quarta-feira, 21 de março de 2012

Solicitação 1 – Atendendo solicitação de comentário


Na postagem “Opinião 2 e vídeo 13 – Mayday Desastres Aéreos – Voo TAM 3054”, me foi solicitado em um dos comentários, a forma como se consegue os pontos ou “Waypoints” que uma voo passará em rota, como: os fixos, auxílios, aerovias, chegadas, saídas e etc.

Existem três maneiras:

1 - Sites Especializados – Estes são de fácil utilização e só é necessário colocarmos o nosso aeródromo de partida e de destino, que ele nos dá as rotas existentes. No uso da simulação Virtual, uso:

http://www.euroutepro.com/fp/fp_main.php

http://rfinder.asalink.net/free/

2 – Programas – Estes normalmente são utilizados por pilotos reais e são parecidos com o “Criar voo” do seu Flight Simulator;
Obs.: Os programas e site tem de ser periodicamente atualizados pelos seus fabricante e suportes.

3 - Verificando em cartas dos órgãos de controle do tráfego aéreo – Mesmo utilizando Sites e programas, o ideal é a utilização das cartas dos órgãos de controle de tráfego aéreo, que aqui no Brasil são feitas pelo DECEA e na seu site na internet AISWEB, poderemos encontrar tais cartas. Segue o link:

http://www.aisweb.aer.mil.br/

Estas cartas já foram mostradas em postagens anteriores, iniciando na postagem: “Informação 5 - Os pilotos são adivinhos?“ e deverão ser utilizadas seguindo uma ordem. Segue abaixo a ordem e seus links no blog:


  • Cartas de Aeródromos (ADC) e Cartas de Estacionamento (PDC): “Informação 8 – Desvendando as cartas aéreas - “Cartas para orientação no solo”;
  • Cartas de Saída (SID); Informação 11 – Desvendando as Cartas Aéreas – “Cartas para voos por instrumento (IFR) – Cartas de Saída (SID)”;
  • Cartas de Rotas (ERC): Informação 12 – Desvendando as Cartas Aéreas – “Cartas para voos por instrumento (IFR) – Cartas de Rota (ENRC)”;
  • Cartas de Área (ARC): Informação 13 – Desvendando as Cartas Aéreas – “Cartas para voos por instrumento (IFR) – Cartas de Área (ARC)”;
  • Cartas de Chegada (STAR): Informação 14 – Desvendando as Cartas Aéreas – “Cartas para voos por instrumento (IFR) – Cartas de Chegada (STAR)”;
  • Cartas de Aproximação (IAC): Informação 15 – Desvendando as Cartas Aéreas – “Cartas para voos por instrumento (IFR) – Cartas de Aproximação (IAC)”;

  • Cartas de Estacionamento (PDC) e Cartas de Aeródromos (ADC): Igual ao item 1.

Bons Voos!

2 comentários:

Anônimo disse...

oi. alem de aguardar ansioso pelo post a respeito dos pedais de um aviao (por ex, cessna 152), eu queria saber sobre o "barulho" do adf. num aviao real tambem fica apitando aquele barulho sem parar? qual a finalidade daquele som que fica o tempo inteiro apitando? na net eu vi que pode ser o codigo morse. mas qual a finalidade de tocar sem parar? se eu estiver a 40 minutos de um ndb, eu vou ficar escutando aquele som ate chegar la?

Anônimo disse...

Cara boa noite,
Sim o bip que vc escuta no audio ao se capturar um NDB ou um VOR é codigo morse. Este serve para vc saber se capturou a estaçao correta. O codigo vem nas cartas abaixo da frequencia deste. E vc não é obrigado a ouvir direto, tem como desligar.