sexta-feira, 1 de junho de 2012

Informação 27 – Você sabe para que serve cada luz externa de um avião?


Muitos me perguntam a função de cada uma das luzes externas que tem uma aeronave. Então nesta postagem irei mostrar quais são, qual as suas funções e quando devem ser usadas.

Podemos dividi-las em 03 grupos básicos: Luzes de Navegação, Luzes anti-colisão e luzes acessórias.

Clique na imagem par aumentar.

Luzes de Navegação: estas ficam instaladas na ponta de cada asa e na cauda. Tem como objetivo mostrar a trajetória percorrida pelo avião, a quem observa.
Deve ser utilizada sempre em período noturno e diurno e por padrão sempre no lado esquerdo virá uma luz vermelha e do lado direito teremos uma luz verde. Além do uso de uma luz branca na porção mais afastada da calda.
Então caso avistemos outra aeronave ao longe e enxergarmos um clarão vermelho a nossa direita e um verde a nossa esquerda, isso nos indicará que o outro aparelho esta em sentido contrário ao nosso, ou seja, em risco de colisão. Já o contrário a esta situação, uma luz vermelha a nossa esquerda e uma luz verde à direita, nos indica que o outro avião estará no mesmo sentido que estamos percorrendo.

Luzes anti-colisão: Temos o Beacon e o Strobe. O primeiro já foi utilizado só para este fim, mas atualmente também indica que estamos prontos para acionar os motores ou efetuar o push-back (ser rebocado por veículo até um ponto de táxi).
Deve ser acionada sempre antes da partida dos motores e localiza-se um na parte superior e outro na parte inferior da fuselagem do avião.
Já o Strobe tem função estritamente de anti-colisão, e é posicionado na ponta de cada asas, junto às luzes de navegação e na calda. Sempre terá uma luminescência forte, picando foma rápida como o flash de uma câmera fotográfica. Este, deve ser ligado ao sermos autorizado para o ingresso na pista de decolagem, mantido por todo o voo e só poderá ser desligado após o pouso e ao deixarmos a pista, ingressando no seguimento de taxi.

Clique na imagem par aumentar.

Luzes acessórias: Nesta categoria eu coloco as luzes de auxílio ao táxi, decolagem/pouso e em alguns casos as luzes de logomarcas das empresas comerciais. Sua utilização é a escolha do piloto, e pode ser usadas no período diurno ou noturno e a depender da visibilidade local. Como padrão as luzes de táxi, decolagem/pouso sempre serão utilizadas nos procedimentos a que são destinadas, independente da visibilidade.

Clique na imagem par aumentar.

Bons Voos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Por favor.A página, tão bem feita, contem um erro grosseiro de ortografia. Um avião,um pássaro,um peixe, uma sereia, um réptil têm "caudas". "CALDA" é uma solução geralmente de açúcar e água, aquecidos até dar o "ponto desejaqdo".Também em agricultura, algumas misturas de inseticidas têm o nome de "caldas". Calda bordalesa, por exemplo.

Sabor de Voar disse...

Muito obrigado. As correções só melhoram o que quero passar. Sugestões e críticas, além de solicitar assuntos serão muito bem aceitas.

Um grande abraço.