domingo, 27 de maio de 2012

Informação 26 - O que é o Fly-By-Ware?

Atualmente quando vemos reportagens ou documentários sobre aviação, ouvimos muito falar em Fly-by-Ware.
Mas o que é isso?
Basicamente e a grosso modo, Fly-By-Ware ou o conhecido cabo elétrico é a forma como se interligam os comandos de voo, manche e pedais, às superfícies que atuam diretamente no voo, como: Ailerons, lemes de direção e o profundor, além de uma atuação conjunta com os motores e piloto automático.  Na atuação sobre as superfícies de voo a forma passou de ligação mecânica, por cabos, a uma comunição eletrônico-hidráulica, ou seja, ao efetuar um comando no manche o piloto não mais esta atuando diretamente sobre a superfície de voo e sim agindo, através de sinal elétrico para os computadores que por sua vez, analisam e atuam, também por sinal elétrico sobre bombas hidráulicas que agem nas superfície de voo.


E qual a vantagem disso?
Um das vantagens é diminuir o esforço físico dos pilotos no voo; a segunda seria manter a integridade estrutural da aeronave, independente dos movimentos executado pela tripulação. Na teoria os computadores não deixariam os pilotos executarem manobras fora dos parâmetros de construção dos aviões. E um terceiro emprego deste comando autônomo e via computador, é propiciar inúmeras correções sutis a que certas aeronaves são forças a fazer para a manutenção de um voo estável ou possível. Dois casos bastante conhecido e dependentes destes alinhos, são o caça F-16 e o Bombardeiro invisível B2 Spirt. Estas aeronaves sem a ajuda dos computadores não conseguiriam ser pilotados.



Na aviação civil, a primeira vez que ouvimos falar do termo Fly-By-Ware, foi com o lançamento do Airbus A320. Este avião foi o introdutor de inúmeras tecnologias de proteção sob o avião. Um exemplo desta proteção é por exemplo: em uma curva com grande grau de inclinação,  por mais que o piloto comande curvas maiores que 30 graus o sistema Fly-By-Ware não deixa o avião ultrapassar este marca. Outro exemplo é que teoricamente seria impossível conseguir estolar (perda da sustentação) um avião que use este sistema.


Atualmente todos os modernos aviões comerciais, usam este sistema, independente se ser a Airbus, Boeing, Embraer e outros grandes fabricantes mundiais de aeronaves. É um sistema que veio e vai ficar.

Bons voos!

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