segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Informação 37 – Radiofarol – NDB – Prática.


Nesta postagem a ideia é mostra com um exemplo prático o que foi passado em “informação 35 – Radiofarol – NDB”. Para isso usaremos um procedimento de saída do aeroporto de Ilhéus (SBIL), que é a SID–CORAL1. Neste procedimento numeramos pontos para facilitar o entendimento (AA, BB, CC e DD).

SID Coral1
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Note que este procedimento de saída de ilhéus tem vários fixos, como Kurbox1, Onda1A, onda1B e o fixo que será nossa escolha, Coral1. Este fica a 61NM (Milhas Náuticas) de Ilhéus e é orientado pelo QDR 043º. Então o nosso afastamento baseado no NDB de Ilhéus será pelo QDR 043º.
 
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Na cabeceira da pista 11 (110º - AA) do aeroporto de Ilhéus, a primeira coisa a ser feita é a sintonia da frequência do NDB em questão, junto ao receptor da aeronave. E que neste caso é a frequência de 305Mhz (YLH). Feito isso veremos que a seta do ADF apontará para a esquerda, nos mostrando a Marcação Relativa (MR) de 340º, ou seja se quiséssemos nos aproximar (seta ADF voltada para nariz do avião) da estação NDB, bastaria usarmos a proa 090º - (113º proa da pista + 340º da MR (lembre-se que a Marcação Relativa é sempre contada no sentido horário) = Total 450º - 360º, pois não temos proas a voar maior que 360º = Valor encontrado é 090º).

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Então ao iniciarmos a decolagem, verificamos no Giro Direcional (01 Fig. 02) que matemos a proa da pista (110º), mas que o ADF já nos mostra que estamos nos afastando do NDB (02 Fig.02), veja a posição da sua seta, voltada para a calda do avião.



Figura 02
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Neste procedimento vemos que a Carta de Saída (SID) nos indica uma curva para a esquerda (BB) para interceptarmos a proa de afastamento que é QDR 043º. Então seguindo a regrinha, vista na postagem “informação 35 – Radiofarol – NDB”, referente a mudança de QDR no afastamento, temos: Mudança de QDR maior para um QDR menor usaremos uma proa menor que a do QDR desejado. Por padrão usaremos um valor 30º como proa menor que o QDR. Então a nossa primeira curva será para proa 13º (01 Fig. 04). E ai, veremos a seta do ADF cada vez mais em direção a calda e a base da seta, subindo em direção ao nariz do avião (02 Fig.04).

Figura 04
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Manteremos esta proa 13º (01 Fig. 05) e ao verificarmos a MR 390º (02 Fig.05), iniciamos (CC) uma nova curva para direita para interceptarmos o QDR 43º (13º proa do avião + 390º MR = 403º - 360º = QDR 43º). Este QDR 043º será mantido até o fixo CORAL (DD).


Figura 05
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Veja que no QDR de afastamento requerido pela Carta de Saída (SID), a proa do Giro Direcional é de 43º (01 Fig. 06) e no ADF temos a MR 000º, base da seta apontando para o nariz do avião (02 Fig.06).

Figura 06
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Obs.: O ADF utilizado para exemplo é o mais complicado que é o de limbo fixo, aonde o Norte corresponde a o nariz do avião, o Sul a calda, o Oeste a asa esquerda e o Leste a asa direita.

Bons Voos!

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