Neste relato, tentaremos dar o passo a passo de um vôo “virtual” entre Belém do Pará e São Luis no Maranhão. Utilizaremos o C208B Super Cargomaster da fabrincante de addons Carenado, em um vôo de transporte de carga entre estas cidades, que distam 265NM uma da outra. Nosso vôo tem uma duração prevista de 01:22h.
PREPARATIVOS
Preparativos - metrológicos
Em SBBE - SBBE 010630 09004KT 9999 SCT020 31/24 Q1013=
Em SBSL - SBSL 010630 09009KT 9999 BKN017 31/20 Q1013=
Em SBIZ - SBIZ 010630 10008KT 9999 BKN020 31/22 Q1014=
Fonte: http://www.redemet.aer.mil.br/#
Observamos que o tempo em Belém está aberto com algumas nuvens espaças e com vento calmo. Em São Luiz e na Alternativa Imperatriz, teremos céu fechado em torno de 20% com ventos moderados. Nos três aeródromos teremos visibilidade acima de 10Km e temperatura em torno do 31ºC.
Preparativos - Navegação
Optamos por efetuar um vôo IFR (por instrumentos) em se tratando da região norte e das condições do clima no destino e alternativa.
Utilizamos a carta de rota Inferior L4 e WAC da região, para verificarmos qual a aerovia à seguir, e que neste caso foi a G677. E estas cartas também, foram usadas para coleta de dados, como: freqüências de VOR’s e NDB’s; pontos de referencias; níveis a utilizar; rumos; fixos e outros. Neste trecho voaremos no FL 070 (Nível de vôo 7.000 pés) por se tratar de proa impar - 125º - conforme a tabela de níveis ao lado. Executaremos um vôo on-line na rede Vatsim, que é aonde faremos a coordenação na frequência 123.45, informando nossos procedimentos a outros pilotos na mesma situação. A coordenação será de informação dos nossos passos, inexistir controladores on-line no momento em quer faremos o vôo. Optamos por utilizar a SID Janes1 (Carta de Saída - sid_sbbe_ilsat2-janes1-naxot-kevad) no nosso procedimento de saída.
Dados do Voo
· Distancia entre SBBE-SBSL: 265NM ou 490Km;
· Distancia Entre SBSL-SBIZ (Alternativa): 220NM ou 408Km;
· Velocidade Indicada Estimada: 145Kts ou 270Km/h;
· Tempo de Vôos Estimado entre SBBE-SBSL: 01:22h;
· Tempo vôo estimado Alternativa: 1:37h;
· Tempo total de voo para calculo de abastecimento: 2:59h
· Combustível Necessário para Tempo total voo e regras IFR em Kg: 660kg;
· Nível Voo SBBE-SBSL: FL 070;
· Nível Voo SBSL-SBIZ (Alternativa): FL 080 utilizando aerovia W22.
Preparativos - inspeção pré-voo - externa
Após efetuar o abastecimento, iniciamos a inspeção pela porta esquerda do piloto em comando e seguindo o sentido horário, efetuado uma volta completa e analisando: o estado geral da bequilha dianteira, Carenagem da turbina, turbina, o hélice, vazamentos no compartimento turbina, passamos para asa direita, verificamos as luzes de navegação, taxi e pouso e efetuamos a drenagem de combustível desta asa; verificado o trem de pouso principal, a fuselagem, as portas do compartimento bagageiro na barriga d aeronave e partimos para a empenagem, aonde observamos o profundor e o leme; iniciamos a volta pelo leme esquerdo, passamos ao profundor, fuselagem e bagageiro; trem pouso esquerdo, asa esquerda, luzes, Tubo de Pitot; efetuamos o dreno do combustível, e observamos a limpeza geral.
Preparativos - inspeção pré-voo - interna
Iniciamos com uma verificação nos níveis de combustível necessários ao vôo; verificamos se os comandos de vôos estão livre; passando para os instrumentos de vôo e manetes; estado geral interno; amarração da carga que iremos transportar; documentações, manuais e objetos necessários ao vôo, como: cartas Visuais e por instrumento e equipamentos de segurança;
VOO
Após efetuarmos o plano de vôo e enviá-lo à rede Vatsim, solicito ao co-piloto os checklists para iniciarmos o acionamento e partida do motor do nosso Grand Caravan, que está parado no pátio 03, próximo a torre de controle de Belém.
Check Antes partida Motor
Inspeção Pré-voo | Completa |
Portas | Fechadas |
Pax, carga, Briefing | Completa |
Freio estacionamento | Acionado |
Cintos | Ajustados |
Interruptores | Desligados |
Interruptor Ignição | Normal |
Fusíveis Elétricos | Acionados e checados |
Seletora Tanques Combustível | Ambos em all |
Radar | Desligado |
Ar-condicionado | Desligado |
Inversores | Desligado |
Ar comprimido (Bleed air) | Desligado |
Aquecedor Cabine | Desligado |
Manete Potencia de Emergencia | Normal |
Manete Potencia | Idle |
Hélice | RPM Máximo |
Manete Mistura | Cortado |
Corte combustível | Ligado – Puxado |
Bateria | Ligada |
Flaps | Em cima (Up) |
Detetor de Fogo | Precionado |
Painel de avisos | Testado |
Logo em seguda iniciamos o checklist de acionamento.
Check Acionamento Motor
Bateria | Ligada |
Voltagem e amperagem | Verificada 24V |
Manete Potencia de Emergencia | Normal |
Area da Hélice | Livre |
Luzes Navegação e Beacon | Como requeido – Ligar |
Bomba combustível auxiliary | Checada e Ligada |
Pressão combustível | Checado e off |
Fuel Flow | Checado e nenhum |
Interruptor de partida | Acionar – Start |
Interruptor Ignição | Checado e Ligado |
Pressão oleo | Checada – verificar aumento |
Ng > 12% estabilizad | Esperar |
Manete Mistura | Low Idle |
Fuel Flow | 80 a 110lb/h |
ITT | 1090º no máximo 2 min |
Ng > 52% | Checar para delisgar int partida |
Interruptor partida | Desligado |
Enrgização geradores | Checar desligado |
Inversores | Testar 1 e 2 |
Instrumentos motor | Verificar parâmetros |
Bomba combustível auxiliar | Desligar |
Potencia de Standby | Ligar |
Avionicos 1 e 2 | Ligar |
Vacometro | Checado |
Aquecimento, Ventilação e ar-cond | Como necessário |
Radios | Ligados e setados |
Instrumentos navegação | Setados |
Partida finalizada, informamos pela rede Vatsim, que o N94177 inicia táxi para pista 06 de SBBE para vôo IFR até SBSL, voando no FL 070, utilizando a aerovia G677 e o procedimento de saída Janes1.
Iniciamos o taxi do pátio 3 aonde estávamos estacionados, passando pelas pistas de taxi, C e D, até o ponto de espera da Pista 06. Neste meio tempo solicito ao co-piloto checklist de táxi.
Check Taxi
Luz de Táxi | Ligada |
Freios | Testados |
Instrumentos de vôo | Checados |
Finalizado o taxi e chegando a posição 02 da pista 06 SBBE, solicito o check antes decolagem.
Check Antes da Decolagem
Cintos segurança | Checados e seguros |
Controle de vôo | Checados e seguros |
Instrumentos de voo | Checados e setados |
Seletora tanques combustível | Checados em ambos |
Quantiudade combustível | Checados |
Manete Mistura | Toda Aberta |
Compemsador | Setado para decolagem |
Check Potencia | 400lb/h |
Bomba de vácuo | Checado |
Voltagem | Checar geradore e retornar bateria |
Separador Inercial | Desligado |
Instrumentos do motor | Checados parâmetro |
Governador Hélice | Checar 1750 =/- 60rpm |
Manete potencia | Idle |
Standby Potencia | Checado |
Autopilot | Setado |
Interruiptor avionicos | Ligado |
Diretor de vôo | Ativado |
Yan damper | Ativado |
Compensadores | Checados e setados |
AquecieNMto pitot <4ºC | Ligado |
Proteção gelo | Como requerido |
Radar e avionicos | Checados |
Strobe | Ligado |
Luzes Aviso | Apagadas |
Janelas e Portas | Fechadas |
Freio estacionamento | Acionado |
Mante Mistura | Máximo |
No ponto de espera verificado que na final longa da Pista 06 de SBBE, estava livre, informamos na rede Vatsim o ingresso na Pista 06 e o conseqüente início da decolagem, utilizando saída Janes1.
Check Antes da Decolagem - Continuação
Luz Pouso | Ligada |
Flap | Setado para decolagem – 20º |
Manete Hélice | Max RPM |
Manete Potencia | Total Avante |
Painel avisos - 40% Potencia | Checar |
Instrumentos motor 40% Potencia | Checar parâmetros |
Freios | Soltar |
VR | 70-75 |
Subida | 85-95 |
Flaps | Flap 10º após 85 0º após 95KIAS |
Iniciamos a decolagem, mantemos o centro da pista e meu co-piloto vai informando as velocidades de V1, VR e V2.
Aos 60KIAS, iniciamos a puxada do manche para o alívio da bequilha.
Aos 70KIAS iniciamos a rotação bem devagar e daí aos 75KIAS iniciamos a subida, sendo informado pelo co-piloto que já estávamos com subida positiva (positive climb). Mantemos o rumo da pista na subida, e com o incremento para uma a razão de melhor subida por volta dos 1.000 pés/min, bem acima do solicitado na carta de saída janes1, que especidfica de 4,2% até os primeiros 500 pés. Aos 300 pés acima da pista, solicito ao co-piloto o recolhimento dos Faps – flap 0º -, lembrando de compensar a pequena queda do nariz do avião. Fato ocasionado pela diminuição da sustentação nesta configuração. Aos 1.200 pés, iniciamos curva para direita conforme solicitado no procedimento Janes1 e incrementamos uma proa para interceptação da radial 126º. Utilizamos a proa 160º.
No cruzamento da altitude de transição, que no nosso caso foi de 4.000 pés, setamos os altímetros para pressão padrão.
Esperamos que o CDI do VOR1, começa a centralizar, iniciamos uma curva para esquerda, afim de interceptar a radial de saída 126º. Nosso próximo fixo após a decolagem fica a 40NM do VOR BEL (112.30), que é o fixo Janes1 e após este, manteremos a mesma radial 126º, por toda aerovia G677.
Neste meio tempo solicitei ao co-piloto checklist de subida.
Check Subida
Luz Pouso | Desligada |
Flap | 0º |
Manete Hélice | 1900 RPM |
Manete Potencia | 90% Ng |
Velocidade de Subida | 110-120KIAS |
Instrumentos motor | Checar parâmetros |
ITT | < 740º - operação normal |
Radar | Como requerido |
E ao nivelarmos check de Cruzeiro.
Check Cruzeiro
Manete Hélice | 1600-1900 RPM |
Manete Potencia | 80% Ng |
Velocidade Cruzeiro | 145KIAS – verificar tabela potencia |
Instrumentos motor | Checar parâmetros |
ITT | < 740º - operação normal |
Radar | Como requerido |
Aquecimento Pitot > 4º | Ligado |
Após o fixo Janes , relatamos pela rede Vatsim, ter passado este fixo e que nossa próxima comunicação seria a 40NM de SBSL que é o fixo Savio.
Sem turbulência e com um vôo tranqüilo, utilizamos WAC da região para visualizar pontos pitorescos, como: rios e seus afluentes, cidades e outros.
Sem turbulência e com um vôo tranqüilo, utilizamos WAC da região para visualizar pontos pitorescos, como: rios e seus afluentes, cidades e outros.
Antes de bloquearmos o fixo Savio, iniciamos os preparativos para descida e já optamos por utilizar a descida ILS/DME Y RWY06 (iac_sbsl_ilsdmeyrwy06), conforme o vento informado no Metar dos nossos preparativos (SBSL 010630 09009KT 9999 BKN017 31/20 Q1013=). Através de uma conta simples podemos estimar o ponto inicial de descida, multiplicando nossa altitude por três. E que neste caso fica a 21NM de SLI.
(7.000 pés X 3 = 21NM).
Chegamos ao fixo Savio informamos na rede Vatsim, que estamos sobre o mesmo, e que executaremos pouso na Pista 06 de SBSL utilizando o procedimento ILS/DME Y RWY06. Indicamos o próximo reporte no ponto de descida programado.
Ao atingirmos este ponto, 21NM do VOR SLI (113.50), reportamos na rede Vatsim, o início da descida e que seguiremos direto para o VOR SLI (113.50), afim de efetuarmos o procedimento escolhido. Reduzimos a potencia e iniciamos a descida com mais ou menos 1.000 pés/min. Solicito o checklist de descida ao co-piloto.
Check Decida
Protreção de gelo | Como requerido |
Aquecedor do Pitot | Ligado < de 4ºC |
Altimetro | Verficar AT e setar |
Manete Potencia | Como requerido |
Nivelamos a 2.000 pés nos mantemos nesta altitude até o bloqueio do VOR SLI para o ingresso na orbita prevista no procedimento.
Após o bloqueio do VOR SLI, iniciamos curva padrão para esquerda e no través do re-bloqueio disparamos o cronômetro para um afastamento de 1 min.
Afastando por 1 minuto. efetuamos nova curva padrão à esquerda e interceptamos o curso 240º ou a radial 060º. Antes do re-bloqueio informo através da rede Vatsim que estamos bloqueando o VOR SLI e iniciando o procedimento de pouso na pista 06 em SBSL. O re-bloqueio é efetuado e agora, nos afastamos na radial 240º, aonde disparamos o cronômetro para nova perna com um tempo de 1:19 minutos. No fixo UKBAN, executarmos nova curva para esquerda na proa 194º. Novamente e disparamos o cronometro para nova contagem de 1:15 minutos. Daí efetuamos outra curva, mas desta vez à 180º para direita, e conseqüente proa 014º. Mantemos esta proa até interceptar o ILS (109.30) da pista 06 de SBSL. Ao visualizar CDI do VOR inicia seu percurso para o centro deste, e interceptando o ILS, o seguimos com uma curva padrão a direita, ficando alinhado com a pista e proa 060º. Reduzimos a velocidade para 110KIAS e conforme visto no perfil da carta, no fixo UKBAN, iniciamos descida com uma razão de 600 pés/min. Avistamos a pista 06 antes da DA prevista e continuamos nossa aproximação, informando na rede Vatsim que estamos na reta final para pouso em SBSL. Solicito ao co-piloto checklist, antes do pouso.
Check Antes do Pouso
Cinto segurança | Seguros |
Seletoras combustível | Esquerda e Direita em Ambos |
Manete Mistura | Maximo |
Manete de Hélice | Máximo RPM |
Radar | Standy/desligado |
Piloto automático | Desligado |
Flaps | Como Requerido |
Reduzindo ainda mais a velocidade para 80KIAS e solicito ao co-piloto o checklist de pouso.
Check Pouso Normal
Flaps | Full |
Velocidade | 75-85KIAS |
Pouso | Trens principis primeiro |
Manete Potencia | Reverso após toque |
Freios | Como requerido |
Obs.: Desfazer reverse antes de 25Kts |
Mantemos a velocidade entre 80-70KIAS e aguardamos o toque após um pequeno arredondamento feito na aeronave. No toque, verificamos que a velocidade foi de 70KIAS. Reverso acionado e freios aplicados com gentileza, o C208 perde velocidade com rapidez. Descomandamos o reverso a mais ou menos uns 30KIAS, mantenho o eixo da pista para entramos, após cruzar com a pista 09/24 a primeira saída a esquerda. Esta saída é o acesso ao pátio 1 em SBSL. Informo através da rede Vatsim, que o N94177, libera a pista e dirige-se ao hangar 1 do terminal de cargas.
Check após o pouso, efetuado pelo co-piloto.
Check após o Pouso
Flaps | Em Cima |
Protetor anti-gelo | Desligado |
Strobes | Desligado |
Luzes de Pouso e taxi | Como requerido |
Manete mistura | Low Idle |
Atravessamos o pátio 1 e 2 e estacionamos no hangar 1 do pátio de cargas. Iniciamos o desligamento final do nosso N94177.
Check desligamento
Freio estacionamento | Acionado |
Avionicos | Desligados |
Energia de emergência | Desligado |
Ar-comprimido, ar-cond, ventilação | Desligado |
Inversores | Desligados |
Manete Potencia | Minimo |
ITT | Mínima temp em 1min |
Manete de Hélice | Passo bandeira |
Manete Mistura | Comb Cortado |
Oxigenio | Desligado |
Luzes | Desligado |
Bateria | Desligado |
Controles | Travados |
Seletoras Combustível | Ambos em Desligado |
Capas | Como requerido |
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