sábado, 24 de março de 2012

Informação 24 – Movimentos de um avião


Basicamente existem três movimentos que uma aeronave é capaz de fazer, Inclinação, rolagem e guinada. Estes movimentos são conseguidos usando o Manche e os Pedais. Mas primeiro é necessário saber que o avião atua sobre três eixos imaginários e que estes eixos se encontram em um ponto de cruzamento chamado de Centro de Gravidade (CG). São eles: Eixo Transversal, Eixo Longitudinal e Eixo Vertical.


Eixo Transversal ou Lateral – Liga as pontas das asas, passando pelo centro do avião e é responsável pelo movimento de inclinação do nariz, subir (Cabrar) ou descer (Picar).  Utilizando o Manche e o movimentando para frente ou para trás, efetuamos o movimento de inclinação, mudando a posição do Profundor no Estabilizador Horizontal.


Eixo Longitudinal – Estende-se entre o nariz e a calda do avião e nele é feito o movimento de rolagem, ou seja as asas rolam sob a fuselagem do avião para esquerda ou para direita com a mudança na posição dos ailerons. E como no anterior, efetuaremos este movimento girando o manche para esquerda ou para direita.



Eixo vertical – Este fica paralelo aos outros, ou seja, atravessa a fuselagem no sentido de cima para baixo ou vise-versa.  Incide sobre ele o movimento chamado de guinada, que é a rotação do nariz para esquerda ou para direita e diferente dos dois outros, este movimento é conseguido com a utilização dos pedais e não do manche, alterando a posição do Leme no Estabilizador Vertical.


Os comandos para os movimentos acima são o Manche (01) e os Pedais (02). Mas como são e como funcionam?




Manche (1) – É o controle parecido com a direção dos carros que o piloto usa para pilotar o avião. Ele tem movimento para esquerda e direita e de empurrar e de puxar. Como comentado acima ele é usado nos movimentos de inclinação e rolagem. Também pode ser encontrado em vários formatos, desde a forma de uma roda inteira de meia roda, em forma de alavanca e como um joystick que é muito usado nos aviões da Airbus.

Pedais (2) – Este é acionado com os pés pelo piloto e movimenta o Leme no Profundor Vertical, alterando a posição do nariz do avião para esquerda ou para direita. Outra função dele é a de freio na maioria dos aviões, ou seja na metade da pedaleira para baixo o piloto comanda o Leme e na outra metade da pedaleira, acionando com a ponta dos pés os pilotos tem freio único se apertar os dos em conjunto ou freio individual se apertá-los de forma assimétrica. Esta ação de freio individual ajuda na dirigibilidade do avião no solo.


Obs.: Em curva os pilotos usam o manche e os pedais em conjunto, o que recebe o nome de “voo coordenado”. Este efeito de coordenação dos comandos pode ser verificado em um dos primeiros instrumento de voo usado em aviões, o “Turn Bank” ou como chamado vulgarmente no Brasil, “Pau e Bola”.A coordenação de comandos pode não ser utilizada em algumas manobras importantes, como no “Voo caranguejado” ou no “Voo de Glissada” (explicaremos estes dois em outra postagem)


Bons vôos!

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