Vamos nos familiarizar mais um pouco com os códigos metereológicos, interpretado pelos pilotos antes os seus vôos? Vejamos abaixo o METAR de Salvador e Belém para hoje 09-10-2011.
SBSV 091000 11007KT 9999 SCT017 FEW020TCU 26/20 Q1016=
- SBSV – Identificador do aeródromo, Aeroporto Intl. Luiz E. Magalhães em Salvador-BA;
- 091000 – Data = 09; Hora = 10:00 Zulu ou 07:00 Local;
- 11007KT – Direção Vento = 110º; Velocidade do Vento = 07Kt ou 12Km/h;
- 9999 – Visibilidade maior que 10.000 metros;
- SCT017 FEW020TCU – Nuvens espaças a 1700 pés (516 metros) e alguns poucos Torres Cumulus com base a 2000 pés (607 metros);
- 26/20 – Temperatura de 26ºC e ponto de orvalho a 20ºC. Estas quanto mais próximas, maior a possibilidade de nevoeiro;
- Q1016= - Ajuste que deve ser feito no altímetro do avião na decolagem e pouso para informar a altitude do campo.
Então para Salvador que tem duas pistas com 04 cabeceiras: a 10/28 e a 17/35, sabemos pela direção acima que serão usadas para pousos e decolagens a pista 10 (100º) ou a 17 (170º). Na primeira que é a principal do aeroporto de Salvador, teremos um vento quase de frente com a decolagem, um pouco a direita. E na segunda que é uma pista auxiliar, o vento estará fluído pela frente , mas pela esquerda do sentido de decolagem. Visibilidade e teto, bons para um grande dia de voo.
SBBE 091000 14002KT CAVOK 25/22 Q1009=
- SBBE – Identificador do aeródromo; Val-de-Cans/Julio Cesar Ribeiro Intl., em Belém-PA;
- 091000 - Data = 09; Hora = 10:00 Zulu ou 07:00 Local;
- 14002KT – Direção Vento = 140º; Velocidade do Vento = 02Kt ou 01Km/h;
- CAVOK – Teto e visibilidade ilimitados;
- 25/22 – Temperatura de 25ºC e ponto de orvalho a 22ºC. Estas quanto mais próximas, maior a possibilidade de nevoeiro;
- Q1009= - Ajuste que deve ser feito no altímetro do avião na decolagem e pouso para informar a altitude do campo.
Belém também opera com duas pistas e quatro cabeceira: a 06/24 e a 02/20. Hoje, decolagens e pousos apesar da direção do vento podem ser feita de qualquer cabeceira, pois a velocidade do vento esta muito baixa de 02Kt. Velocidades abaixo de 06Kt são consideradas como ventos calmos, influenciando pouco sobre o avião. Mesmo assim devemos escolher pistas com ventos que incidam no sentido contrário da decolagem/pouso e no caso de Belém e da direção do vento, seria melhor usar a cabeceira 02 ou a cabeceira 06. Quanto a teto e visibilidade podemos usar a expressão popular “Céu de Brigadeiro”.
Bons vôos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário