sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Informação 18 – Entendendo as velocidades.


Um pouco diferente do que estamos acostumados em outros meios de transporte, na aviação existem várias velocidades no qual um piloto tem de lidar. Estas são: Velocidade Indicada (VI), Velocidade Aerodinâmica (VA) e a velocidade Solo (VS).

  • A Velocidade Indicada (VI) é a velocidade que lemos diretamente no velocímetro, sem correções de erros.  É utilizada nos manuais de performance da aeronave, informando velocidades de decolagem, aproximação, pouso, Stol, limites estruturais e etc., além de ser passada aos controladores de tráfego aéreo, quando estes solicitarem informação de velocidade do avião em voo;
  • A Velocidade Aerodinâmica (VA) ou Velocidade Verdadeira é a Velocidade Indicada (Vi) calibrada para erros de densidade do ar. Ou seja, a grosso modo ela aumentará a 2% cada 1.000 pés (300 metros) em que subimos. Este fato ocorre pois o ar ficará mais rarefeito com o aumento da altitude e este terá um diminuição na sua densidade. A VA será utilizada nos cálculos de navegação, quantidade de combustível necessária ao voo e se soubermos o vento em rota poderemos calcular a Velocidade Solo (VS);
  • Velocidade Solo (VS) é a Velocidade Aerodinâmica (VA) já incluindo os cálculos de vento em rota. Uma forma simples de entender é dizendo que a VS é a imagem que o avião produz no solo ou sua sombra. É real e é utilizada para informar estimativas de chegada, sobrevôo e etc.. Se estivermos com um vento de proa (nariz do avião) a VS é menos que a VA e no caso contrário, se o vento for de calda a VS será maior que a VA. Então em voo um vento de calda será melhor que um vento de proa.

O velocímetro é o instrumento para leitura das velocidades em um avião e neste temos várias corres e marcações que ajudam ao piloto em sua utilização. Segue algumas abaixo.



1 – Faixa Branca – Faixa que podemos utilizar os flaps e é a área utilizada nas operações de aproximação, pouso e decolagem;
2 – Faixa Verde – Operação normal da aeronave;
3 – Faixa Amarela – Podemos operar sem turbulecia, mas com caltela;
4 – Faixa Vermelha – Acima do traço vermelho não poderemos operar com risco de damos estruturais.


Bons vôos!

Um comentário:

Marcos disse...

Excelente postagem. Muito útil pra mim, que estou aprendendo a pilotar num Cessna 152. Muito obrigado.