domingo, 10 de junho de 2012

Informação 28 - Glissando ou Caranguejando, você sabe qual a diferença?


Há dias, vi um filme sobre aviões em que o ator principal falava de uma manobra em voo, o caranguejar e acaba descrevendo uma outra, a Glissada. E como no filme, vejo que esta é uma dúvida recorrente entre muitas pessoas, iniciando na área da aviação real ou da aviação simulada. Acredito que boa parte dessa dificuldade vem do principal local em que estas duas manobras são mais utilizadas, a hora do pouso.

Mas o que são e para que servem?

Caranguejar: Se você já viu um caranguejo andando, notou que ele anda no sentido esquerda/direta e não no sentido em que seu corpo indica, ou seja para frente como nós seres humanos. O pouso caranguejado é mais ou menos isso, o nariz do avião estará apontando para uma direção e o sentido do voo acontece para outro lado, normalmente resultando uma diagonal. Esta manobra é usada em dois momentos distintos: no voo em rota e na hora do pouso.
No primeiro é usado para compensar o vento vindo de direções laterais ao voo e que pode nos desviar da nossa rota. E no pouso é usado com o mesmo intuito, que é compensar o vento não alinhado com o eixo da pista, como seria desejado. Usando o leme de direção, imprimisse um efeito de guinada (ver postagem - informação 24) sobre o nariz do avião para corrigindo a deriva e anulando o efeito do vento. Esta situação em alguns momentos e em ventos fracos, pode ser diminuído abaixando-se a asa do lado que predomina o vento e é neste ponto que podemos confundir com a manobra glissada.

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Glissada: É uma manobra usada para perder altitude sem aumento da velocidade de pouso. Ela é usada em uma situação que o piloto na rampa final para o pouso, chege alto em relação a pista de pouso e já tendo esgotado todos os recursos para diminuir esta altitude, como: a utilização de flaps, motor totalmente reduzido e a impossibilidade de uma arremetida (nova decolagem para efetuar outro pouso). Consiste em um “cruzamento de comandos”, ou seja, usado o manche para mover os ailerons e abaixando a asa que é atingida pelo vento predominante e ao mesmo tempo comandando o leme de direção para o lado contrário, anulando a tendência que o avião terá em executar uma curva. Nesta condição o avião descrevera um voo lateralizado e/ou meio na diagonal e tendo como resultante um acréscimo significativo do arrasto parasita (Ver postagem – Informação 20), pela maior área exposta da fuselagem e propiciando ao avião a perder da altura.
Existem duas formas: a glissada frontal e a glissada Lateral.
  • Glissada frontal – esta é basicamente o que foi descrito acima. Um voo em direção ao pouso, mas com o nariz apontado para fora da referencia do voo. Neste caso usando mais o comando no leme de direção (pedal) que nos ailerons (manche).

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  • Glissada lateral – Aqui o vento já nos empurrou para fora do eixo da pista e além de perder altitude, nos precisamos seguir lateralmente para um alinhamento desta. Usaremos aqui, mas comando dos ailerons (manche) do que do leme de direção (pedais) e mantendo o nariz do avião perpendicular a pista de pouso, só evitando através de pequenas correções o efeito de curva.

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Obs.: A Glissada é uma manobra muito utilizada pelos praticantes do voo à vela (Planadores). Por serem aviões sem motor a chegar para o pouso é feita com um ângulo de planeio mais alto que o necessário a uma aeronave motorizada.

Bons Voos!

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