O que é o HUD?
O termo em inglês é Head Up Display (HUD), e é um equipamento, antes somente utilizado nos aviões militares, mas que vem se popularizando nos aviões civis das empresas da aviação comercial, pelo mundo afora. Consiste em uma tela enfrente ao piloto, que projeta informações importantes ao vôo, direto do painel de instrumentos, sem a necessidade de retirar a atenção, do que está a frente da aeronave. O uso principal é em situações críticas como: pousos e decolgens.
A primeira empresa brasileira a utiliza-lo em seus aviões, foi a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, nos jatos da Embraer (EMB 190 e 195). Vejamos abaixo algumas informações projetadas no HUD do Boeing 737.
A primeira empresa brasileira a utiliza-lo em seus aviões, foi a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, nos jatos da Embraer (EMB 190 e 195). Vejamos abaixo algumas informações projetadas no HUD do Boeing 737.
01 | Velocidade em Mach que estou cruzando no momento |
02 | Velocidade Indicada do momento |
03 | Velocidade em Mach inserida no FMS (computador de vôo) |
04 | LNAV – inica que a proa inserida no FMC esta armada. |
05 | Vento direção |
06 | Poa atual |
07 | Informa que estamos gerenciados pelo FMS – subida, veloc e etc |
08 | Utilizando o Piloto automático CMD (no 737 existem dois modos PA) |
09 | Ângulo de subida de 5º em relação ao horizonte |
10 | Esta é a rota a seguir ou seja estamos a direita desta. Config. no FMS |
11 | Altitude selecionada = 35.000 pés ou FL 035 |
12 | Altitude que estamos cruzando no momento = 32.960 pés |
13 | Inserido pressão padrão ou 1013hpa |
14 | Razão de subida no momento = 1150pés/min |
15 | Velocidade no solo – corresponde a sombra que a aeronave deixa no chão – esta é a velocidad ral do avião. |
16 | DME – Se estivéssemos capturando um VOR com DME teríamos a distância para este. |
17 | Indica o VOR qeu esta selecionado. E neste caso é o 01 |
18 | Indica a proa que estou mantendo no momento |
19 | Indica o curso do VOR que tenho que capturar |
20 | HSI – aqui temos informações do VOR e da Proa |
21 | Indica a distancia que estou do Waypoint FMC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário