quinta-feira, 28 de junho de 2012

Informação 30 – Escolha do Nível de Voo.


Uma coisa que sempre é duvida entre as pessoas, é como os pilotos sabem em que nível eles voarão.
Como tudo na aviação nada é por pura escolha e ao acaso e sim dentro de normas pré-estabelecidas, sendo o voo em espaço aéeo controlado ou não. Este é determinado por duas tabelas básicas: uma para voo em situação VFR (Voo Visual) e a outra para voos IFR (Voos por instrumentos).
Em ambas a forma de escolha depende principalmente da proa em que voaremos e da seguinte forma: Entre os rumos/proas de 000º à 179º, voaremos em níveis com números impares e entre os rumos/proas entre 180º à 359º, voaremos em níveis com números pares.
  • Digamos que voaremos no rumo/proa 090º e em um voo VFR, então poderemos usar os níveis entre 3.500 pés à 13.500 pés. Veja que, em cada setor da tabela existe uma diferença de separação de 2.000 pés para o próximo nível.

Clique na imagem para ampliar.

  • O mesmo acontece para uma proa 270º e em voo IFR. Só poderemos usar os níveis entre 2.000 pés a 51.000 pés. Neste caso da tabela de Níveis IFR, há uma diferença nos últimos níveis em relação a distancia de separação entre os níveis. Veja tabela.

Clique na imagem para ampliar.
  • Além do rumo/proa a ser voado o que mais influência na escolha do nível a ser voado?
Para esta escolha o piloto usa a como base a performance do avião, distância do voo, o vento previsto naquele nível (Ideal será um vento de cauda) e o tráfego já existente que é informado pelos órgãos de controles do espaço aéreo.

Bons Voos!

2 comentários:

Unknown disse...

Conserta aí o vento de "calda". Troca por cauda, tá?

Anônimo disse...

Eu ia dizer o mesmo. Calda com "L" é para bolos e pudins...rs