domingo, 17 de junho de 2012

Informação 29 - Circuito de tráfego padrão e não-padrão.


O Circuito de tráfego é uma série de posicionamentos ao redor de um aeródromo, que ordenam as aeronaves que chegam ou saem por regras de voo visual (VFR), com ou sem controle de tráfego aéreo. É uma das primeiras informações passadas aos pilotos novatos do curso de PP (Piloto privado), em suas primeiras aulas práticas, visto que a maior parte deste é ministrado próximo ou ao redor de aeroclubes e aeroportos.
O tipo de circuito mais utilizado é o circuito padrão (menos para helicópteros), ou seja, onde todas as curvas ao redor da pista serão feitas para a esquerda (sentido anti-horário), diferente do circuito não padrão, onde as curvas serão efetuadas para direita (sentido horário).  Lembro que dependendo da localização do aeródromo, este pode ter os seguintes formatos para o circuito de tráfego aéreo: padrão, não-padrão ou ambos.

Circuito de tráfego padrão e não padrão e suas fases.

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  • Perna do vento (a): Posição a ser voada paralela a pista em uso e no sentido contrário ao sentido do pouso. Nesta fase que ao visualizar a cabeceira da pista é iniciada os preparativos para o pouso, como: redução de potencia e checklist (Lista de Checagem) pré-pouso;
  • Perna base (b): É a posição perpendicular a pista em uso. Nesta fase é que configuramos o avião para o pouso, abaixando os flaps, o trem de pouso e o controle da potencia do(s) motor(es), além de efetuar checklist de pouso;
  • Final (e): No sentido do pouso e centralizada com o eixo da pista. Nesta fase é feito a decisão e aproximação final para pouso.
  • Perna contra o vento (c): Caso nas fases anteriores a final não seja possível o pouso será mantido o circuito e nesta fase voando paralelo a pista e no mesmo sentido da pista em uso.
  • Perna de través (d): Como na perna base, esta é perpendicular à pista e na porção oposta da pista em uso, ou seja na cabeceira contrária. Apartir desta, novamente efetuar a perna do vento, a perna base e em caso de pouso positivo, a final.

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Obs1.: Todas as curvas do circuito de tráfego são baseadas em ângulos de 90º Graus. Então no exemplo das imagens acima SBIU (Irecê) a cabeceira em uso é a 11 (110º), sendo assim a perna contra o vento é 290º, a perna base é 200º e a final, já no sentido do pouso é 110º. Neste exemplo o circuito não padrão é fictício.

Ingressando no circuito de tráfego aéreo

A chegada e o consequente ingresso no circuito de tráfego (Setas verdes das imagens acima) de um aeródromo, devem ser feito da seguinte maneira: Em um rumo que venhamos pela lateral da perna do vento da pista em uso, usaremos um rumo de entrada com um ângulo de 45º menor que o rumo desta, ou seja no caso da pista 11 de Irecê e perna do vento de 290º, meu ângulo de entrada será 335º. Já pelo lado da perna de través, que tem rumo 110º, o ângulo usado será de 65º. O circuito não padrão idem.

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Obs2.: A altitude mínima sobre o aeródromo em um circuito de tráfego é de 1.000pés para aeronaves a hélice e 1.500pés para aviões a jato. No exemplo de Irecê que está a 2.561pés acima do nível médio do mar, o circuito para aviões a hélice e aeronaves a jato são respectivamente, 3.561pés e 4.061pés.

Bons Voos!

2 comentários:

bruno disse...

aonde encontro essa informacao sobre ingresso no circuito de trafego a 45 graus?

aonde esta oficialmente esta informacao? Obrigado

reporteramadorsbufchesf disse...

Ou seja!!!! em Arcoverde-Pe [SNAE] a altitude do campo é de 2100 pés acima do nível do mar, e quando eu fiz um cicuito de tráfego da cabeceira 15, num vídeo de flight simulator fsx, com uyma altitude de 3500 pés, um jovem assistiu meu vídeo e me encheu de condenações.. querendo que eu voe no avião á 500 pés de altitude na perna do vento e no circuito de tráfego á 1000 pés.. e aí eu dei bronca no cara, porque ele só voa aeroportos com elevação abaixo de 1000 pés, e eu só faço voos em aeródromos de elevação acima dos 2000 pés... Então é lógico que quando eu estou em Arcoverse-PE com elevação de 2100 pés, eu só posso ingressar circuito de tráfego á 3500 pés e perna do vento a pelo menos 1000 pés..... E o cara tá me enchendo o saco, dizendo que eu sou um ´´DOENTE MENTAL´´.. precisando de pisicólogo.... kkkkkk não aguento mais este cara.....