quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Informação 17 – Ajuste do Altímetro


Em muitas das postagens deste blog, tenho comentado do “ajuste do altímetro”, que deve ser feito pelos pilotos nos pousos, aproximações e decolagens.

Mas o que é este o ajuste do altímetro?

Em diversas fases do voo, este ajuste é necessário para o conhecimento da altitude do aeródromo, que iremos pousar ou decolar (QNH); da padronização das altitudes nos vôos em rota (QNE) e em determinados casos para sabermos qual a pressão barométrica em um aeródromo (QFE).
Começando pelo QNE que corresponde a 1013,2hpa, e é o chamado “ajuste padrão”, é inserido por todos os pilotos que cruzam determinada altitude acima de um aeródromo (Altitude de transição ou Nível detransição), mantendo-se em relação a todos os aviões voando em rota uma mesma informação de altitude no altímetro.


O outro ajuste barométrico é o QNH, que deve ser inserido antes da decolagem, nas aproximações e no pouso, nos informando a altitude do aeródromo. Este pressão varia de acordo com a hora da medição, que é feita várias vezes ao dia e nos é informado pelos órgãos de controle do aeródromo.

Quando o aeroporto não tem órgão de controle e necessitamos saber a altitude do campo, podemos utilizar o chamado “ajuste a zero” ou QFE. Colocando o altímetro em zero, teremos no mostrador barométrico (Janela de Kollsman) a pressão do momento. Este é o ajuste menos utilizado.


A sequência de utilização é, iniciar com o ajuste do altímetro em QNH (altitude do campo) antes da decolagem. E na fase de subida ao passarmos a Altitude de Transição ajustamos para o QNE (altitude padrão). Este será mantido por toda a rota em cruzeiro e só será alterada na descida ao cruzarmos o Nível de Transição, aonde novamente é ajustado o QNH do aeródromo, informado pelo órgão de controle. Os valores da Altitude ou do Nível de Transição, são encontrado nas cartas de voo e acima da Altitude de Transição a nossa altitude é informada como Nível de Voo (FL350) e não mais como pés (2.000 pés).

Bons vôos!

Um comentário:

Anônimo disse...

ERRADO
Quando o aeroporto não tem órgão de controle e necessitamos saber a "altitude" do campo, podemos utilizar o chamado “ajuste a zero” ou QFE. Colocando o altímetro em zero, teremos no mostrador barométrico (Janela de Kollsman) a pressão do momento. Este é o ajuste menos utilizado.

CERTO:
Quando o aeroporto não tem órgão de controle e necessitamos saber a PRESSÃO BAROMÉTRICA do campo, podemos utilizar o chamado “ajuste a zero” ou QFE. Colocando o altímetro em zero, teremos no mostrador barométrico (Janela de Kollsman) a pressão do momento. Este é o ajuste menos utilizado.