terça-feira, 16 de abril de 2013

Solicitação 5 – Por que alguns aviões têm muitos pneus em seus trens de pouso?


Respondendo a solicitação por e-mail: Por que alguns aviões têm muitos pneus em seus Trens de Pouso?

Usar maior ou menor quantidade de pneus nos Trens de Pouso, está relacionado com a forma de utilização desta aeronave e em que condição de piso, irá operar. Para compreender a utilização de uma maior ou de uma menor quantidade de pneus, é necessário explicar algo sobre “Pressão específica”.  Que é a quantidade de força aplicada sobre determinada quantidade de área. Por exemplo: se colocarmos um peso de 10Kg sobre uma área de 01cm2 a pressão específica é uma. Agora se estes mesmos 10kg forem distribuídos em uma área maior de por exemplo, 10 cm2, as forças distribuídas serão menores que no exemplo anterior. Digamos 1kg para cada centímetro quadrado.

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E como cada solo tem um limite de carga que pode suportar, a quantidades de apoios (Pneus) necessários na construção de uma aeronave, será especificada entre este limite de carga do solo e a pressão específica, sobre este solo.

Um exemplo típico de aeronaves construídas para operar em inúmeros tipos de solo, são os aviões de carga Russos. São enormes, transportam pesos grandiosos e operam inclusive em áreas desérticas, sobre a areia dura e sem nenhum trabalho de pavimentação específico. No famoso Rally Paris Dakar, nos desertos africanos, sempre apareciam em reportagens sobre a logística necessária, estas aeronaves, tipo o Antonov An124, An22 e an12.

AN 124 - Clique na imagem para ampliar.


AN-22 (Maior Turbohélice existente - Clique na imagem para ampliar.


Se as construções de alguns aviões não os permitem a baixa degradação do solo, é possível utilizar artifícios, tais como a construção de áreas específicas para manobras em partes das pistas, de pouso ou de táxi, com a utilização de materiais mais resistentes que o asfalto ou o uso de pneus de alta flutuação, como o utilizado nos pequenos aviões que voam no Alasca.

Piper Pacer - Clique na imagem para ampliar.

Voe seguro!

sábado, 13 de abril de 2013

Feiras e Shows Aéreos 1 - Sun'n Fan Airshow – Parte 1


Recebi algumas fotos, enviadas pelo Cmte. Rinaíle da Feira Sun'n Fan Airshow, realizada na Flórida. Como gosto dos aviões clássicos... me deliciei!

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Airacobra - Clique na imagem para ampliar.

P-51 Clique na imagem para ampliar.

B-25 Clique na imagem para ampliar.

Gruman Clique na imagem para ampliar.

P-51 Clique na imagem para ampliar.

B-25 Clique na imagem para ampliar.

T-6 Clique na imagem para ampliar.

C-377 Clique na imagem para ampliar.

Aerocomander Clique na imagem para ampliar.

OV8 Bronco Clique na imagem para ampliar.

Aguardaremos as próximas!

Voe Seguro!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Aeroportos Curiosos 2 – Aeroporto Internacional de Paro.


Estando a 2.200m acima do nível do mar e ao leste da cordilheira do Himalaia, já dar para ter uma ideia das dificuldades nas operações deste aeroporto. Aeroporto este que é o único Internacional de um país monárquico, chamado Bhutan e que fica espremido entre a  índia e a China.
 
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Rodeados de montanhas que chegam aos 5.000m de altura o aeroporto Internacional de Paro (ICAO: VQPR), fica em um vale margeando o Rio Paro Chhu e recebe a operação de aeronaves de grande porte, como Airbus, Boeing e Embraer. Mas esta operação esta limitada a sua aproximação final a condições de bom tempo, voo VRF (Voo Visual) e ao período diurno. Tem apenas uma pista com suas cabeceiras designadas 15/33, com uma extensão de 1.964m e final para o pouso após uma curva fechadíssima rodeando as montanhas do vale.

Divirtam-se com o vídeo de um A319, pousando na cabeceira 15.


Voe seguro!