Em informação 13, finalizamos o item “desvendando as Cartas Aéreas” com as cartas de Área (ARC) e agora prosseguiremos com as Cartas de Chegada (STAR). Como na ARC a STAR não é utilizada em todo aeródromo, só nos de maior movimentação. Para análise usaremos a STAR BONF e no trecho de Aracaju para Salvador (setas verdes da imagem).
Neste procedimento escolhemos efetuar a “chegada” pelo VOR de Aracajú (112.20) e após bloqueá-lo, nos afastarmos pela radial 251º, até o NDB de Alagoinhas (310.0). Após o bloqueio deste, curvamos a esquerda e nos afastamos pelo QDR 216º, passando pelos fixos BONF e PELO. Vale lembrar que não poderemos passar BONF abaixo de 5.000 pés (FL050) e nem abaixo de 4.000 pés (FL040) no fixo PELO. Daí curva esquerda para proa 160º e a 6NM estaremos no fixo DUNA que deveremos cruzar a 2.000 pés e é o fim do procedimento de “chegada”. Nossos próximos passos serão utilizando as Cartas de Aproximação (IAS).
Itens numerados na primeira imagem.
1 – Identificação da carta e código ICAO do aeródromo; |
2 –Nome e identificação do procedimento – RNAV ou VOR / DME e NDB; |
3 – Nome do aeródromo; |
4 – Frequências de rádio dos controles; |
5 – Fixos; |
6 – Distancia entre fixos ou entre auxílios rádios e fixos; |
7 – Rumo magnético da aerovia; |
8 – Quadro das frenquêcia dos auxílios; |
9 – Limites máximo e mínimos sobre fixos específicos; |
10 – Informativo de cartas fora de escala; |
11 – RMK = Obs, neste caso fica na segunda página e item 14; |
12 – Informativos. Aqui de velocidades do procedimento e até aonde vai este procedimento; |
13 – Aeródromo; |
14 – RMK ou obs para o procedimento – neste caso é a segunda imagem desta postagem. |
Obs.: Falamos de afastamentos pela Radial ou por QDR. Mas por que esta diferença? Quando nos referimos a VOR, sempre informamos “Curso” quando estamos indo em direção a ele e “Radial” ao afastar-se dele. Com o NDB é o mesmo procedimento, só que com nomenclatura diferente, ou seja, indo em direção a ele nos referimos como QDM e nos afastando nos referimos como QDR.
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