sábado, 27 de outubro de 2012

Informação 35 – Radiofarol – NDB.


Começando pelo primogênito dos equipamentos de navegação por radiofarol, o NDB (Non-Directional Beacon). Tentaremos mostrar o que é este equipamento e como é a sua utilização na prática.
NDB é uma estação de rádio que emite ondas de radiofrequência e não direcional de uma posição conhecida (Marcada nas cartas aéreas). Este também emite um sinal sonoro que a identifica, ao ser captado no rádio da aeronave, através do velho Código Morse (Ver postagem Solicitação 2). Além da estação fixa o conjunto é complementado por um receptor, o ADF (Automatic Direction Finder ou Detector Automático de Direcção), que é responsável pela leitura da medida angular até a estação NDB, determinando sua direção. E completando o conjunto, existe um selecionador de frequência (cada NDB tem uma frequência de rádio específica,. Ex.; Ilheús NDB (YLH) frequência 305.0; Salvador NDB (IS) frequência 220.0).
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Mas como o ADF funciona?
A grosso modo, este capta o sinal do NDB e baseado na medição angular entre a Proa da aeronave e a estação (Marcação Relativa - MR), nos dá a posição desta. De posse desta medição e o valor da Proa, as somamos para encontrar a nova Proa a seguir até a estação. Esta soma entre a Proa e a Marcação Relativa se ultrapassar o valor obtido de 360º, deverá ser subtraído pelo mesmo. Não existem proas maiores do que 360º - Rosa dos Ventos. Ex.: Voando na proa 300º, verifico que a MR no meu ADF é de 090º. Então a nova proa para estação, será 030º (300º + 090º = 390º - 360º = 030º).

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Acima temos a formar mais simples de utilizar o ADF, existindo outras duas maneiras para procedimentos que além de interessar saber aonde a estação se localiza, será necessário aproximar ou afastar por Proa específica. Entra então os conhecimentos de QDM (aproximação) e QDR (afastamento). Um é o recíproco do outro, ou seja, caso meu QDM seja 030º, o meu QDR será 030º + 180º = 210º. Lembrando que somas maiores que 360º, deverão ser subtraídas do mesmo (360º).

  • Obs.: Para saber se estamos nos afastando ou nos aproximando de um NDB, deveremos verificar a posição da seta no ADF. Seta apontando para o nariz da aeronave nos indica que estamos aproximando do NDB. E se a seta estiver apontando para a calda do avião, significa que nos afastamos do mesmo. Ao passarmos bem em cima da Estação NDB, esta seta girará para o número recíproco a que se encontrava, e a esta ação damos o nome de Bloqueio da Estação.
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Aproximando ou afastando do NDB por uma proa específica – QDM e QDR.

QDM – O correto seria chamar Marcação Magnética (MM) e não o uso do código “q” que é um código vindo dos rádios amadores.  Este é a medida angular entre a Proa Magnética (PM) em relação à estação. Mas diferente do primeiro exemplo de “como utilizar o ADF”, esperamos uma quantidade de graus específica em relação a nossa PM, para interceptar a nova Proa prevista em procedimento. Na primeira forma, bastaria girar a quantidade de graus visualizada no ADF para nos direcionarmos a estação. No exemplo que ilustraremos a Marcação inicial é 090º e proa voada 110º, nos dando uma direção até o NDB de 200º. Mas no procedimento solicitado, deveremos nos aproximar na proa 220º. Para isso nos manteremos voando na proa 110º até que a Marcação Magnética atinja o valor de 110º (110º da proa + 110º da Marcação = Nova proa 220º). E daí, efetuamos uma curva a direita para interceptar o QDM solicitado. Estabelecido a nova proa para voar até a estação a situação visualizada é de Proa 220º e no ADF a seta estará apontada para o nariz do avião com Marcação de 000º.

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QDR – Nome correto é Linha de Posição. Nada mais é que o recíproco do QDM. Se o QDM do exemplo anterior para a aproximação foi 220º o afastamento, será 040º (220º + 180º = 400º - 360º = 40º). Neste caso a seta do ADF estará apontada para calda do avião. Como exemplo, usaremos os mesmos dados do QDM, só que fomos instruídos no afastamento da estação pelo QDR 040º.

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A Marcação é sempre contada no sentido horário, apartir da proa da aeronave, que correspondente a 000º no ADF de Limbo Fixo. Então no exemplo acima a Marcação Relativa foi 290º (ultima visualização na base da seta – afastamento), então 110º + 290º = 400º - 360º = 040º.

Mudança de QDM ou de QDR.

Nesta situação nos aproximamos ou nos afastamos de uma estação NDB em um QDM ou QDR específico, solicitado pelo Controle de Tráfego Aéreo ou por um procedimento de saída ou chegada. Mas em determinado momento, faz-se a necessidade de alteração, solicitado por órgão de tráfego aéreo, para evitar um tráfego por exemplo. Usaremos os seguintes dados: Aproximando no QDM 040º somos instruídos a efetuar o restante da aproximação no QDM 060º. Na prática existe uma regrinha básica que auxilia não nos confundirmos nas curvas necessárias para as interceptações:

Na aproximação de um NDB
  • QDM maior, Proa menor - QDM menor, Proa maior;
  • QDR maior, Proa menor - QDR menor, Proa maior;

No afastamento de um NDB
  • QDR maior, Proa maior - QDR menor, Proa menor;

Mudança para QDM maior - Então Voando para a o NDB no QDM 040º e Marcação 000º, somos solicitados aproximar no QDM 060º. Neste caso e seguindo a regra acima “QDM maior, Proa menor”, efetuaremos uma curva para a esquerda em uma menor proa, no caso usarei, 010º. A mantemos até visualizar no ADF uma Marcação de 050º (010º + 050º = 060º). Neste momento efetuamos uma curva a direita para voar no QDM 060º e Marcação 000º. Seta do ADF apontando para nariz do avião.

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  • Obs.: Para um QDM menor, devemos usar a regra de QDM menor proa maior.

Mudança para QDR Menor – Para o exemplo de mudança de QDR (afastamento), usaremos o mesmo valor que usamos para a o QDM, 040º. Neste caso no afastamento, somos direcionados a um QDR de 020º. Então, Iniciamos o afastamento no QDR 040º e proa 040º e após a solicitação inicio uma curva para esquerda até a proa escolhida de 010º. Ao verificar no ADF que minha marcação é de 370º ( visualizada na base da seta e no sentido horário desde a proa do avião), efetuo nova curva para a direita interceptando agora o QDR solicitado de 020º (Proa 010º + 370º Marcação = 380º - 360º = QDR 020º).
 
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  • Obs.: Para QDR maior a proa seria maior com curva para direita e interceptação do QDR com curva esquerda.

Vale dizer que o NDB é um sistema, considerado de não precisão, pois sofre muitas interferências da Ionosfera, das montanhas, costas e etc.. Utilizamos para os exemplos, o ADF de Limbo Fixo (Rosa dos Ventos não se move), mas existem dois outros tipos de leitura mais fácil: o ADF de Limbo Móvel, Manual e o automático. Lembro que os procedimentos de curva para interceptação de novas proas devem ser com diferença de no máximo 45º. Veja que nos exemplos acima utilizei o valor de 030º.

Bons Voos!

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