segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Informação 5 - Os pilotos são adivinhos?

Deslocando-se pelo mundo, decolando e pousando em condições adversas de tráfego, linguagem e do clima, como será que os pilotos fazem, para chegar e sair dos milhões de aeroportos deste planeta?

Serão adivinhos ou seres super dotados?

A resposta a esta enigmática pergunta, está na utilização das cartas aéreas.

As cartas aéreas são a representação em papel, ou digital de inúmeros dados, coletados e codificados, pelos órgãos responsáveis à segurança de voo em cada país, seguindo uma padronização estabelecida mundialmente.

Descobrimos então, que estes homens e mulheres (Pilotos), que antes achávamos serem pessoas fora do comum, são na verdade, pessoas dedicadas aos seus estudos e formação que aplicam os tais códigos e informações das cartas aéreas, no dia-a-dia do seu lazer, ou do seu trabalho, por este mundo chamado, “aviação”.

E quais são estas cartas aéreas?

Cartas para orientação no solo

  • Cartas de Aeródromos (ADC): Estas têm a finalidade de facilitar a movimentação no solo entre a pistas de pouso e decolagem e as pistas de táxis. Também, mostra de uma forma não tão detalhada, as áreas dos pátios de estacionamentos, pistas de pousos e decolagens, pistas de táxis e prédios com suas instalações e serviços, além das frequências de rádio dos órgãos de controle do aeródromo;
  • Cartas de Estacionamento (PDC): Propiciam, de forma detalhada a ordenação do movimento entre pistas de táxi e pátios com suas posições de estacionamento;

Cartas para voos por instrumento (IFR)

  • Cartas de Saída (SID): Instrui nos procedimento, adotados pelos pilotos na fase de subida do voo, até a fase de entrada na rota definitiva;
  • Cartas de Rotas (ERC): Esta propicia. todas as informações necessária ao voo em rota, como: os fixo, frequência de  estações NDB e VOR e aeródromos próximos a rota. Poderá ser usada para voo fora e dentro de aerovias e existem dois tipo de cartas de rotas, as cartas de rota superior e as cartas de rota inferior;
  • Cartas de Área (ARC): estas cartas informam ao piloto a melhor forma de transição entre a rotas e as áreas terminais, em torno dos aeródromos. Por ter escala menor que as ERC, propiciam uma riqueza maior nos detalhes visualizados;
  • Cartas de Chegada (STAR): nesta, você terá todos os pontos, dentro da área terminal, que o levarão próximo a fase final do pouso por instrumentos;
  • Cartas de Aproximação (IAC): contém todos os procedimentos que o levarão em um voo por instrumentos até o ponto em que o piloto terá a visualização da pista. Isto não sendo possível, também indica o procedimento necessário para uma nova subida e espera de instruções para nova aproximação ou direcionamento para um aeródromo de alternativa. É a carta com maior número de informações aos pilotos;

Cartas para voo visuais (VFR)

  • Cartas WAC: Nestas cartas que são usadas para voos visuais, usando pontos de referencia no solo para sua localização, é necessários um fator de detalhamentos muito alto, e estas o tem;

Em próximas postagens, tentaremos ensinar a forma correta de interpretar todas estas cartas.

Bons vôos!

Nenhum comentário: