segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Relato 1 - Voo entre SBBE e SBSL (Belém e São Luis) - FSX

Neste relato, tentaremos dar o passo a passo de um vôo “virtual” entre Belém do Pará e São Luis no Maranhão. Utilizaremos o C208B Super Cargomaster da fabrincante de addons Carenado, em um vôo de transporte de carga entre estas cidades, que distam 265NM uma da outra. Nosso vôo tem uma duração prevista de 01:22h.


PREPARATIVOS

Preparativos - metrológicos
Em SBBE - SBBE 010630 09004KT 9999 SCT020 31/24 Q1013=
Em SBSL - SBSL 010630 09009KT 9999 BKN017 31/20 Q1013=
Em SBIZ - SBIZ 010630 10008KT 9999 BKN020 31/22 Q1014=
Fonte: http://www.redemet.aer.mil.br/#

Observamos que o tempo em Belém está aberto com algumas nuvens espaças e com vento calmo. Em São Luiz e na Alternativa Imperatriz, teremos céu fechado em torno de 20% com ventos moderados. Nos três aeródromos teremos visibilidade acima de 10Km e temperatura em torno do 31ºC.

Preparativos - Navegação


Optamos por efetuar um vôo IFR (por instrumentos) em se tratando da região norte e das condições do clima no destino e alternativa.
Utilizamos a carta de rota Inferior L4 e WAC da região, para verificarmos qual a aerovia à seguir, e que neste caso foi a G677. E estas cartas também, foram usadas para coleta de dados, como: freqüências de VOR’s e NDB’s; pontos de referencias; níveis a utilizar; rumos; fixos e outros. Neste trecho voaremos no FL 070 (Nível de vôo 7.000 pés) por se tratar de proa impar - 125º - conforme a tabela de níveis ao lado. Executaremos um vôo on-line na rede Vatsim, que é aonde faremos a coordenação na frequência 123.45, informando nossos procedimentos a outros pilotos na mesma situação. A coordenação será de informação dos nossos passos,  inexistir controladores on-line no momento em quer faremos o vôo. Optamos por utilizar a SID Janes1 (Carta de Saída - sid_sbbe_ilsat2-janes1-naxot-kevad) no nosso procedimento de saída.

Dados do Voo

·         Distancia entre SBBE-SBSL: 265NM ou 490Km;
·         Distancia Entre SBSL-SBIZ (Alternativa): 220NM ou 408Km;
·         Velocidade Indicada Estimada: 145Kts ou 270Km/h;
·         Tempo de Vôos Estimado entre SBBE-SBSL: 01:22h;
·         Tempo vôo estimado Alternativa: 1:37h;
·         Tempo total de voo para calculo de abastecimento: 2:59h
·         Combustível Necessário para Tempo total voo e regras IFR em Kg: 660kg;
·         Nível Voo SBBE-SBSL: FL 070;
·         Nível Voo SBSL-SBIZ (Alternativa): FL 080 utilizando aerovia W22.
Preparativos - inspeção pré-voo - externa

Após efetuar o abastecimento, iniciamos a inspeção pela porta esquerda do piloto em comando e seguindo o sentido horário, efetuado uma volta completa e analisando: o estado geral da bequilha dianteira, Carenagem da turbina, turbina, o hélice, vazamentos no compartimento turbina, passamos para asa direita, verificamos as luzes de navegação, taxi e pouso e efetuamos a drenagem de combustível desta asa; verificado o trem de pouso principal, a fuselagem, as portas do compartimento bagageiro na barriga d aeronave e partimos para a empenagem, aonde observamos o profundor e o leme; iniciamos a volta pelo leme esquerdo, passamos ao profundor, fuselagem e bagageiro; trem pouso esquerdo, asa esquerda, luzes, Tubo de Pitot; efetuamos o dreno do combustível, e observamos a limpeza geral.

Preparativos - inspeção pré-voo - interna

Iniciamos com uma verificação nos níveis de combustível necessários ao vôo; verificamos se os comandos de vôos estão livre; passando para os instrumentos de vôo e manetes; estado geral interno; amarração da carga que iremos transportar; documentações, manuais e objetos necessários ao vôo, como: cartas Visuais e por instrumento e equipamentos de segurança;

VOO

Após efetuarmos o plano de vôo e enviá-lo à rede Vatsim, solicito ao co-piloto os checklists para iniciarmos o acionamento e partida do motor do nosso Grand Caravan, que está parado no pátio 03, próximo a torre de controle de Belém.

Check Antes partida Motor

Inspeção Pré-voo
Completa
Portas
Fechadas
Pax, carga, Briefing
Completa
Freio estacionamento
Acionado
Cintos
Ajustados
Interruptores
Desligados
Interruptor Ignição
Normal
Fusíveis Elétricos
Acionados e checados
Seletora Tanques Combustível
Ambos em all
Radar
Desligado
Ar-condicionado
Desligado
Inversores
Desligado
Ar comprimido (Bleed air)
Desligado
Aquecedor Cabine
Desligado
Manete Potencia de Emergencia
Normal
Manete Potencia
Idle
Hélice
RPM Máximo
Manete Mistura
Cortado
Corte combustível
Ligado – Puxado
Bateria
Ligada
Flaps
Em cima (Up)
Detetor de Fogo
Precionado
Painel de avisos
Testado


Logo em seguda iniciamos o checklist de acionamento.

Check Acionamento Motor

Bateria
Ligada
Voltagem e amperagem
Verificada 24V
Manete Potencia de Emergencia
Normal
Area da Hélice
Livre
Luzes Navegação e Beacon
Como requeido – Ligar
Bomba combustível auxiliary
Checada e Ligada
Pressão combustível
Checado e off
Fuel Flow
Checado e nenhum
Interruptor de partida
Acionar – Start
Interruptor Ignição
Checado e Ligado
Pressão oleo
Checada – verificar aumento
Ng > 12% estabilizad
Esperar
Manete Mistura
Low Idle
Fuel Flow
80 a 110lb/h
ITT
1090º no máximo 2 min
Ng > 52%
Checar para delisgar int partida
Interruptor partida
Desligado
Enrgização geradores
Checar desligado
Inversores
Testar 1 e 2
Instrumentos motor
Verificar parâmetros
Bomba combustível auxiliar
Desligar
Potencia de Standby
Ligar
Avionicos 1 e 2
Ligar
Vacometro
Checado
Aquecimento, Ventilação e ar-cond
Como necessário
Radios
Ligados e setados
Instrumentos navegação
Setados

Partida finalizada, informamos pela rede Vatsim, que o N94177 inicia táxi para pista 06 de SBBE para vôo IFR até SBSL, voando no FL 070, utilizando a aerovia G677 e o procedimento de saída Janes1.



Iniciamos o taxi do pátio 3 aonde estávamos estacionados, passando pelas pistas de taxi, C e D, até o ponto de espera da Pista 06. Neste meio tempo solicito ao co-piloto checklist de táxi.

Check Taxi
Luz de Táxi
Ligada
Freios
Testados
Instrumentos de vôo
Checados

Finalizado o taxi e chegando a posição 02 da pista 06 SBBE, solicito o check antes decolagem.

Check Antes da Decolagem
Cintos segurança
Checados e seguros
Controle de vôo
Checados e seguros
Instrumentos de voo
Checados e setados
Seletora tanques combustível
Checados em ambos
Quantiudade combustível
Checados
Manete Mistura
Toda Aberta
Compemsador
Setado para decolagem
Check Potencia
400lb/h
Bomba de vácuo
Checado
Voltagem
Checar geradore e retornar bateria
Separador Inercial
Desligado
Instrumentos do motor
Checados parâmetro
Governador Hélice
Checar 1750 =/- 60rpm
Manete potencia
Idle
Standby Potencia
Checado
Autopilot
Setado
Interruiptor avionicos
Ligado
Diretor de vôo
Ativado
Yan damper
Ativado
Compensadores
Checados e setados
AquecieNMto pitot <4ºC
Ligado
Proteção gelo
Como requerido
Radar e avionicos
Checados
Strobe
Ligado
Luzes Aviso
Apagadas
Janelas e Portas
Fechadas
Freio estacionamento
Acionado
Mante Mistura
Máximo

No ponto de espera verificado que na final longa da Pista 06 de SBBE, estava livre, informamos na rede Vatsim o ingresso na Pista 06 e o conseqüente início da decolagem, utilizando saída Janes1.

Check Antes da Decolagem - Continuação
Luz Pouso
Ligada
Flap
Setado para decolagem – 20º
Manete Hélice
Max RPM
Manete Potencia
Total Avante
Painel avisos - 40% Potencia
Checar
Instrumentos motor 40% Potencia
Checar parâmetros
Freios
Soltar
VR
70-75
Subida
85-95
Flaps
Flap 10º após 85 0º após 95KIAS

Iniciamos a decolagem, mantemos o centro da pista e meu co-piloto vai informando as velocidades de V1, VR e V2.
Aos 60KIAS, iniciamos a puxada do manche para o alívio da bequilha.
Aos 70KIAS iniciamos a rotação bem devagar e daí aos 75KIAS iniciamos a subida, sendo informado pelo co-piloto que já estávamos com subida positiva (positive climb). Mantemos o rumo da pista na subida, e com o incremento para uma a razão de melhor subida por volta dos 1.000 pés/min, bem acima do solicitado na carta de saída janes1, que especidfica de 4,2% até os primeiros 500 pés. Aos 300 pés acima da pista, solicito ao co-piloto o recolhimento dos Faps – flap 0º -, lembrando de compensar a pequena queda do nariz do avião. Fato ocasionado pela diminuição da sustentação nesta configuração. Aos 1.200 pés, iniciamos curva para direita conforme solicitado no procedimento Janes1 e incrementamos uma proa para interceptação da radial 126º. Utilizamos a proa 160º.
No cruzamento da altitude de transição, que no nosso caso foi de 4.000 pés, setamos os altímetros para pressão padrão.
Esperamos que o CDI do VOR1, começa a centralizar, iniciamos uma curva para esquerda, afim de interceptar a radial de saída 126º. Nosso próximo fixo após a decolagem fica a 40NM do VOR BEL (112.30), que é o fixo Janes1 e após este, manteremos a mesma radial 126º, por toda aerovia G677.
Neste meio tempo solicitei ao co-piloto checklist de subida.


Check Subida
Luz Pouso
Desligada
Flap
Manete Hélice
1900 RPM
Manete Potencia
90% Ng
Velocidade de Subida
110-120KIAS
Instrumentos motor
Checar parâmetros
ITT
< 740º - operação normal
Radar
Como requerido









E ao nivelarmos check de Cruzeiro.

Check Cruzeiro
Manete Hélice
1600-1900 RPM
Manete Potencia
80% Ng
Velocidade Cruzeiro
145KIAS – verificar tabela potencia
Instrumentos motor
Checar parâmetros
ITT
< 740º - operação normal
Radar
Como requerido
Aquecimento Pitot > 4º
Ligado

Após o fixo Janes , relatamos pela rede Vatsim, ter passado este fixo e que nossa próxima comunicação seria a 40NM de SBSL que é o fixo Savio.

Sem turbulência e com um vôo tranqüilo, utilizamos WAC da região para visualizar pontos pitorescos, como: rios e seus afluentes, cidades e outros.
Antes de bloquearmos o fixo Savio, iniciamos os preparativos para descida e já optamos por utilizar a descida ILS/DME Y RWY06 (iac_sbsl_ilsdmeyrwy06), conforme o vento informado no Metar dos nossos preparativos (SBSL 010630 09009KT 9999 BKN017 31/20 Q1013=). Através de uma conta simples podemos estimar o ponto inicial de descida, multiplicando nossa altitude por três. E que neste caso fica a 21NM de SLI.
(7.000 pés X 3 = 21NM).
Chegamos ao fixo Savio informamos na rede Vatsim, que estamos sobre o mesmo, e que executaremos pouso na Pista 06 de SBSL utilizando o procedimento ILS/DME Y RWY06. Indicamos o próximo reporte no ponto de descida programado.



Ao atingirmos este ponto, 21NM do VOR SLI (113.50), reportamos na rede Vatsim, o início da descida e que seguiremos direto para o VOR SLI (113.50), afim de efetuarmos o procedimento escolhido. Reduzimos a potencia e iniciamos a descida com mais ou menos 1.000 pés/min. Solicito o checklist de descida ao co-piloto.

Check Decida
Protreção de gelo
Como requerido
Aquecedor do Pitot
Ligado < de 4ºC
Altimetro
Verficar AT e setar
Manete Potencia
Como requerido

Nivelamos a 2.000 pés nos mantemos nesta altitude até o bloqueio do VOR SLI para o ingresso na orbita prevista no procedimento.
Verificamos na carta de chegada, que será uma entrada direta com curvas não-padrão para esquerda.


Após o bloqueio do VOR SLI, iniciamos curva padrão para esquerda e no través do re-bloqueio disparamos o cronômetro para um afastamento de 1 min.
Afastando por 1 minuto. efetuamos nova curva padrão à esquerda e interceptamos o curso 240º ou a radial 060º. Antes do re-bloqueio informo através da rede Vatsim que estamos bloqueando o VOR SLI e iniciando o procedimento de pouso na pista 06 em SBSL. O re-bloqueio é efetuado e agora, nos afastamos na radial 240º, aonde disparamos o cronômetro para nova perna com um tempo de 1:19 minutos. No fixo UKBAN, executarmos nova curva para esquerda na proa 194º. Novamente e disparamos o cronometro para nova contagem de 1:15 minutos. Daí efetuamos outra curva, mas desta vez à 180º para direita, e conseqüente proa 014º. Mantemos esta proa até interceptar o ILS (109.30) da pista 06 de SBSL. Ao visualizar CDI do VOR inicia seu percurso para o centro deste, e interceptando o ILS, o seguimos com uma curva padrão a direita, ficando alinhado com a pista e proa 060º. Reduzimos a velocidade para 110KIAS e conforme visto no perfil da carta, no fixo UKBAN, iniciamos descida com uma razão de 600 pés/min. Avistamos a pista 06 antes da DA prevista e continuamos nossa aproximação, informando na rede Vatsim que estamos na reta final para pouso em SBSL. Solicito ao co-piloto checklist, antes do pouso.

Check Antes do Pouso
Cinto segurança
Seguros
Seletoras combustível
Esquerda e Direita em Ambos
Manete Mistura
Maximo
Manete de Hélice
Máximo RPM
Radar
Standy/desligado
Piloto automático
Desligado
Flaps
Como Requerido

Reduzindo ainda mais a velocidade para 80KIAS e solicito ao co-piloto o checklist de pouso.


Check Pouso Normal
Flaps
Full
Velocidade
75-85KIAS
Pouso
Trens principis primeiro
Manete Potencia
Reverso após toque
Freios
Como requerido
Obs.: Desfazer reverse antes de 25Kts









Mantemos a velocidade entre 80-70KIAS e aguardamos o toque após um pequeno arredondamento feito na aeronave. No toque, verificamos que a velocidade foi de 70KIAS. Reverso acionado e freios aplicados com gentileza, o C208 perde velocidade com rapidez. Descomandamos o reverso a mais ou menos uns 30KIAS, mantenho o eixo da pista para entramos, após cruzar com a pista 09/24 a primeira saída a esquerda. Esta saída é o acesso ao pátio 1 em SBSL. Informo através da rede Vatsim, que o N94177, libera a pista e dirige-se ao hangar 1 do terminal de cargas.
Check após o pouso, efetuado pelo co-piloto.

Check após o Pouso
Flaps
Em Cima
Protetor anti-gelo
Desligado
Strobes
Desligado
Luzes de Pouso e taxi
Como requerido
Manete mistura
Low Idle


Atravessamos o pátio 1 e 2 e estacionamos no hangar 1 do pátio de cargas. Iniciamos o desligamento final do nosso N94177.

Check desligamento
Freio estacionamento
Acionado
Avionicos
Desligados
Energia de emergência
Desligado
Ar-comprimido, ar-cond, ventilação
Desligado
Inversores
Desligados
Manete Potencia
Minimo
ITT
Mínima temp em 1min
Manete de Hélice
Passo bandeira
Manete Mistura
Comb Cortado
Oxigenio
Desligado
Luzes
Desligado
Bateria
Desligado
Controles
Travados
Seletoras Combustível
Ambos em Desligado
Capas
Como requerido


Finalizamos aqui e lembramos que este relato não pode ser usado na aviação real, e sim, e apenas sim, na forma “simulação”, para fins de lazer e demonstrações deste mundo que tanto cresce e se chama “Aviação Virtual”.

Aproveitem e bons voos!

Nenhum comentário: