quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Informação 35 – O que é o Stick Shaker?


Uma das situações mais perigosas no voo, é a do Estol (Stall). Nesta situação o avião simplesmente deixa de voar e cai como uma pedra, sem sustentação para manter o voo nivelado. Acontece normalmente em baixas velocidades (pouso e decolagens) ou apartir de um aumento acentuado do ângulo de ataque da aeronave em relação ao sentido do voo e que provoca um deslocamento do ar sobre a parte superior da asa, gerando consequentemente perda da sustentação. O controle da velocidade e a atenção a alguns sintomas vivenciados, previnem a chegada ao Estol.
Um dos sintomas sentidos pelos pilotos é uma VIBRAÇÃO que aparecem nos comandos antes da total perda de sustentação, induzindo a procedimentos que recuperem a velocidade e a sustentação (Manobras treinadas nos cursos de pilotagem). Mas, dependendo da altitude e do tamanho da aeronave, este estado deve ser sentido o anterior ao acontecimento, e aí entra o chamado Stick Shaker.
O Stick Shaker, nada mais é que um conjunto de sensores e motores elétricos, ligados à coluna de comando (Manche) e com o intuito de fazer muito barulho e gerar grandes vibrações, avisando aos pilotos da eminência do Estol, mesmo antes de outros sensores.
Aeronaves com a Calda em formado de “T” tem uma tendência a Stolar o Profundor com maior facilidade que outros aviões. E nestes   Stick Shaker também é empregado.



Abaixo segue um vídeo demonstrativo da ação do Stick Shaker - EMB 145, Sistema de proteção de Estol.


Alguns Stick shaker, além da vibração e do barulho, efetuam processos, evitando a chegada ao Estol, como empurrar a coluna do Manche a frente e consequente diminuição do ângulo de ataque (vídeo acima).

Bons Voos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante e explicativo! 👏👏👏👏

Anônimo disse...

Muito obrigado, Deus Abençoe 🙏