terça-feira, 30 de agosto de 2011

Relato 2 - Voo entre Petrolina e Paulo Afonso (SBPL-SBUF) - FSX

Voo realizado no dia 03 de agosto entre Petrolina e Paulo Afonso, utilizando o ATC (Torre de Controle) do FSX e a aeronave bimotora, Beechcraft Duke B60, feita pela RealAir que é fabricante de Addons para este simulador.



PREPARATIVOS

Preparativos - metrológicos

Partida - SBPL 030900 14012KT 9999 SCT025 23/19 Q1021=
Chegada - SBUF 030900 09008KT 9999 SCT015 24/20 Q1021=
Alternativa - SBPL 030900 14012KT 9999 SCT025 23/19 Q1021=

Analisando o Metar dos trechos acima, vemos que a decolagem em SBPL será na pista 13, com um vento de 12KT de velocidade e vindo um pouco a direita (140º) da proa. Na chegada em SBUF a previsão é de utilizar a pista 14 aonde temos um vento predominante de esquerda (090º) com velocidade de 08KT. Em todos os trechos teremos visibilidade acima de 10km, com nuvens esparsas e temperatura média de 23ºC. A pressão da Pista é igual em todos os trecho e é de 1021hpq. Esta pressão deve ser inserida no altímetro, na decolagem e no pouso, informando a altitude correta da pista.

Preparativos – navegação

Cartas utilizadas
  • Carta de Rota – ENRC_Espaço aéreo Inferior_L3;
  • Carta de Aerodromo – sbpl_adc e sbuf_adc;
  • Saída utilizada – sid_Joela–Padum-Tokap;
  • Aproximação utilizada – Vetoração radar pelo ATC do Flight Simulator.


Faremos um vôo IFR, utilizando a aerovia W8 entre Petrolina e Paulo Afonso, distantes 137NM e usando a proa magnética 114º.
Utilizaremos a saída Tokap que consta da carta de saída (sid_Joela–Padum-Tokap), seguindo a seguinte orientação: Decolagem pela pista 13, após 2.000 pés, efetuar curva a esquerda para interceptação da radial 114 do VOR PTL (112.10). Daí até o fixo Tokap que fica a 27NM de PTL e em seguida na mesma proa até o VOR PAF (113.30) e à 110NM de distancia. Em SBUF optaremos por utilizar o ATC do FSX para o pouso na pista 14. Este nos alinhará até a final desta pista.



Preparativos - inspeção pré-voo externa

Após efetuar o abastecimento, iniciamos a inspeção pela porta esquerda na fuselagem traseira e seguindo o sentido horário.
Seguimos pela asa esquerda verificando os flaps, ailerons, bordo fuga luzes, bordo ataque, carenagem do motor esquerdo e o próprio motor (óleos e vazamentos), o hélice da esquerda, o trem de pouso esquerdo; passamos pelo nariz e verificamos a bequilha; trem de pouso direito, motor direito, bordo de ataque, luzes, bordo de fuga, ailerons e flaps; fuselagem traseira direita; empenagem, aonde observamos o profundor e o leme; iniciamos a volta pelo leme esquerdo, passamos ao profundor e chegamos a fuselagem traseira esquerda e de novo na porta de acesso aonde começamos.
Efetuamos a drenagem do tanque esquerdo e do direito. Esta verificação é necessária na procura de água no combustível. Água est que pode causar falha do motor.

Preparativos - inspeção pré-voo interna

Iniciamos com uma verificação nos níveis de combustível necessário ao vôo; verificamos se os comandos de vôos estão livres; passamos para os instrumentos de vôo e manetes no console central; verificamos o estado geral interno, os cintos de segurança, documentações, manuais e objetos necessários ao vôo.

VOO

Um ótimo dia em Petrolina, após passageiros embarcados e porta fechada, iniciamos o checklist antes do voo.

Checklist antes do voo
Freio Estacionamento
Acionado
Chaves e botões
Desligados
Alavanca trem de pouso
Baixo
Bateria
Ligada
Quantidade combustível
Checada
Botões de Cowell Flaps
Aberto
Oxigenio
Checado
Compensadores
Neutro
Avionicos e Rádios
Ligados
Inversores
Ligados

Finalizado o checklist pré-voo, solicito a liberação do vôo IFR com destino a Paulo Afonso, ao ATC do FSX, que nos passa algumas informações para inserimos nos nossos altímetros e no Piloto Automático(PA). Feito isso, solicito ao co-piloto checklist antes do acionamento e em seguida checklist de acionamento.

Checklist antes do acionamento dos motores
Avionicos e Rádios
Desligados
Inversores
Desligados
Cintos e Distancia dos pedais
Ajustados
Controles de vôo
Livres
Cowell Flaps
Aberto
Fusíveis
Normal
Seletoras de combustível
Abertas

Ckecklist acionamento
Manete Potencia
Fechada
Manete hélice
RMP Máximo
Manete Mixtura
Fechada
Bombas combustível
Ligada
Luz de navegação e Becon
Ligados
Motor 1 – Direito
Manete combustível
Aberta Toda
Manete Potencia
Aberta Toda (10 seg)
Manete Potencia
Fechada
Manete combustível
Fechada
Manete Potencia
½ polegada
Partida
Acionada
Manete combustível
Toda Aberta - devagar
Pressão óleo
Verificar
Gerador direito
Ligado
Motor 2 – Esquerdo
Manete combustível
Aberta Toda
Manete Potencia
Aberta Toda (10 seg)
Manete Potencia
Fechada
Manete combustível
Fechada
Manete Potencia
½ polegada
Partida
Acionada
Manete combustível
Toda Aberta – devagar
Pressão óleo
Verificar
Gerador direito
Ligado
Após acionamento ambos motores

Bombas de combustível
Desligadas
Instrumentos motor
Monitorar

Motores acionados, e como o FSX não tem ATC para este aeroporto (e sim uma informação da posição e intensão), executamos o procedimento informativo, que estamos acionados e iniciando o taxi para pista 13. Solicito ao co-piloto o checklist de pré-taxi e de taxi.



Checklist de pré-taxi e de taxi
Avionicos
Ligados e setados
Voltagm e parâmetros motor
Checados
Luzes de taxi
Ligada
Pressurização e temperatura
Checados e setados
Avisos de emergência
Checados
Freio estacionamento
Liberados
Durante taxi
Freios
Checados
Instrumentos
Checados

Este táxi ocorre saindo do pátio pela pista de taxi A, até a posição 2, aonde faremos o check antes da decolagem e verificação dos sistemas.

Check antes da decolagem
Freios de estacionamento
Acionado
Manete de potencia
1500RPM
Bomba Combustível
Ligada
Seletor de combustível – Valvula cruzamento (Croosfeed)
10-15 segundos
Seletor combustível
Ambos ligados
Flap
Decolagem
Compensador
Set Decolagem
Sincronizador de hélices
Desligado
Piloto automático
Setado e desligado

Manete Potencia
2000RPM
Magnetos – testar L e R
Queda Max 175RPM
Pressurização
Checada
Manete potencia
1500RPM
Testar embandeiramento
Queda Max 500RPM
Manete Potencia
Mínimo
Após Verificação área ou liberação ingresso pista
Freios
Liberados
Strobe
Ligados

No ingresso à pista, efetuamos uma curva a esquerda, taxiando até a cabeceira que vamos decolar. Mantemos uma velocidade de táxi entre os 5 e 10Kts e chegando a cabeceira da pista 13, efetuamos uma curva de 180º, para o alinhamento com a proa da pista, no rumo 130º.
Freios estacionamento acionado, o co-piloto passa informação sobre o briefing de pane na decolagem e logo em seguida o checklist decolagem.

Briefing decolagem

No rolamento, verificado-se a não confirmação dos parâmetros de decolagem, nos instrumentos dos motores, efetuaremos a abortagem da decolagem.
Após a decolagem, e em caso de monomotor efetuaremos embandeiramento e corte do mesmo, monitorando a melhor velocidade de subida para esta situação, que no caso do Duke B60 é de 112Kts. Após o nivelamento em altitude segura (altitude do circuito de tráfego do aeroporto), efetuaremos o checklist de emergência monomotor e iniciaremos procedimento para pouso, na pista 13 de SBPL.

Check decolagem

Freios estacioanamento
Aplicado
Manete potencia
Potencia decolagem
Instrumentos motor
Monitorados
Freios + ou – 30% potencia
Liberados
Velocidade
Monitorar vel decolagem

Obs.: potência máxima continua de decolagem: 41,5 in.hg a 2900 RPM.

Iniciamos a decolagem e aplicamos a manete de potencia toda a frente, mas com suavidade e constância. Ao atingir, mais ou menos, 30% da potencia, verificamos os parâmetros dos motores e como estava tudo correto, liberamos os freios e iniciamos a corrida.
Velocidade aumentando, e aos 85KT de velocidade, iniciamos a nossa subida e acelerando para 120KTS.
Após verificado nos instrumentos, subida positiva, recolhemos o trem de pouso e a 300 pés acima da pista, recolhemos os Flaps. O Duke B60 mantém uma ótima razão de subida de 2.000 pés por minuto até os 3.000 e daí até nivelarmos, mantemos 1.500 pés por minuto. Neste momento, ajustamos os hélices para 1.750RPM e a medida que ganhamos altitude, ajustamos a manete de mistura de combustível, propiciando, um melhor aproveitamento dos motores.

Conforme verificado na carta de saída, a 2.000 pés, efetuamos curva a esquerda, para interceptar a radial de saída 114º, do VOR PTL (112.10). Utilizamos uma proa de interceptação de 100º. Após interceptar a radia 114º, seguimos nesta até o Fixo Tokap, distante 27NM de PTL. Ainda na subida efetuamos o chechlist após decolagem e o de subida.

Check após decolagem

Flaps
Recolhidos após 300’
Luz de Pouso
Desligada
Trem de pouso
Recolhido e travado

Check list subida
Manete Potencia
35,5 in – 2750RPM
Sincronizador hélice
Ligado
Cowell Flaps

Como requerido

Obs1.: Na utilização de Cowell Flaps, monitore a temperatura da cabeça dos cilindros, mantendo-as =< 225ºC
Obs2.: Parâmetros de velocidade na subida, no nosso caso é de 140Kts até nossos nível, o FL130 (13.000 pés).

Chegamos ao nível 130 (13.000 pés) no tempo previsto e nivelamos, reduzindo a potencia para 35.5 in.hg e confirmamos as RPM das hélices em 2.750. Monitoramos os Motores, principalmente a temperatura na cabeça dos cilindros, ajustando os Cowell Flaps, conforme necessário. Neste ponto efetuamos o checklist cruzeiro.


Checklist cruzeiro
Potência
Setada cruzeiro
Manete potencia
Ajustada para alidude
Bomba combustível
Desligada
Cowell Flaps
Como requerido
Bateria
Checar voltagem

Após o fixo Tokap, seguimos na mesma radial até SBUF, à 110NM deste fixo, em um voo tranqüilo e quase sem turbulência.
Mudamos o VOR2 para a freqüência de do VOR PAF (113.30), além de setar no ADF a freqüência 325.


A 70NM de Paulo Afonso o ATC do FSX me informa que o pouso será visual na pista 14. Este nos passa uma série de curvas para seguirmos e nos alinhamos com a pista em uso, além de solicitar, a mais ou menos 20NM de SBUF, que iniciassemos uma descida do nível de cruzeiro de 13.000 pés para 5.000 pés. Efetuamos o checklist de descida.

Checklist descida
Cowell Flaps
Fechados
Anti gelo
Como requerido
Pressurização
Setada + 500’ acima RWY
Manete Potencia
Como requerido
Bateria
Checar voltagem
Altimetro
Setar na Altiutde de transição

Antes de atingir a altitude solicitda pelo ATC, este já nos mandou continuar a descida para 3.000 pés. Ao atingimos 4.000 pés, que é a altitude de transição de Paulo Afonso, setamos o altímetro para o QNH informado pelo ATC do FSX. Próximo a nos alinhar com a pista, autoriza nova descida, mas agora para 2300 pés.


Neste meio tempo já desaceleramos a aeronave e abaixo de 160KTS comandamos Flap na 1º posição, e logo após comandamos trem de pouso abaixado. Efetuamos checklist antes do pouso.

Checklist Antes do pouso
Presurização
Setar diferencial zero
Cintos de Segurança
Ok
Bomba Combustível
Ligada
Sincronizador de hélice
Desligado
Flaps
Aproximação - 1º ponto
Trem de Pouso
Abaixado – 3 verdes
Antes do toque
Flaps
Todo – 2º ponto
Velocidade
Aproximação final 100-98KTS

Obs.: velocidade máxima de Flap 1º ponto e trem de pouso abaixado é de 174KTs e com Flap Totalmente estendido, velocidade máxima 134KTs.

Avistado a pista, informamos ao ATC esta situação, que nos autoriza o pouso na pista 14 em VFR (condição Visual). Mantemos o alinhamento, confirmamos trem de pouso baixado e reduzimos a velocidade para 110KTS. A mais ou menos 2NM da pista, reduzimos mais a velocidade para 98Kts, e antes do toque, iniciamos um arredondamento para tocar o solo de forma suave e com os trens principais em primeiro plano. Em seguida abaixamos o nariz da aeronave, com gentileza, tocando a bequilha na pista e mantemos o alinhamento com pequenos movimentos nos pedais, aplicando um pouco de freio para a diminuição da velocidade para uma velocidade segura ao táxi.


Checklist Após o pouso
Luze de pouso
Desligada
Strobe
Desligada
Flaps
Recolhido
Compesador
Neutro
Cowell Flaps
Abertos

Avistamos a saída de taxi, que fica mais ou menos no meio da pista e entramos sem problemas. Informando pelo ATC do FSX, a liberação da pista e efetuamos um táxi direto e enfrente, estacionando bem a esquerda do pátio. Parados, efetuamos checklist desligamento.

Checklist desligamento
Freio estacionamento
Aplicado
Bateria
Checar
Avionicos
Desligados
Temperatura cabine
Desligada
Manete hélice
Passo mínimo
Manete Potência
1000RPM
Bomba combustível
Desligada
Manete mistura
Corte
Magnetos
Desligados
Geradores/bacteria
Desligados

Finalizamos este relato, lembramos que este não pode ser usado na aviação real, e sim, e apenas sim, na forma “simulação”.

Aproveitem e bons vôos virtuais!

3 comentários:

João Otavio disse...

Olá amigo, você possui o cenário de PEtrolina completo é? Se positivo, tem como você disponibilizá-lo? Valeu!

Anônimo disse...

João Otávio o cenário do aeroporto SBPl é da terra-brasilis e vc pode encontrar no link: http://www.terra-brasilis.org/brasil-sceneries/fsx/nordeste/576-fsx-aeroporto-de-petrolina-sbpl-by-rubens-gonsalves.

E o Mesh da américa do sul com ewstradas, morros, cidades, lagos e etc... podera ser baixado em: http://www.terra-brasilis.org/brasil-sceneries/fsx/special/555-fsx-sags-2010-south-america-giga-scenery-by-wellington-leal-

João Otavio disse...

Valeu "Anônimo"! Ele só serve para o FSX né?