sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Calculo 2 – Calculando a subida


Um voo é composto de três fases bem distintas: etapa em subida, etapa em cruzeiro e etapa de descida. E para cada uma destas teremos parâmetros e cálculos diferentes.
Nesta postagem e nas próximas abordaremos as três fases do voo e usaremos os aeródromos de Salvador (SBSV) como partida e o aeródromo de Brasília (SBBR) como destino. Estas cidades distam 1.085Km ou 586NM, sendo que o primeiro aeródromo está a 64pés de atitude e o segundo está a 3.497 pés. Nossa altitude de cruzeiro será de 34.000pés (FL340) e usaremos como ilustração os dados de velocidade indicada (VI) do Embraer 195. Neste manteremos uma velocidade indicada em subida de 270KT e em descida manteremos uma velocidade indicada 250KT e com 280KT de cruzeiro.

Fase de subida

Nesta fase procuraremos calcular o quanto subiremos até a altitude de cruzeiro, o tempo de subida e a distancia que percorremos até o nivelamento (TOC). Esta ultima é muito importante pois na subida e na descida teremos valores de velocidades menores que na fase de cruzeiro e após descobrirmos a distância necessária na subida e na descida, descobriremos a distancia de cruzeiro com a diminuição das duas primeiras do total a ser percorrido no voo.  Então vamos lá!

Quantidade de subida - Neste caso subtraímos a nossa Altitude de Cruzeiro da Altitude do Campo.

Mas como a diferença será pequena e para facilitar os cálculos usaremos 34.000pés como quantidade de subida.

Tempo de Subida – É o tempo em minuto que levaremos até a altitude de cruzeiro ou ponto de nivelamento (TOC). Neste calculo suponhamos que manteremos uma razão de subida constante de 3.000pés/min e para o cálculo usaremos uma regra de três simples.


Veja que para facilitar as contas, transformamos em primeiro o minuto em segundos e depois retornamos os segundos em minutos. Ou seja tempo de subida de 11.33 minutos.

Distância percorrida na subida – Além dos dados que já temos, precisaremos de mais duas informações: Altitude média (AmS) de Subida e a Velocidade Aerodinâmica média de subida (VAm).
E por que isso?
Com a altitude o ar fica menos denso e mais rarefeito, afetando a Velocidade Indicada (VI) que sofre uma alteração de mais ou menos 2% a cada 1.000pés a medida que subindo, passando a chamar-se velocidade Aerodinâmica (VA). Ou seja, a VA é a VI corrigida para os efeitos da altitude. Então para não efetuarmos cálculos a cada 1.000pés, efetuaremos o cálculo baseado em uma média. Vamos começar!
Primeiro temos que achar a Altitude Média, somamos a Altitude de Cruzeiro com a Altitude do campo e dividimos por dois.


Para facilitar nos cálculos usaremos como AmS = 17.000 pés.

Descoberto a Altitude Média de Subida poderemos achar a Velocidade Aerodinâmica média de Subida e utilizando novamente uma regra de três simples.
Com a percentagem para a Altitude Média de Subida efetuaremos um cálculo encima da Velocidade Indicada (VI) do Embraer 195 para esta fase, que é de 270KT.


Agora com a VA Média de Subida calculada e com valor encontrado de 361,8KT, usaremos o tempo total de subida que é de 11,33min para calcular a distância percorrida até o Ponto de Nivelamento (TOC), ou nossa altitude de Cruzeiro. Novamente usaremos uma regra de três simples!


Então até Nivelarmos percorreremos 68,31 Milhas Náuticas ou 126,51 Quilômetros.

Nas próximas postagens “Cálculo”, mostraremos a fase de descida e a fase de Cruzeiro.

Bons Voos!

2 comentários:

Anônimo disse...

ótima aula cara parabéns !

Anônimo disse...

A Parte do tempo de subida para facilitar - somente dividir a altitude pela razão de subida e pronto. terá o mesmo resultado