quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Simuladores 12 – Criando um voo no FSX – 2.


Continuando o assunto da postagem, “Simuladores 11” mostraremos como alterar a rota, inicialmente planejada no “Flight Planner” do Simulador-FSX e como inserir um ponto de passagem (Way Point) que não existe no Mapa do simulador. Para isso usaremos a mesma rota criada na postagem em questão, que é um voo entre SBSV (Salvador) e SBIL (Ilhéus), ficando: Saída do aeródromo SBSV, passando pelo fixo Coral, daí até o radiofarol YLH e finalmente pousando em SBIL.

Mas ao criar a rota, decidimos passar sobre uma pista a direita da rota, chamada Maraú (SNMR). Simplesmente no “Flight Planner – Edit”, usando o Mouse, clicamos e arrastamos a linha de rota (linha em vermelho) para cima do ponto desejado. E ao soltar esta linha sobre o ponto, é acrescida na lista, à direita a alteração desejada. Ficando: Saída do aeródromo SBSV, passando pelo fixo Coral, sobrevoo sobre SNMR, direto até o radiofarol YLH e finalmente pousando em SBIL.


Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

E como faço para criar um ponto que não existe no Mapa do FSX?

O processo é parecido ao anterior, pois devemos arrastar a linha de rota para um lugar que não tenha nenhum ponto já existente, como água ou terreno livre e ao solta-la, o “Flight Planner – Edit” criará um Ponto de passagem (Way Ponit), tipo: WP1, WP2, WP3 e Etc.. Ficando: Saída do aeródromo SBSV, passando pelo fixo Coral, sobrevoo sobre SNMR, indo para WP1, em direção ao radiofarol YLH e finalmente pousando em SBIL.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Mas não ficou no local que eu quero, como faço?

Infelizmente o Flight Simulator não nos dar a possibilidade de inserir uma distância ou um rumo diretamente no “Flight Planner – Edit” em relação ao próximo fixo. Só é possível inserir coordenadas geográficas. Estas serão definidas manualmente em uma carta aérea ou em um programa de rotas da aviação real e de posse destas coordenadas, o processo é clicar sobre o Way Point desejado, na lista a direita do planejador e surgirá uma nova janela aonde serão feitas algumas alterações, como: o nome do way Point; as coordenadas; e a altitude sobre aquele ponto.

Clique na imagem para ampliar.
  
Caso queira retirar algum dos pontos da lista exibida no “Flight Planner – Edit”, é só selecionar o ponto e usando o botão, “Delete Wayponit”, retira-lo da lista. O restante é igual ao explicado em “Simuladores 11”.

Bons Voos!

Nenhum comentário: