domingo, 19 de agosto de 2012

Tempo 5 – Metar de hoje (19/08/2012) para SBRF (Recife), SBFZ (Fortaleza) e SBFL (Florianópolis).


A pedido, segue Metar de algumas cidades brasileira com a análise.


METAR SBRF 191100Z 15010KT 9999 VCSH SCT020 BKN070 23/19 Q1018=

  • SBRF – Prefixo do aeródromo (Recife-PE);
  • 191100Z – Data: 19 do presente mês; hora da observação: 11h Zulu ou seja as 08h local;
  • 15010KT – Direção do Vento: 150º - O vento é sempre visto de que direção ele vem; Velocidade de 10KT ou 5,39Km/h – Ventos até 6KT são considerados calmos para operações aéreas, após isso, observar a capacidade de cada aeronave;
  • 9999 – Visibilidade: Neste caso acima de 10.000m ou 10Km;
  • VCSH SCT020 BKN070 – VCSH – Chuva leve nas vizinhanças aeródromo, com nuvens espaças a 2.000pés e fechado (nuvens pesadas) a 7.000pés;
  • 23/19 – Temperatura 23ºC e ponto de orvalho 19º - Estes, quanto mais próximo, maior a possibilidade de nevoeiro;
  • Q1018= - QNH Pressão barométrica do campo e deve ser inserido no altímetro no pouso e na decolagem. Esta pressão inserida no altímetro mostra a altitude do campo que no caso de SBRF é de 33pés ou +/- 10m.

Nas operações de pouso e decolagem para o aeroporto dos Guararapes, utilizando a pista 18 (180º), teremos vento incidindo um pouco a nossa esquerda e devido a sua velocidade, acima do que chamamos de vento calmo, há a necessidade de correções nos procedimentos de pouso e decolagem para manter o alinhamento com a pista. A visibilidade é boa com um pouco de chuva ao redor do campo.

METAR FORTALEZA - SBFZ 191100Z 13015KT CAVOK 27/16 Q1016=

  • SBFZ – Prefixo do aeródromo (Fortaleza-CE);
  • 191100Z – Data: 19 do presente mês; hora da observação: 11h Zulu ou seja as 08h local;
  • 13015KT – Direção do Vento: 130º - O vento é sempre visto de que direção ele vem; Velocidade de 15KT ou 8,09Km/h – Ventos até 6KT são considerados calmos para operações aéreas, após isso, observar a capacidade de cada aeronave;
  • CAVOK – Expressão utilizada para indicar visibilidade e tempo ótimos;
  • 27/16 - Temperatura 27ºC e ponto de orvalho 16º - Estes, quanto mais próximo, maior a possibilidade de nevoeiro;
  • Q1016= - QNH Pressão barométrica do campo e deve ser inserido no altímetro no pouso e na decolagem. Esta pressão inserida no altímetro mostra a altitude do campo que no caso de SBFZ é de 82pés ou +/- 24m.


Fortaleza esta com o vento perfeitamente alinhado com a pista 13 (130º), tempo muito bom para as operações de voo.

METAR FLORIANÓPOLIS - SBFL 191100Z 32006KT 8000 BKN011 BKN025 21/20 Q1027=

  • SBFL – Prefixo do aeródromo (Florianópolis-SC);
  • 191100Z – Data: 19 do presente mês; hora da observação: 11h Zulu ou seja as 08h local;
  • 32006KT – Direção do Vento: 320º - O vento é sempre visto de que direção ele vem; Velocidade de 6KT ou 3,23Km/h – Ventos até 6KT são considerados calmos para operações aéreas, após isso, observar a capacidade de cada aeronave;
  • 8000 – Visibilidade de 8.000m ou 8Km;
  • BKN011 BKN025 – Fechado (Nuvens pesadas) a 1100 pés e 2.500 pés;
  • 21/20 - Temperatura 21ºC e ponto de orvalho 20º - Estes, quanto mais próximo, maior a possibilidade de nevoeiro;
  • Q1027= - QNH Pressão barométrica do campo e deve ser inserido no altímetro no pouso e na decolagem. Esta pressão inserida no altímetro mostra a altitude do campo que no caso de SBFL é de 19pés ou +/- 5m.


A maior pista no Hercílio Luz internacional é a 14/32. Neste caso a primeira opção será utilizar a pista 32 para as operações. Mas baseado na velocidade do vento de 6KT (vento considerado calmo), podemos usar a pista 14 que tem uma quantidade de auxílios ao pouso e decolagem maiores que a pista 32 e isso será de grande valia com as nuvens que se apresentam.  Também é de verificar a alta possibilidade de nevoeiro para este aeroporto – Temperatura e ponto de orvalho estão quase iguais.

Bons voos!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Informação 32 – Navegação Visual e Estimada para Pilotos Privados (PP)


Esta é uma postagem comentada por um amigo de Belém do Pará que está fazendo o curso de Piloto Privado (PP). Neste curso a navegação ensinada e utilizada é para condições de Voo Visual (VFR), ou seja com tempo bom.
Mas o que é a navegação?
É o conhecimento de conduzir um veículo (carro, navios, avião e etc.) de um ponto “A” a um ponto “B”, com segurança e determinando sua posição a qualquer momento.

Navegação Visual

Esta foi a primeira forma de navegar utilizando as referencias visuais no solo, como: Lagos, rios, montes, montanhas, depressões, cidades, linhas férreas e outros. Atualmente é pouco usado na aviação, mas ainda ensinada para compor e ajudar na navegação estimada.


Para os “Voadores Simuleiros”, só se consegue efetuar estes tipo de voo de forma satisfatória com a inserção de cenários complementares aos da construção inicial dos simuladores, os chamados cenários Mesh (cenários de relevo). Estes podem ser encontrados na internet e sugiro algumas fontes:

Para o FS 2004
Cenários aeródromos: http://fsbrasil.wordpress.com/
Para o FSX

A prática deste tipo de navegação na aviação real é basicamente seguir pontos como uma estrada, uma linha férrea, um rede elétrica,  o litoral, um rio e tec., até o destino, sem se preocupar com tempo, velocidade e outros fatores.

Navegação Estimada

Nesta forma, além de utilizar o elemento de observação da navegação visual, é agregado a esta, alguma tecnologia e cálculos que propiciam determinar: o tempo total de voo entre os pontos; tempo estimado até várias referências ao longo do percurso; a velocidade e o combustível necessário para o voo.
Como instrumentos necessários para este tipo de navegação, destacam-se: Mapas/cartas aéreas para voo visual (VFR na escala de 1/1.000.000); calculadora; réguas; transferidor; bússola; relógio e o velocímetro da aeronave.
A ideia é gerar uma sequencia de pontos ou referências a cruzar, confirmando a certeza da rota e a regularidade dos tempos nos mesmos. A influência atmosférica, através dos ventos é o grande causador destas alterações de regularidade.

Aplicando a teoria
Alguns dados são necessários e como exemplo, simulamos um voo entre SBBE (Val de Cães) a SNKX (MOJU/Marborges,) com uma aeronave Cessna 172 (VI cruzeiro de 100Kt e consumo de 30Kg/h de combustível).

  • Distancia: a distância entre SBBE e o SNKX pode ser conseguido com a medição sobre a Carta Aérea (escala 1/1.000.000 que cada 1cm=10Km) e o auxílio de uma régua. Unindo os pontos, A e B, encontramos a medida de 6,7cm. Daí multiplicado este valor por 10 achamos a distância de 67km ou 36NM.

Clique na imagem para ampliar.

  • Proa que voaremos: a proa é conseguida com a ajuda do transferidor. Colocando o seu centro sobre o ponto SBBE (A) e orientando o seu Norte (0º/360º) para coincidir com Norte da Carta Aérea, teremos na interseção da linha de rota, traçada anteriormente e o transferidor a leitura da proa verdadeira (PV). Neste caso é 195º. Esta PV (Proa Verdadeira) deve sofrer uma alteração para o valor da PM (Proa Magnética), já que o que nos interessa é seguir a proa baseada na bússola que sempre aponta para o Norte magnético da Terra. Esta diferença entre Norte verdadeiro da Terra e O Norte magnético da Terra tem o Nome de Declinação Magnética. Toda Carta Aérea tem este dado de Declinação Magnética, expresso entre linhas tracejadas que deve ser somado ou diminuído da PV. Esta operação de soma ou diminuição sobre a PV, depende da área da Terra. Se o local estiver a Leste (E) do meridiano de Greenwich, a Declinação será diminuída a PV. Caso contrário, se este estiver a Oeste (W) do meridiano de Greenwich, a declinação sofre soma em relação ao valor da PV. Assim sendo, a nossa PV encontrada no exemplo abaixo é 195º e a Declinação Magnética para esta área é igual a 19ºW. Então a nossa Proa Magnética será para a simulação de 214º.

Clique na imagem para ampliar.

  • Altitude a ser voada: Com base na PM e utilizando uma tabela de Níveis de voo VFR teremos as altitudes possíveis a voar, tomando o cuidado para que a mínima altitude fique acima do maior obstáculo representado na Carta Aérea para esta área. Então como a proa representa o lado fica no lado de níveis ímpares da tabela de nível VFR e o maior obstáculo na rota fica a 700pés, optamos pelo nível inicial da tabela que é de 3.500 pés como altitude de cruzeiro.

Clique na imagem para ampliar.

  • Velocidade: a velocidade utilizada para cálculos é a Velocidade Aerodinâmica (VA) da aeronave em cruzeiro e Sabendo que a VA é a VI (Valor do velocímetro do avião), acrescida de 2% para cada 1.000pés que subimos (a grosso modo – ideal utilizar um computador de voo para este calculo). Então baseados na altitude acima escolhida para voo, 3.500pés, multiplicamos 3,5 X 2% e achamos 7% que acrescido ao valor da VI (100Kt), nos dará uma VA de 107Kt.

  • Tempos de voo: com a Velocidade e a distância, podemos através da utilização de uma regra de três simples, achar o tempo total de voo ou de todos os pontos a serem passados e escolhidos na Carta. Então podemos fazer uma planilha conforme imagem abaixo:
 
Clique na imagem para ampliar.
Como temos uma rota curta, optei por apenas dois pontos de conferência entre SBBE e SNKX. O primeiro fica à 08 minutos de SBBE que é uma rede elétrica e o segundo à 13 minuto da nossa partida que é a curva do Rio Moju. Lembro que neste caso é escasso as referencias pelo voo acontecer em área de Floresta.

Bons voos!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Simuladores 9 – Conseguindo as Rotas reais da aviação comercial para utilizar nos voos simulados.


O que tentam os “Simuleiros” em seus voos virtuais, é chegar o mais próximo do voo real possível. E uma destas formas é refazer as mesmas rotas das compainhas comerciais brasileira, mesmo não participando de uma VA (Virtual Airlines). Para isso, uma dica interessante é pesquisar estas rotas no Site do CGNA – Centro de Gerenciamento da navegação Aérea (http://www.cgna.gov.br/), site do Governo Federal, aonde encontramos listas completas dos planos usados por estas empresas. Então vamos lá!

1 - Entre no site http://www.cgna.gov.br/ e clique no link “Serviços”;

Clique na imagem para ampliar.

2 - Na página “Serviços”, localize e clique em RPL (Planos de voo repetitivos programados para o Brasil);

Clique na imagem para ampliar.

3 - Em RPL, novamente, localize e clique na data mais atual conforme exemplo abaixo;

Clique na imagem para ampliar.

4 - Na próxima janela, selecione o item “compainha” e escolha uma delas. no meu exemplo, escolhi a TRIP;

Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.

5 - Daí abrirá nova janela com todos os planos de voos desta empresa previstos para o mês. No exemplo, temos:
  • Macaé (SBME) até o Rio de Janeiro - Santos Dumont (SBRJ), na rota direto até o VOR ADA e daí direto até o VOR MIA. Utilizando o nível de voo (FL 120 - 12.000pés), com velocidade de 220Kt. Também existem outras informações.

Clique na imagem para ampliar.

Bons voos!