Piloto Privado (PP)

Esta é a primeira fase para torna-se um piloto, comercial ou não. E ao término desta, o aluno poderá pilotar aviões particulares, em voos diurnos, em condições meteorológicas visuais (VFR) e sem remuneração.
O aluno a Piloto Privado, terá de tomar um curso teórico em escolas regulamentadas pela ANAC. Neste curso ele aprenderá cinco matérias básicas, que são: Regulamento de Tráfego Aéreo, Motores, Navegação Aérea, Aerodinâmica básica e Meteorologia.
Terminando este curso teórico o aluno efetuará, um exame, sob estas matérias, administrado pela ANAC, e em caso de aprovação receberá um certificado de capacitação teórica, válido por 02 anos. Caso o aluno não faça o curso e o check prático, neste prazo, terá de refazer todo o curso e o exame teórico.
Mesmo fazendo o curso teórico o aluno, já poderá esta fazendo as aulas prática, ficando restrito a 15hs, enquanto não for aprovado no exame da ANAC.
O curso prático deve ser realizado em um Aeroclube homologado pela ANAC, e este tem uma duração mínina de 40hs. Caso cumpra a carga horária exigida para o curso, o aluno a piloto, solicitará, através do aeroclube o exame final com um checador credenciado pela da ANAC.
Sendo aprovado receberá a sua Habilitação de Piloto Privado.

Piloto Comercial (PC)

Sendo a segunda fase da carreira de um piloto, este já poderá ser remunerado, e normalmente neste momento, associa-se mais três outras sub-fases específicas: O vôo diurno, vôo por instrumentos (IFR) e vôo em aeronaves multi-motores. E por que isso? Porque a diferença entre um Piloto Comercial e um Piloto Privado, está no número de horas de vôo como PP, para solicitar o check como PC junto, a ANAC. Este número de horas corresponde a 150h, com mais as 40h do curso anterior, de PP, além curso teórico para PC.
Mas não é requisito obrigatório, efetuar tudo de uma vez.


Em Salvador o curso teórico para PP e PC é ministra nas seguintes escolas:

Air School
Rua Adriano Joaquim dos Santos, 41 - Itapuã
(71) 3021-0498 - e-mail: airschool@hotmail.com

CFA Escola de Aviação
Av. Octavio Mangabeira, 30 - Shopping Beira Mar  - Pituba
(71) 3345-2920/3492-2525  - (71) 7811-5027/91*4744

Squawk Escola de Aviação
Av. Juracy Magalhães jr.300 Ed. Wa Empresarial - rio Vermelho
(71) 8821-7007 - e-mail : info@squawk.com.br

Piloto Linha Aérea (PLA)

Nesta fase o piloto comercial, já estará voando pelos céus do Brasil e devera passar por um exame teórico (Teoria de vôo de alta velocidade, Peso e balanceamento e Regulamento de Tráfego Aéreo), ter mais de 1.500h como piloto em comando. O certificado de PLA é concedido pela ANAC, mas mesmo sem check e só com o teórico é possível o piloto comercial com vôo por instrumento, poderá receber a avaliação prática em aeronaves TIPO (Aeronave que exceder 7.500kg ou for considerada complexa por autoridade da licença de pessoal) e exercer a função como segundo piloto.

Bons voos!

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