domingo, 30 de dezembro de 2012

Aviso 2 – Feliz 2013!


O Blog Sabor de Voar agradece o apoio prestado pelos nossos seguidores neste ano de 2012 e sempre no rumo, espera manter a mesma forma simples de didática nos vários assuntos neste ano aqui comentados. E desejamos para o ano de 2013 continuarmos discutindo sobre este assunto que tanto nos apaixona, a aviação. FELIZ ANO NOVO a todos.



Voe seguros!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Utilidade 12 – Posso levar o que quiser em minha viagem de avião?


Posso levar o que quiser em minha viagem de avião?

Infelizmente não. Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, muitas regras foram criadas visando o aumento da segurança nos voos nacionais e internacionais. E não só os “marinheiros de primeira viagem” como pessoas bastante viajadas têm cometido inúmeros erros ao tentar levar objetos hoje proibidos, como: objetos cortantes e vidros/frascos com líquido que excedam 100ml. Valores acima disso, gerarão o confisco pelas autoridades aeroportuárias.

Outro problema atualmente encontrado em embarques aéreos é o tamanho das malas levadas em mãos. Estas, carregadas pelo passageiro no intuito de evitar as filas e a demora no embarque e desembarque de aeroportos movimentados, trás uma prática abusiva de exceder a cotas de peso para transportar estes volumes. Esta cota é de 05Kg para voos domésticos e de 10Kg para voos internacionais. Algumas Cias. Aéreas tem adotado uma medida de volume para gerenciar estas bagagens de mão. Caso a soma de largura e altura seja maior que 115cm, esta deverá ser despachada como carga. Mesmo despachada, cada passageiro terá uma cota de 23kg em aeronaves de grande porte e todo excedente será acrescido de uma taxa cobrado pés Cias. Aéreas.

Clique na imagem para ampliar.

No site da Infraero existe uma cartilha no qual os passageiros tem acesso a todas as regras para consulta. Segue abaixo o link.


Sempre é bom saber nossos deveres e direitos.

Bons Voos!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Simuladores 13 – Simulação da Meteorologia nos Simuladores “Caseiros” de Voo.


A cada novo lançamento, os Simuladores “caseiros” de Voo tentam chegar ao mais próximo possível do real. Estes chegaram a um nível de desenvolvimento tão bom que tem sido muito utilizado por escolas, universidades e empresas do setor da aviação, no treinamento e preparação de novas e veteranas tripulações de voo. Além de ter familiarizado milhões de pilotos virtuais (simuleiros) por todo o globo. E no item simulação da meteorologia não seria diferente.
A capacidade de simular o tempo, seja na forma que o desejamos ou simplesmente imitando a meteorologia real, baixando da internet tais condições em sites especializados, tem propiciado o treinamento de pilotos do mundo real e/ou virtual nas mais adversas condições de tempo encontradas no nosso planeta. E tudo isso a baixíssimo custo.
Céu de ”Brigadeiro”; chuva fraca; chuva forte; gelo; neve; granizo; trovoadas e raios; ventos fortes, fracos e de rajada; tesouras de ventos; Aurora Boreal que é vista nas grandes latitudes e etc., quase tudo pode ser simulado.

E no simulador atualmente mais usado, o FSX, como se apresenta esta possibilidade?

Ao abrir o simulador FSX e na página principal menu, localize a área “Current Wether” e o botão “Chance”.

Clique na imagem para ampliar.

Na página seguinte lhe são apresentadas 04 formas que são:

Clique na imagem para ampliar.

1 - “Weather Themes”: Nesta área existem 10 temas de condições meteorológicas definidas pela Microsoft, como: Céu limpo, Tempestade, Frente Fria, tempo bom, nevoeiro, Nubrado e Chuvoso, Nevasca, Super Tempestade, Tempo instável e Inverno; é só escolher um e clicar no botão “OK”.

2 - “Real World Weather (Static)”: Aqui é baixado da internet e em sites meteorológicos o tempo real. Sendo que a atualização do tempo é feita no início e durante o voo ele não sofrerá atualização;

3 - “Real World Weather (Update every 15 minutes)”: Parecido com o de cima, mas este o sistema baixa uma nova atualização a cada 15 minutos durante o voo;

Clique na imagem para ampliar.

4 - “User-defined weather”: como o nome já diz é o tempo definido pelo usuário. E neste colocamos a meteorologia a nosso prazer, alterando tipo de nuvens, ventos, chuva, neve e etc..

Clique na imagem para ampliar.

Obs.: Além desta ferramenta definida no FSX, existem programas na internet, comprados, que melhoram a qualidade das texturas de tempo e a atualização durante seu voo, tipo o “Active Sky”.

Bons Voos!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Casos e Frases 4 – Frases que os pilotos dizem no dia-a-dia, divirtam-se!


Enviadas simultaneamente pela Paty de Salvador-BA e pelo Luzivan de Belém–PA, uma apresentação com inúmeras frases, divertidas e muito comentadas pelos pilotos no seu dia-a-dia em aeroclubes e aeroportos pelo país.

Espero que riam, pensem e divirtam-se muito!

  • Bom piloto é aquele que não tem grandes aventuras aeronáuticas para contar!
  • Voar é a segunda maior emoção do mundo conhecida pelo homem, “pousar é a primeira” .
  • Passageiro, ao viajar de avião e ao se apresentar-se para embarque, se encontrar piloto velho em um avião novo, viaje tranquilo. Mas... se encontrar avião velho com piloto novo... Desista!
  • Avião duro, nuvem mole, tanto fura até que bate.
  • Voo à baixa altura, caminho para a sepultura.
  • O bom piloto não é o que sai de uma situação de emergência, e sim o que não entra em uma.
  • “O piloto bom não é aquele que possui apenas excelentes habilidades, porém o que faz uso de seu excelente julgamento, para nunca precisar usar sua excelente habilidade”.
  • Nunca deixe para trás a pista que você vai precisar na frente!
  • Voar de avião não é perigoso. Perigoso é cair com ele.
  • Existe o piloto velho e o piloto audacioso, não o velho audacioso.
  • O problema dos morros perto da pista na aproximação, não é que eles são altos... o problema é que eles são duros! 
  • Não se espante com a altura do voo... quanto mais alto... mais longe do perigo. 
  • Para muita gente, o céu é o limite. Para quem é da aviação... o céu é o lar. 
  • Todo piloto começa a carreira com um saco bem cheio, chamado de “sorte”. E outro vazio chamado de “experiência”. O segredo é você encher o saco da “experiência” sem precisar esvaziar o saco da “sorte”.
  • As emergências para as quais você treina raramente acontecem. A emergência para a qual você não treinou é a que poderá matá-lo
  • Numa cabine... se é vermelho ou empoeirado, não toque.
  • Três coisas que quando ditas por um piloto são acidentes certos:
    • estou com pressa;
    • acho que dá;
    • minha namorada está lá embaixo olhando. 
  • Se quiser estar livre de problemas, sempre corra dessas três coisas:
    • Fim de festas.
    • Carro cheio de homens.
    • Avião cheio de pilotos
  • Pouso bom é aquele em que todos os passageiros e tripulantes conseguem sair andando da aeronave. Pouso ótimo... é quando a aeronave pode ser novamente utilizada.
  • As três coisas mais úteis para o piloto:
    • Altitude quando está para baixo;
    • Pista quando está para frente;
    • Gasolina quando está no tanque;
  • Que o chão nunca seja meu destino... mas apenas uma escala para o próximo voo.
  • CB no céu piloto no hotel.
  • Aprenda com os erros dos outros. Você não consegue viver o tempo suficiente para cometer todos por si mesmo...
  • A única situação em que você pode achar que tem combustível demais é quando tem um incêndio.
  • Lembre-se, você pilota com a cabeça e não com as mãos. Nunca permita que o avião leve você a algum lugar onde sua cabeça não tenha chegado cinco minutos antes.
  • O segredo de um bom voo rasante é nunca deixar o avião encostar-se à sua sombra.
  • Um piloto nunca vai ter problema na aviação enquanto tratar o avião por Vossa Excelência.
  • No mundo... Quanto mais se vive, mais se aprende; na aviação... Quanto mais se aprende mais se vive.
  • A possibilidade de sobrevivência é inversamente proporcional ao ângulo de chegada.
  •  A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório...
  • Observe que dentro de montanhas não há nuvens. Porem dentro de nuvens pode haver montanhas...



Bons Voos!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vídeo 22 – Primeiro voo do Legacy 500 – Vídeo Oficial da Embraer.


No dia 27 de Novembro de 2012 realizou-se o primeiro voo do Legacy 500, a grande aposta da Embraer para se tornar o maior fornecedor de jatos executivos médios do mundo.  Custando por volta dos 18 milhões de dólares, o Legacy 500 inova na utilização do sistema Fly-by-ware (comando de voo sem utilização de cabos), total digitalização dos seus sistemas e uma das maiores cabines da categoria.

Alguns dados do Legacy 500:
  • Altura: 6,74m;
  • Largura: 20,25m;
  • Comprimento: 20,52m;
  • Capacidade: 08 a 12 passageiros + 02 tripulantes;
  • Teto de serviço: 45.000 pés ou 14.500m;
  • Alcance: 5.500 Km;
  • Velocidade: Mach 0,82 (por volta dos 980Km/h);
  • Avionicos: Rockwell Collins de ultima geração, painel em telas de LCD;
  • Preço: Estimado entre 16 a 20 milhões de dolares.


 Bons voo!