domingo, 19 de agosto de 2012

Tempo 5 – Metar de hoje (19/08/2012) para SBRF (Recife), SBFZ (Fortaleza) e SBFL (Florianópolis).


A pedido, segue Metar de algumas cidades brasileira com a análise.


METAR SBRF 191100Z 15010KT 9999 VCSH SCT020 BKN070 23/19 Q1018=

  • SBRF – Prefixo do aeródromo (Recife-PE);
  • 191100Z – Data: 19 do presente mês; hora da observação: 11h Zulu ou seja as 08h local;
  • 15010KT – Direção do Vento: 150º - O vento é sempre visto de que direção ele vem; Velocidade de 10KT ou 5,39Km/h – Ventos até 6KT são considerados calmos para operações aéreas, após isso, observar a capacidade de cada aeronave;
  • 9999 – Visibilidade: Neste caso acima de 10.000m ou 10Km;
  • VCSH SCT020 BKN070 – VCSH – Chuva leve nas vizinhanças aeródromo, com nuvens espaças a 2.000pés e fechado (nuvens pesadas) a 7.000pés;
  • 23/19 – Temperatura 23ºC e ponto de orvalho 19º - Estes, quanto mais próximo, maior a possibilidade de nevoeiro;
  • Q1018= - QNH Pressão barométrica do campo e deve ser inserido no altímetro no pouso e na decolagem. Esta pressão inserida no altímetro mostra a altitude do campo que no caso de SBRF é de 33pés ou +/- 10m.

Nas operações de pouso e decolagem para o aeroporto dos Guararapes, utilizando a pista 18 (180º), teremos vento incidindo um pouco a nossa esquerda e devido a sua velocidade, acima do que chamamos de vento calmo, há a necessidade de correções nos procedimentos de pouso e decolagem para manter o alinhamento com a pista. A visibilidade é boa com um pouco de chuva ao redor do campo.

METAR FORTALEZA - SBFZ 191100Z 13015KT CAVOK 27/16 Q1016=

  • SBFZ – Prefixo do aeródromo (Fortaleza-CE);
  • 191100Z – Data: 19 do presente mês; hora da observação: 11h Zulu ou seja as 08h local;
  • 13015KT – Direção do Vento: 130º - O vento é sempre visto de que direção ele vem; Velocidade de 15KT ou 8,09Km/h – Ventos até 6KT são considerados calmos para operações aéreas, após isso, observar a capacidade de cada aeronave;
  • CAVOK – Expressão utilizada para indicar visibilidade e tempo ótimos;
  • 27/16 - Temperatura 27ºC e ponto de orvalho 16º - Estes, quanto mais próximo, maior a possibilidade de nevoeiro;
  • Q1016= - QNH Pressão barométrica do campo e deve ser inserido no altímetro no pouso e na decolagem. Esta pressão inserida no altímetro mostra a altitude do campo que no caso de SBFZ é de 82pés ou +/- 24m.


Fortaleza esta com o vento perfeitamente alinhado com a pista 13 (130º), tempo muito bom para as operações de voo.

METAR FLORIANÓPOLIS - SBFL 191100Z 32006KT 8000 BKN011 BKN025 21/20 Q1027=

  • SBFL – Prefixo do aeródromo (Florianópolis-SC);
  • 191100Z – Data: 19 do presente mês; hora da observação: 11h Zulu ou seja as 08h local;
  • 32006KT – Direção do Vento: 320º - O vento é sempre visto de que direção ele vem; Velocidade de 6KT ou 3,23Km/h – Ventos até 6KT são considerados calmos para operações aéreas, após isso, observar a capacidade de cada aeronave;
  • 8000 – Visibilidade de 8.000m ou 8Km;
  • BKN011 BKN025 – Fechado (Nuvens pesadas) a 1100 pés e 2.500 pés;
  • 21/20 - Temperatura 21ºC e ponto de orvalho 20º - Estes, quanto mais próximo, maior a possibilidade de nevoeiro;
  • Q1027= - QNH Pressão barométrica do campo e deve ser inserido no altímetro no pouso e na decolagem. Esta pressão inserida no altímetro mostra a altitude do campo que no caso de SBFL é de 19pés ou +/- 5m.


A maior pista no Hercílio Luz internacional é a 14/32. Neste caso a primeira opção será utilizar a pista 32 para as operações. Mas baseado na velocidade do vento de 6KT (vento considerado calmo), podemos usar a pista 14 que tem uma quantidade de auxílios ao pouso e decolagem maiores que a pista 32 e isso será de grande valia com as nuvens que se apresentam.  Também é de verificar a alta possibilidade de nevoeiro para este aeroporto – Temperatura e ponto de orvalho estão quase iguais.

Bons voos!

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