terça-feira, 11 de outubro de 2011

Calculo 1 - Calculando o combustível necessário para o voo.


Por uma necessidade de economia e segurança os aviões, diferente dos nossos automóveis, são abastecidos com o combustível necessário para o trecho a ser voado e para o cumprimento de regulamentos aéreos. Economia, porque quanto mais pesado maior a necessidade de utilização do motor e consequentemente haverá um maior consumo. Por segurança, pois estando mais leve usaremos menores distâncias de decolagem e pouso e teremos melhor eficiência dos freios e do comportamento aerodinâmico da aeronave como um todo.
Conforme estabelecido por regras aeronáuticas, para efetuarmos o abastecimento precisamos saber que tipo de vôo realizar, VFR ou IFR. Além de conhecer dados como: distância a percorrer;, o consumo da aeronave; sua velocidade e tempo em cada trecho do voo.

E como seria isto na prática?

Para “Voo Visual” (VFR) a regra é: A (Partida) + B (Destino) + C (Alternativa) + 45 minutos reesrva;
Como exemplo, vejamos um voo entre Salvador (SBSV) até Feira de Santana (SNJD) com alternativa Alagoinhas (SDOU).
Dados:
  • Distância SBSV (A) até SNJD (B): 54,4Nm ou 100,8Km;
  • Distância SNJD (B) até SDUO (C): 31,3NM ou 58Km;
  • Velocidade da aeronave: 100Kts ou 185Km/h;
  • Consumo: 30lts/hora.
Calculando:
  • Distância entre A+B+C = 158,8Km;
  • Tempo de voo entre A+B+C = 51,5 minutos;
  • Consumo por minuto = 0,5lts/min;
  • Combustível gasto de A+B+C = 25,75lts;
  • Combustível reserva em 45min obrigatórios do voo VFR = 22,5lts.
Combustível total necessário para este voo = 25,75lts + 22,5lts = 48,25lts.


Para o “Voo por Instrumentos” é imprescindível: A (Partida) + B (Destino) + 10% de (A+B) + C (Alternativa) + 30 minutos de voo.
Neste exemplo faremos um voo hipotético entre Porto Seguro (SBPS) a Salvador (SBSV) com alternativa em Ilhéus (SBIL).
Dados:
  • Distância SBPS (A) até SBSV (B): 227NM ou 420Km;
  • Distância SBSV (B) até SBIL (C): 122NM ou 235Km;
  • Velocidade da aeronave: 300Kts ou 556Km/h;
  • Consumo: 1700kg/hora ou 30Kg/min.
Calculando:
  • Distância entre A+B = 420Km;
  • Tempo de voo de A+B = 45min;
  • Combustível gasto de A+B = 1350kg;
  • Reserva de 10% de A+B = 135Kg;
  • Distância entre B+C = 235Km;
  • Tempo de voo de B+C = 25min;
  • Combustível gasto de B+C = 750kg;
  • Combustível reserva em 30min obrigatórios do voo IFR = 900kg.
Total deste voo com as reservas = 3135kg ou seja para o voo entre A+B só será necessário 1350Kg, sendo 1785kg para reserva.

Obs.: Nestes cálculos usamos a velocidade mostrada no velocímetro do avião chamada de “velocidade indicada (VI)”. O correto é a utilização da “Velocidade Aerodinâmica (VA)”, que é a velocidade indicada corrigida para altitude e a pressão do nível que voaremos. Fica esta explicação para postagens futuras.

Bons Voos!

5 comentários:

Marcelo Onofre Fadul disse...

Nesse cálculo não deveria entrar o gasto de combustível com a decolagem? Em algumas leituras entendi que é algo equivalente a uma hora de voo (400km), apesar da aterrissagem gastar apenas 1/4 do equivalente em voo de cruzeiro. Talvez haja alguma compensação já entremeada na fórmula. Observo também que no acidente do voo da Chapecoense, sendo o piloto o dono da companhia e interessado no máximo de lucro a obter, desconsiderou o pouso em algum aeroporto no caminho, o que levou o voo à pane seca. Acredito que pelos custos de slot, mas também porque ele perderia mais dinheiro com os gastos de uma decolagem a mais.

Marcelo Onofre Fadul disse...

Estou escrevendo um TCC que inclui as vantagens e desvantagens de cada modal. É uma curiosidade minha nesse momento acerca de custos com aeronaves.

Anônimo disse...

Se eu estiver errado me desculpem, mas me parece
que houve um engano nos cálculos para a fase de
cruzeiro, onde consta a distância percorrida até
o TOC, que é de 68 milhas náuticas, foi considerado
126.51 milhas náuticas ou 234,29Km., e isso deve
ter gerado um erro em cascata no restante dos
cálculos. Seria bom revisar. Eu posso estar errado,
mas a intenção foi boa.

J.Sampaio disse...

Marcelo:
talvez sua dúvida esteja relacionada ao comentário do anônimo sobre o valor
de 126,51mn atribuído ao TOC na formula do cálculo na FASE DE CRUZEIRO; quando o corretor seria 68mn como foi determinado na FASE DE SUBIDA.

Anônimo disse...

Ambos os comentários estão corretos e dentro das normas.