segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Curiosidade 2 - Você sabe para que serve o RAT?


Painel do 787, todo em telas de LCD

Nos aviões atuais, com cada vez mais telas de LCD em substituição ao antigos instrumentos analógicos de voo, nos ficam as seguinte duvidas:

  • Na falha dos motores como os pilotos conseguiram visualizar os instrumentos de voo (telas de LCD) sem energia elétrica?
  • E como acionar os sistemas hidráulicos que atuam na movimentação das superfícies de voo, como: Flaps, ailrons, lemes e etc.?

Falhas de motores atualmente são muito improváveis, mas podem acontercer, como o caso do Airbus A320 que decolava do JFK em Nova York e colidiu com pássaros, tendo uma parada dupla de motores. Neste caso o piloto acionou o APU (Unidade de Força Auxiliar), equipamento que falamos na postagem “Curiosidade 1” e este provel ao avião de energia elétrica, possibilitando a leitura dos instrumentos de voo e dando a condição de um voo planado que culminou num pouso fantastico no rio Hudson.

  • Mas e se a pane for de combustível (Pane Seca) que além de acionar os motores é também vital para o funcionamento do APU?

Visualização do RAT

Neste caso entra em cena o RAT – Ram Air Turbine, que nada mais é que uma pequena turbina a hélice movida pela força do vento e podendo ter duas funções: girar um pequeno gerador elétrico que  fornecerá o necessário de enegia elétrica para os instrumentos de voo ou este poderá acionar uma bomba hidrálica que é utlizada como acionador das superfcies de voo.

RAT em seu habitáculo sobre uma asa e sendo acionado para teste.

 O RAT, normalmente fica localizado na barriga dos aviões ou embaixo de suas asas e pode ser acionado manualmente ou automáticamente em caso de falha dos motores e de outras fontes auxiliares.

RAT - exposto

Bons voos!

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