terça-feira, 16 de outubro de 2012

Utilidade 9 - Apontar raio laser verde para aeronaves pode matar pessoas.


“Apontar raio laser verde para aeronaves pode matar pessoas”, com este título o CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, trás a tona o assunto de uma prática absurda e criminosa que tem ocorrido por todo o nosso território e pelo mundo afora. O uso destas canetinhas laser apontada para a cabine dos aviões. Até o momento não houve nenhum acidente fatal relacionado a esta prática bizarra, mas é sabido que pilotos ficam com dificuldade em visualizar os instrumentos depois de atingido por estes laseres. E o pior, em situações críticas do voo como nos procedimentos de pouso e decolagens.

Em 2011 foram em torno de 700 relatos, mas neste ano de 2012 já houveram 1.400 ocorrências, ou seja um aumento significativo. Estas distribuídas por todo o país, sendo São Paulo e Brasília as cidades com maiores registros.

Clique na imagem para ampliar.
  
Segundo os médicos a exposição à luz emitida por estes artefatos, podem ocasionar queimaduras e hemorragias na visão das pessoas atingidas e em pilotos que tem uma carga de trabalho imensa em voo, provoca estresse, desconforto e cegueira momentânea, prejudicando a pilotagem e inclusive com a possibilidade de perda de controle do avião.

Felizmente alguns estados estão proibindo a venda destas canetinhas e criando leis que tornam o ato em crime. Mas pela dificuldade em saber o autor destas “brincadeiras imbecis”, os órgão públicos, contam com a denuncia da população para pegar estes CRIMINOSOS.

Quanto aos pilotos e tripulações o CENIPA dispõe de um canal de comunicação em seu site, aonde deve ser notificado as ocorrências. O link a ser acessado é:



Clique na imagem para ampliar.
Fonte: CENIPA e Internet.

Bons Voos!

Nenhum comentário: