domingo, 12 de fevereiro de 2012

Calculo 3 – Calculando a Descida

Como visto na postagem, “Calculo 2 – Calculando a subida”, a próxima fase, nas nossas três distintas fases do voo, será a nossa etapa de descida. Manteremos os mesmos dados de origem que é Salvador (SBSV) e o destino que é Brasilia (SBBR), além dos mesmos informes de performance da aeronave (Embraer 195) da postagem calculo 2.

Fase de descida

Nesta fase procuraremos calcular a quantidade de descida até o nível de transição, aonde é o início da maioria dos procedimentos de aproximação em preparação para o pouso, como também calcularemos o tempo de descida e  a TOD (distancia necessária na descida) antes do destino e o início do procedimento de aproximação.  Vamos começar!

Quantidade de descida – Nosso nível de voo previsto foi de o FL340 (FL=Nível de Voo) ou 34.000 pés e o Nível de Transição em SBBR é 7.000. Lembrando que Brasília esta a 3.497 pés acima do nível do mar. Então subtrairemos o Nível de Cruzeiro do Nível de Transição:


Então nossa quantidade de descida do voo em cruzeiro até o inicio dos procedimentos de pouso é de 27.000 pés.

Tempo de Descida – É o tempo em minuto que levaremos da altitude de cruzeiro até o nível de transição. Neste calculo suponhamos que manteremos uma razão de descida constante de 2.000pés/min. Então dividindo-se a quantidade de descida pela razão de descida, acharemos o tempo.



Então nosso tempo de descida será de 13 minutos e 30 segundos.

Distância necessária na descida (TOD) – Como na fase de subida, também na descida para achar a TOD, será necessário achar a AMD (altitude média de descida) e a VMD (Velocidade Aerodinâmica  média de descida). Estes valores tiveram suas necessidades explicadas em “Calculo 2”, não sendo necessário nova explanação.
  •  Altitude Média de descida - Somamos a Altitude de Cruzeiro com o nível de Transição e dividimos por dois.



Nossa AMD é de 20.500 pés.

  • Velocidade Aerodinâmica média de descida – Esta corresponde a a uma variação da VI (Velocidade Indicada) de 2% a cada 1.000pés que subimos. Então como nossa AMD está a 20.500pés, nossa VMD é 41% da nossa VI, que no nosso caso será 250kT.  Calculamos.


Então nossa VMD será de 352,5kT

Obs.: Lembrando que a forma mais correta deste cálculo de VMD é usando o computador de voo.
Agora com a VMD e o Tempo de Descida, calculados e através do uso de uma regra de três simples, conseguiremos determinar a Distância necessária na descida (TOD).


Então iniciaremos nossa descida a 79,3NM (Milhas Náuticas) que corresponde a 146,8Km.

Bons Voos!

Nenhum comentário: