quarta-feira, 6 de junho de 2012

Simuladores 8 – Habilitando cenários no FSX

Uma das grandes duvidas de usuários dos simuladores de voo, refere-se à habilitação dos cenários encontrados na internet que dão um maior detalhamento e realidade ao uso destes. Pensando nisso, informarei alguns sites aonde encontro estes cenários, descreverei o passo-a-passo desta habilitação e que acompanha um vídeo que demonstra o processo.
Estes passos serão dados para o Flight Simulator X (FSX), mas serve para versões anteriores.

Aonde encontrar os cenários?

http://www.terra-brasilis.org/ - na aba “Brasil Sceneries”;
http://library.avsim.net/login.php?Location=%2F – Site (necessário efetuar cadastro);
E outros...

Como habilitar para usuários do Windows XP?
Descompactar os arquivos baixados nos sites acima em uma sub-pasta que você deve criar dentro do seu computador, se possível dentro do próprio simulador e na pasta Addon Scenery (Ex.: Cenários_Brasil). No meu caso pelo caminho: C:\Arquivos de programas\Microsoft Games\Microsoft Flight Simulator X\Addon Scenery.
Iniciar o Simulador FSX e logo ao abrir, localize o botão “Setting”, que fica do lado esquerdo da sua tela. Clique e isso o levará a página “Setting”. Nesta página procure e clique no botão “Scenery Library”. Nova página aberta, “setting – Scenery Library”, ache e clique no botão “Add Area”, daí abrirá uma janela do Windows que deverá ser usada par acessar a pasta que descompactamos os arquivos de cenário. Localize-o, clique sobre o cenário desejado. Repita o processo com todos os cenários que deseja e ao finalizar na página “setting – Scenery Library” , clique no botão “Ok” e o Flight Simulator irá processar a habilitação. O Vídeo abaixo, lhe dará a visualização do método.


Obs.1: Em simuladores anteriores ao FSX, após terminar, deverá reiniciar o simulador. No FSX isso não é preciso.
Obs.2: Para os usuários do Windows 7, há bug que aparece em algumas instalações, mas seguindo o procedimento abaixo, isto pode ser contornado:


Bons voos!

Nenhum comentário: