segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Informações 36 – O que é o Tail Strike (Colidindo a Empenagem)?


Diferente do que as pessoas pensam, o acidente em que a aeronave bate ou raspa a calda no chão, o Tail Strike é mais comum do que parece.

Muito comum nas operações de decolagem e de pouso, sendo que neste segundo com menor frequência. É causado por um ângulo excessivo na atitude de decolagem ou de pouso, por movimentos bruscos aos comandos ou por intempéries que venham a surgir, como: uma rajada forte do vento.

Este acidente pode causar danos imensos e onerosos às empresas aéreas E se mal resolvido, pode chegar a comprometer a segurança estrutural da aeronave. Alguns acidentes fatais, já foram atribuídos ao Tail Strike.

Clique na imagem para ampliar.

Em sua homologação junto aos orgãos aeronáuticos mundiais, Todo avião passa por testes, “forçados” do Tail Strike. Nestes, além de avaliar o grau de resistência da região da calda, testam-se as rodas de calda e placas especiais (fibras de carbono) que amortecem estes impactos.

Veja um vídeo dos testes do A380 em sua homologação.


Segundo alguns pilotos, o "Tail Strike" pode ser evitado com um simples procedimento mental de contagem de tempo (0 à 3 segundos) para os primeiros 10º de elevação do nariz, visualizado no horizonte artificial nas operações de decolagem. Já nas operações de pouso, iniciar uma preparação antecipada de alinhamento, das velocidades e da atitude para pouso são eficientes na prevenção.

Clique na imagem para ampliar.

 Bons Voos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Calda??? seria o avião feito de chocolate?