Voo realizado no dia 03 de agosto entre Petrolina e Paulo Afonso, utilizando o ATC (Torre de Controle) do FSX e a aeronave bimotora, Beechcraft Duke B60, feita pela RealAir que é fabricante de Addons para este simulador.
PREPARATIVOS
Preparativos - metrológicos
Partida - SBPL 030900 14012KT 9999 SCT025 23/19 Q1021=
Chegada - SBUF 030900 09008KT 9999 SCT015 24/20 Q1021=
Alternativa - SBPL 030900 14012KT 9999 SCT025 23/19 Q1021=
Analisando o Metar dos trechos acima, vemos que a decolagem em SBPL será na pista 13, com um vento de 12KT de velocidade e vindo um pouco a direita (140º) da proa. Na chegada em SBUF a previsão é de utilizar a pista 14 aonde temos um vento predominante de esquerda (090º) com velocidade de 08KT. Em todos os trechos teremos visibilidade acima de 10km, com nuvens esparsas e temperatura média de 23ºC. A pressão da Pista é igual em todos os trecho e é de 1021hpq. Esta pressão deve ser inserida no altímetro, na decolagem e no pouso, informando a altitude correta da pista.
Preparativos – navegação
Cartas utilizadas
- Carta de Rota – ENRC_Espaço aéreo Inferior_L3;
- Carta de Aerodromo – sbpl_adc e sbuf_adc;
- Saída utilizada – sid_Joela–Padum-Tokap;
- Aproximação utilizada – Vetoração radar pelo ATC do Flight Simulator.
Faremos um vôo IFR, utilizando a aerovia W8 entre Petrolina e Paulo Afonso, distantes 137NM e usando a proa magnética 114º.
Utilizaremos a saída Tokap que consta da carta de saída (sid_Joela–Padum-Tokap), seguindo a seguinte orientação: Decolagem pela pista 13, após 2.000 pés, efetuar curva a esquerda para interceptação da radial 114 do VOR PTL (112.10). Daí até o fixo Tokap que fica a 27NM de PTL e em seguida na mesma proa até o VOR PAF (113.30) e à 110NM de distancia. Em SBUF optaremos por utilizar o ATC do FSX para o pouso na pista 14. Este nos alinhará até a final desta pista.
Preparativos - inspeção pré-voo externa
Após efetuar o abastecimento, iniciamos a inspeção pela porta esquerda na fuselagem traseira e seguindo o sentido horário.
Seguimos pela asa esquerda verificando os flaps, ailerons, bordo fuga luzes, bordo ataque, carenagem do motor esquerdo e o próprio motor (óleos e vazamentos), o hélice da esquerda, o trem de pouso esquerdo; passamos pelo nariz e verificamos a bequilha; trem de pouso direito, motor direito, bordo de ataque, luzes, bordo de fuga, ailerons e flaps; fuselagem traseira direita; empenagem, aonde observamos o profundor e o leme; iniciamos a volta pelo leme esquerdo, passamos ao profundor e chegamos a fuselagem traseira esquerda e de novo na porta de acesso aonde começamos.
Efetuamos a drenagem do tanque esquerdo e do direito. Esta verificação é necessária na procura de água no combustível. Água est que pode causar falha do motor.
Preparativos - inspeção pré-voo interna
Iniciamos com uma verificação nos níveis de combustível necessário ao vôo; verificamos se os comandos de vôos estão livres; passamos para os instrumentos de vôo e manetes no console central; verificamos o estado geral interno, os cintos de segurança, documentações, manuais e objetos necessários ao vôo.
VOO
Um ótimo dia em Petrolina, após passageiros embarcados e porta fechada, iniciamos o checklist antes do voo.
Checklist antes do voo
Freio Estacionamento | Acionado |
Chaves e botões | Desligados |
Alavanca trem de pouso | Baixo |
Bateria | Ligada |
Quantidade combustível | Checada |
Botões de Cowell Flaps | Aberto |
Oxigenio | Checado |
Compensadores | Neutro |
Avionicos e Rádios | Ligados |
Inversores | Ligados |
Finalizado o checklist pré-voo, solicito a liberação do vôo IFR com destino a Paulo Afonso, ao ATC do FSX, que nos passa algumas informações para inserimos nos nossos altímetros e no Piloto Automático(PA). Feito isso, solicito ao co-piloto checklist antes do acionamento e em seguida checklist de acionamento.
Checklist antes do acionamento dos motores
Avionicos e Rádios | Desligados |
Inversores | Desligados |
Cintos e Distancia dos pedais | Ajustados |
Controles de vôo | Livres |
Cowell Flaps | Aberto |
Fusíveis | Normal |
Seletoras de combustível | Abertas |
Ckecklist acionamento
Manete Potencia | Fechada |
Manete hélice | RMP Máximo |
Manete Mixtura | Fechada |
Bombas combustível | Ligada |
Luz de navegação e Becon | Ligados |
Motor 1 – Direito | |
Manete combustível | Aberta Toda |
Manete Potencia | Aberta Toda (10 seg) |
Manete Potencia | Fechada |
Manete combustível | Fechada |
Manete Potencia | ½ polegada |
Partida | Acionada |
Manete combustível | Toda Aberta - devagar |
Pressão óleo | Verificar |
Gerador direito | Ligado |
Motor 2 – Esquerdo | |
Manete combustível | Aberta Toda |
Manete Potencia | Aberta Toda (10 seg) |
Manete Potencia | Fechada |
Manete combustível | Fechada |
Manete Potencia | ½ polegada |
Partida | Acionada |
Manete combustível | Toda Aberta – devagar |
Pressão óleo | Verificar |
Gerador direito | Ligado |
Após acionamento ambos motores | |
Bombas de combustível | Desligadas |
Instrumentos motor | Monitorar |
Motores acionados, e como o FSX não tem ATC para este aeroporto (e sim uma informação da posição e intensão), executamos o procedimento informativo, que estamos acionados e iniciando o taxi para pista 13. Solicito ao co-piloto o checklist de pré-taxi e de taxi.
Checklist de pré-taxi e de taxi
Avionicos | Ligados e setados |
Voltagm e parâmetros motor | Checados |
Luzes de taxi | Ligada |
Pressurização e temperatura | Checados e setados |
Avisos de emergência | Checados |
Freio estacionamento | Liberados |
Durante taxi | |
Freios | Checados |
Instrumentos | Checados |
Este táxi ocorre saindo do pátio pela pista de taxi A, até a posição 2, aonde faremos o check antes da decolagem e verificação dos sistemas.
Check antes da decolagem
Freios de estacionamento | Acionado |
Manete de potencia | 1500RPM |
Bomba Combustível | Ligada |
Seletor de combustível – Valvula cruzamento (Croosfeed) | 10-15 segundos |
Seletor combustível | Ambos ligados |
Flap | Decolagem |
Compensador | Set Decolagem |
Sincronizador de hélices | Desligado |
Piloto automático | Setado e desligado |
Manete Potencia | 2000RPM |
Magnetos – testar L e R | Queda Max 175RPM |
Pressurização | Checada |
Manete potencia | 1500RPM |
Testar embandeiramento | Queda Max 500RPM |
Manete Potencia | Mínimo |
Após Verificação área ou liberação ingresso pista | |
Freios | Liberados |
Strobe | Ligados |
No ingresso à pista, efetuamos uma curva a esquerda, taxiando até a cabeceira que vamos decolar. Mantemos uma velocidade de táxi entre os 5 e 10Kts e chegando a cabeceira da pista 13, efetuamos uma curva de 180º, para o alinhamento com a proa da pista, no rumo 130º.
Freios estacionamento acionado, o co-piloto passa informação sobre o briefing de pane na decolagem e logo em seguida o checklist decolagem.
Briefing decolagem
No rolamento, verificado-se a não confirmação dos parâmetros de decolagem, nos instrumentos dos motores, efetuaremos a abortagem da decolagem.
Após a decolagem, e em caso de monomotor efetuaremos embandeiramento e corte do mesmo, monitorando a melhor velocidade de subida para esta situação, que no caso do Duke B60 é de 112Kts. Após o nivelamento em altitude segura (altitude do circuito de tráfego do aeroporto), efetuaremos o checklist de emergência monomotor e iniciaremos procedimento para pouso, na pista 13 de SBPL.
Check decolagem
Freios estacioanamento | Aplicado |
Manete potencia | Potencia decolagem |
Instrumentos motor | Monitorados |
Freios + ou – 30% potencia | Liberados |
Velocidade | Monitorar vel decolagem |
Obs.: potência máxima continua de decolagem: 41,5 in.hg a 2900 RPM.
Iniciamos a decolagem e aplicamos a manete de potencia toda a frente, mas com suavidade e constância. Ao atingir, mais ou menos, 30% da potencia, verificamos os parâmetros dos motores e como estava tudo correto, liberamos os freios e iniciamos a corrida.
Velocidade aumentando, e aos 85KT de velocidade, iniciamos a nossa subida e acelerando para 120KTS.
Após verificado nos instrumentos, subida positiva, recolhemos o trem de pouso e a 300 pés acima da pista, recolhemos os Flaps. O Duke B60 mantém uma ótima razão de subida de 2.000 pés por minuto até os 3.000 e daí até nivelarmos, mantemos 1.500 pés por minuto. Neste momento, ajustamos os hélices para 1.750RPM e a medida que ganhamos altitude, ajustamos a manete de mistura de combustível, propiciando, um melhor aproveitamento dos motores.
Conforme verificado na carta de saída, a 2.000 pés, efetuamos curva a esquerda, para interceptar a radial de saída 114º, do VOR PTL (112.10). Utilizamos uma proa de interceptação de 100º. Após interceptar a radia 114º, seguimos nesta até o Fixo Tokap, distante 27NM de PTL. Ainda na subida efetuamos o chechlist após decolagem e o de subida.
Check após decolagem
Flaps | Recolhidos após 300’ |
Luz de Pouso | Desligada |
Trem de pouso | Recolhido e travado |
Check list subida
Manete Potencia | 35,5 in – 2750RPM |
Sincronizador hélice | Ligado |
Cowell Flaps | Como requerido |
Obs1.: Na utilização de Cowell Flaps, monitore a temperatura da cabeça dos cilindros, mantendo-as =< 225ºC
Obs2.: Parâmetros de velocidade na subida, no nosso caso é de 140Kts até nossos nível, o FL130 (13.000 pés).
Chegamos ao nível 130 (13.000 pés) no tempo previsto e nivelamos, reduzindo a potencia para 35.5 in.hg e confirmamos as RPM das hélices em 2.750. Monitoramos os Motores, principalmente a temperatura na cabeça dos cilindros, ajustando os Cowell Flaps, conforme necessário. Neste ponto efetuamos o checklist cruzeiro.
Checklist cruzeiro
Potência | Setada cruzeiro |
Manete potencia | Ajustada para alidude |
Bomba combustível | Desligada |
Cowell Flaps | Como requerido |
Bateria | Checar voltagem |
Após o fixo Tokap, seguimos na mesma radial até SBUF, à 110NM deste fixo, em um voo tranqüilo e quase sem turbulência.
Mudamos o VOR2 para a freqüência de do VOR PAF (113.30), além de setar no ADF a freqüência 325.
A 70NM de Paulo Afonso o ATC do FSX me informa que o pouso será visual na pista 14. Este nos passa uma série de curvas para seguirmos e nos alinhamos com a pista em uso, além de solicitar, a mais ou menos 20NM de SBUF, que iniciassemos uma descida do nível de cruzeiro de 13.000 pés para 5.000 pés. Efetuamos o checklist de descida.
Checklist descida
Cowell Flaps | Fechados |
Anti gelo | Como requerido |
Pressurização | Setada + 500’ acima RWY |
Manete Potencia | Como requerido |
Bateria | Checar voltagem |
Altimetro | Setar na Altiutde de transição |
Antes de atingir a altitude solicitda pelo ATC, este já nos mandou continuar a descida para 3.000 pés. Ao atingimos 4.000 pés, que é a altitude de transição de Paulo Afonso, setamos o altímetro para o QNH informado pelo ATC do FSX. Próximo a nos alinhar com a pista, autoriza nova descida, mas agora para 2300 pés.
Neste meio tempo já desaceleramos a aeronave e abaixo de 160KTS comandamos Flap na 1º posição, e logo após comandamos trem de pouso abaixado. Efetuamos checklist antes do pouso.
Checklist Antes do pouso
Presurização | Setar diferencial zero | |
Cintos de Segurança | Ok | |
Bomba Combustível | Ligada | |
Sincronizador de hélice | Desligado | |
Flaps | Aproximação - 1º ponto | |
Trem de Pouso | Abaixado – 3 verdes | |
Antes do toque | ||
Flaps | Todo – 2º ponto | |
Velocidade | Aproximação final 100-98KTS | |
Obs.: velocidade máxima de Flap 1º ponto e trem de pouso abaixado é de 174KTs e com Flap Totalmente estendido, velocidade máxima 134KTs.
Avistado a pista, informamos ao ATC esta situação, que nos autoriza o pouso na pista 14 em VFR (condição Visual). Mantemos o alinhamento, confirmamos trem de pouso baixado e reduzimos a velocidade para 110KTS. A mais ou menos 2NM da pista, reduzimos mais a velocidade para 98Kts, e antes do toque, iniciamos um arredondamento para tocar o solo de forma suave e com os trens principais em primeiro plano. Em seguida abaixamos o nariz da aeronave, com gentileza, tocando a bequilha na pista e mantemos o alinhamento com pequenos movimentos nos pedais, aplicando um pouco de freio para a diminuição da velocidade para uma velocidade segura ao táxi.
Checklist Após o pouso
Luze de pouso | Desligada |
Strobe | Desligada |
Flaps | Recolhido |
Compesador | Neutro |
Cowell Flaps | Abertos |
Avistamos a saída de taxi, que fica mais ou menos no meio da pista e entramos sem problemas. Informando pelo ATC do FSX, a liberação da pista e efetuamos um táxi direto e enfrente, estacionando bem a esquerda do pátio. Parados, efetuamos checklist desligamento.
Checklist desligamento
Freio estacionamento | Aplicado |
Bateria | Checar |
Avionicos | Desligados |
Temperatura cabine | Desligada |
Manete hélice | Passo mínimo |
Manete Potência | 1000RPM |
Bomba combustível | Desligada |
Manete mistura | Corte |
Magnetos | Desligados |
Geradores/bacteria | Desligados |
Finalizamos este relato, lembramos que este não pode ser usado na aviação real, e sim, e apenas sim, na forma “simulação”.
Aproveitem e bons vôos virtuais!
3 comentários:
Olá amigo, você possui o cenário de PEtrolina completo é? Se positivo, tem como você disponibilizá-lo? Valeu!
João Otávio o cenário do aeroporto SBPl é da terra-brasilis e vc pode encontrar no link: http://www.terra-brasilis.org/brasil-sceneries/fsx/nordeste/576-fsx-aeroporto-de-petrolina-sbpl-by-rubens-gonsalves.
E o Mesh da américa do sul com ewstradas, morros, cidades, lagos e etc... podera ser baixado em: http://www.terra-brasilis.org/brasil-sceneries/fsx/special/555-fsx-sags-2010-south-america-giga-scenery-by-wellington-leal-
Valeu "Anônimo"! Ele só serve para o FSX né?
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