domingo, 4 de novembro de 2012

Utilidade 10 – 70 anos da Base Aérea de Salvador (BASV).


No próximo final de semanas os portões da BASV,estarão abertos para a visitação pública, em comemoração aos seus 70 anos de existência.

Clique na imagem para ampliar.

Além da visitação a Base Aérea, suas aeronaves, estrutura física e materiais, seremos brindados no domingo, 11 de novembro com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Farol da Barra. Simplesmente fantástica!

Sobre a BASV

Criada em 1942 por influência da II Guerra Mundial, utilizava a mesma pista, aeronaves e estrutura do antigo Aeroclube de Salvador, que hoje é o atual Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães. E esta integração ainda acontece, pois mantendo-se ao lado do Aeroporto,  utiliza a mesma pista de pouso e decolagem para suas operações.

Clique na imagem para ampliar.

Sua função desde a criação, foi o de patrulha e observação da costa, que na época preocupava-se com os comboios que margeavam nosso litoral e sofriam com ataque, efetuados pelos submarinos Alemães.  Após esta fase continuou com a principal missão de Patrulhamento das costas e do mar territorial brasileiro, integrando o 1° Esquadrão do 7° Grupo de Aviação (1º/7º GAV), além de ajuda em missões de busca e salvamento.
Muitas aeronaves usadas no patrulhamento marítimo passaram pela BASV, mas os mais importantes foram os Lockheed’s PV1 Ventura e  PV2 Neptune e atualmente os P-111 (Banderulha) e os Lockheed P-3 Orion.

PV-2 Neptune
Clique na imagem para ampliar.

P-111 Banderulha
Clique na imagem para ampliar.

P-3 Orion
Clique na imagem para ampliar.

Feliz Aniversário a BASE AÉREA DE SALVADOR e que venha novos e muitos anos.

Bons Voos!

Nenhum comentário: