terça-feira, 26 de março de 2013

Informação 39 – O que é e para que serve a Curva Padrão?


Em trechos deste Blog, enquanto analisava alguns procedimentos e cartas IFR (voo por Instrumentos), falei sobre uma ação chamada “Curva Padrão”. Mas o que é e para que serve a “Curva Padrão”?

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É uma curva, principalmente utilizada em procedimentos do voo IFR (Voo por instrumentos), afim de manter uma inclinação constante em curvas. Esta inclinação deve ser mantida em 3º/segundo ou 180º/minuto, sendo muito utilizada em procedimentos de saída, chegada e aproximação. Tem como instrumentos principais para sua execução, o Horizonte Artificial, o Giro direcional e o relógio/cronometro nos informando respectivamente, a inclinação, a proa e o tempo.

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E como achar o valor angular da inclinação?

Na teoria: A “curva Padrão” tem um valor de inclinação de aproximadamente 15% da Velocidade Aerodinâmica (VA). Por exemplo: para uma VA de 140Kts a inclinação em graus encontrada será de 21º. Lembrando que esta inclinação é limitada a um valor máximo de 30º, pois acima deste valor as carga e forças geradas provocam enormes desconfortos aos ocupantes das aeronaves.

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Na prática: alguns fatores externos influenciam o voo, tipo: ventos, temperatura, pressão atmosférica e outros, que dificultam a manutenção da inclinação calculada em curva. A partir destas dificuldades necessitamos manter uma verificação constante das proas que estamos cruzamos baseada no tempo, até a proa desejada. Então ao iniciarmos a curva disparamos o cronometro e a cada 10 segundos, verificamos se estamos na proa correta ou, se ocorre algum atraso e/ou adiantamento em relação a proa esperada. Lembre-se que a “curva padrão” é executada a 3º/segundo. Digamos que nossa proa inicial é 360º e que desejamos efetuar uma curva para a proa 180º, ou seja uma curva de 01 minuto. Usando o exemplo do item anterior, aonde temos uma VA de 140kt, achamos uma inclinação para a curva de 21º graus. Iniciamos a curva com esta inclinação e na marca dos 10 segundo devemos esta na proa 030º graus. Caso este valor não coincida com o que precisamos, efetuaremos pequenas correções para que na próxima marca estejamos com um erro menor ou até sem diferença. É uma questão de tentativa e erro. Por exemplo: se na marca de 20 segundos estivermos com uma proa 063º graus e a real deveria ser 060º, isso nos indica que estamos adiantados em 03º graus. Daí, devemos aplicar uma inclinação menor para o próximo trecho, que hipoteticamente pode ser 18º graus de inclinação na curva. E continuamos com as averiguações até a proa desejada, que é 180º em um minuto de curva.

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Só a prática lhe dará a perfeição em qualquer manobra.

Voe seguro!